quinta-feira, 26 de setembro de 2013

São Gonçalo Não É Disney

O dia 11 de Setembro é marcado por tragédias como o Golpe Militar do Chile, os atentatos terroristas contra as Torres Gêmeas e a conquista da Catalunha pelos espanhóis. Uma nova tragédia pode ter sido marcada nesta data: o fim do sonho do metrô em São Gonçalo.

A Presidente Dilma Roussef e o Governador Sérgio Cabral escolheram o dia 11 de Setembro de 2013 para anunciar que a Linha 3 do metrô do Rio de Janeiro não será feita por metrô e sim por monotrilho.

O custo do projeto é de R$ 2,57 bilhões, sendo que 41% serão custeados pelo Governo Federal e 59% pelo Governo Estadual.

A previsão das obras é que eles comecem no início de 2014. Em Junho de 2015 deverão ser entregues a Estação Barreto, a Estação Neves, a Estação Vila Laje, a Estação Paraíso, a Estação Parada 40, a Estação Zé Garoto, a Estação Mauá, a Estação Antonina, a Estação Trindade e a Estação Alcântara. Em Março de 2016 deverão ser inauguradas mais quatro paradas: a Estação Jansen de Mello, a Estação Araribóia, a Estação Jardim Alcântara e a Estação Guaxindiba.

Ao todo, serão 14 estações em 22 quilômetros. A futura extensão para Itaboraí não será construída agora.

Estudos:
O Secretário Estadual de Obras, Hudson Braga, disse que o estudo de viabilidade econômica será entregue em 15 de Outubro. O documento servirá de base para o projeto de concessão. 

Erros Cometidos:
O projeto tem uma série de erros. Dois deles são importantíssimos:
  • o monotrilho não transporta tantas pessoas quanto o metrô. Ele tampouco tem a mesma velocidade. O metrô transporta 30% mais pessoas e viaja 20% mais rápido. Com a construção de um monotrilho, o passageiro que desembarcar na Estação Praça Araribóia, que será a estação terminal, terá que fazer baldeação para barcas ou ônibus para continuar a viagem até o Rio de Janeiro. Ambos os modais, já se encontram sobrecarregados hoje em dia. Ao receber o público do metrô, a situação tende a piorar. Mesmo se um dia construírem o metrô do Rio de Janeiro para a Praça Araribóia, a baldeação continuará sendo obrigatória, já que será um outro modal de transporte.
  •  O projeto da Estação Praça Araribóia mostra que a estação será muito próxima da Baía de Guanabara. Assim sendo, não haverá espaço suficiente para um futuro metrô "mergulhar" sob as águas da baía. A Estação Praça Araribóia precisa ser construída mais para dentro do continente. Ela também precisa ser construída para receber duas linhas de metrô, já que no futuro, pode-se construir a Linha 7, que deverá ligar a Estação Praça Araribóia à Região Oceânica, através de Icaraí, Centro de Niterói e São Francisco.

O Projeto Original:
O projeto original do metrô do Rio de Janeiro não previa uma divisão entre as atuais Linhas 2 e 3. A Linha 2 deveria começar na Baixada Fluminense, mais precisamente em Belford Roxo e terminar em São Gonçalo. Para isso, faltam construir a Estação Belford Roxo, a Estação Coelho da Rocha, a Estação Agostinho Porto, a Estação Vila Rosali, a Estação Catumbi, a Estação Praça da Cruz Vermelha, a Estação Carioca e a Estação Praça XV antes do metrô chegar do outro lado da baía.

21 comentários:

  1. A Carioca para as linhas 2 e 3 já está praticamente pronta, não? Há tempo ainda para pressionar o governo a fazer o que tem que ser feito.

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    1. o governo deve usar para a linha 4

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    2. A Carioca tem apenas uma plataforma em seu subterrâneo fechada ao público.

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    3. Olá pessoal do blog divulgue e curta essa ideia do site descrito abaixo através do vosso facebook, pequeno detalhe que faz toda a diferença. É SÓ CURTIR E COMPARTILHAR POIS É IMPORTANTE.
      http://riomais.benfeitoria.com/ideia/visor-digital-de-velocidade-em-onibus
      peço desculpas se fujo ao assunto do blog, pois não se trata do sistema ferroviário, mas como é um serviço de utilidade pública e para o bem estar e segurança do usuário acho importante divulgar. As 10 ideia mais curtidas serão postas em prática pela prefeitura e espero que essa seja uma delas, agradeço desde já a vossa compreensão e mto obrigado.

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    6. Será que é tão problemático assim ter 3 linhas cruzando na Carioca (1, 2 e 4)?
      Em Paris a estação Chatelet-Les Halles tem 5 linhas do metrô e mais 1 do RER (trem). http://en.wikipedia.org/wiki/Ch%C3%A2telet_(Paris_M%C3%A9tro)
      Acho pouco provável que tenham planejado todas essas linhas antes da construção da estação. O mais provável é que tenham acrescentado mais e mais níveis e plataformas à estação à medida que as linhas iam sendo projetadas e construídas.
      Com as técnicas de construção atuais, acho plenamente viável transformar qualquer estação das linhas atualmente em operação ou mesmo em construção em estações multilinha.

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    7. Não vejo nenhum problema. Os projetos das Linhas 1, 2, 3, 4 e 5 deveriam passar pela Carioca. Só as Linhas 6 e 7 não passariam por ali.

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  2. Então se a estação Praça Arariboia for construída mais para dentro do continente seria possivel ''mergulhar'' a linha 3 na baía até a carioca?

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    1. Não daria para fazer o túnel chegando a Niterói antes de Ariboia, e fazer uma curva de modo a chegar na estação?

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    2. Claro que dá mas não é inteligente. Pra que o túnel em curva para trás se o metrô deveria seguir em frente em direção ao Rio?

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Bom trabalho, boa postagem!
    Fiz uma compartilhamento no Facebook: "Monotrilho Niterói-São Gonçalo...
    Antes que este crime contra a mobilidade do Rio Metropolitano seja consumado, algumas informações úteis, direto do blog "Metrô do Rio (não oficial)", de Miguel Gonzalez".
    Abs,

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  5. 2º informações divulgado pela impressa, o metrô, vai ligar niterói-são gonçálo em
    2014, e nós já estamos em junho, e, nem sombra, será que é mais uma história
    contada pelos políticos?.

    wilson-são gonçálo-rj

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