quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Metrô Define Acessos para Estações na Zona Sul

Em 21 de Julho de 1987, O Globo publicou uma matéria relatando a definição dos locais de quatro estações que serviriam à Copacabana e Ipanema.

Lembramos que originalmente, Copacabana deveria ter ganho cinco estações de metrô. A Estação Anita Garibaldi teve seu nome trocado para Estação Siqueira Campos e a Estação Sá Ferreira foi renomeada Estação General Osório. A localização das estações também sofreu alterações.

Outro ponto interessante desta reportagem é que a Linha 2 seria construída até 1989 unindo Belford Roxo à Praça XV. Até hoje se espera o fim das obras desta linha.

No Jornal de Bairros que circulou no mesmo dia na Tijuca, há uma matéria sobre o início das obras do "rabicho da Tijuca".

O metrô passou por uma grave crise política e financeira ao longo dos anos 80. BNDES, Governo Estadual e Governo Federal não se entenderam sobre o investimento no metrô fluminense e pouco se construiu. Não vamos reproduzir neste blog tais matérias.

2 comentários:

  1. Na figura de cima, pode-se notar que a estação Sá Ferreira está numa posição que faz com que a continuação da linha siga pela Visconde de Pirajá, cruzando todo o quarteirão compreendido entre as ruas Visconde de Pirajá, Jangadeiros, Barão da Torre e Teixeira de Melo. Acredito que a estação G. Osório (1) tenha sido construída nessa posição, inviabilizando o prosseguimento da linha em direção à Praça N. S. da Paz devido ao risco de cruzar a quadra por baixo dos prédios exitentes. Agora optaram por prosseguir pela Barão da Torre o que exigiu uma refazer o túnel com uma nova curva e uma nova estação. Será que não perceberam o túnel cruzando a quadra? Será que acharam que não haveria risco aos prédios? Ou será que consideravam simplesmente desapropriar e botar abaixo os prédios? Afinal, naquele tempo o preço do imóveis em Ipanema era alto mas não estavam nos níveis de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, suas perguntas são perfeitas. Não sei as respostas. Com certeza o projeto mais adequado seria a desapropriação daqueles prédios.

      Excluir