sexta-feira, 5 de março de 2021

Rede Planejada para o Metrô em 1986

 O planejamento metroviário para o Grande Rio de Janeiro até os anos 80 era levado a sério.

O "Caderno 7 Anos de Operação do Metrô" mostra como o metrô planejava o futuro da cidade. A redução de automóveis e ônibus na superfície seria brutal se as obras fossem tiradas do papel.

O documento é de 1986 e traz um mapa das expansões previstas.

Nele, é possível ver a Linha 1 circular.

A Linha 2, no Centro, ganharia a expansão da Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha e Estação Carioca.

As demais linhas do mapa mostram a Linha 4 (Zona Sul - Zona Oeste), a Linha 5 em direção à Ilha do Governador e a Linha 6 que corta a Zona Oeste e termina na Estação Irajá (com integração com a Linha 2). 

A segunda imagem mostra a Estação Morro de São João, da Linha 1, que neste mapa é chamada de Estação Belford Roxo. É que uma das entradas à esta estação seria feita em Copacabana onde há a rua Belford Roxo. Sua entrada ficaria ao lado do Colégio Estadual Infante Dom Henrique.




4 comentários:

  1. Thiago Fernandes de Oliveira4 de abril de 2021 09:00

    Uma pena ver que tudo isto foi abandonado. Entra gestão, sai gestão, um Governador passando a faixa para o outro (quando deviam passar cerimonialmente algemas e tornozeleiras, já que quase todos são presos depois de um tempo), junto com o total descaso com o transporte público. Em especialm, o Metrô.

    ResponderExcluir
  2. Aí, ó:
    https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/04/15/estudo-aponta-que-estacao-do-metro-da-gavea-tem-risco-de-afundamento.ghtml

    Mais uma tragédia por encomenda. Descaso com o dinheiro público.

    ResponderExcluir