sábado, 12 de abril de 2014

Gávea - Carioca

Numa jogada eleitoreira que visa conseguir votos, o Governador Pezão decidiu licitar o estudo da Linha 4 original por R$ 35,5 milhões. O estudo feito na ocasião da licitação desta linha em 1998 foi totalmente descartado.

Pezão vai perder as eleições. Está em último lugar numa eleição onde aparecem fortes César Maia, Lindbergh e Garotinho.

O valor de R$ 35,5 milhões não é questionado pela grande imprensa. Mas podemos afirmar que é um aburdo $urreal$. Se aproveitassem o estudo de 1998, não precisavam gastar R$ 5 milhões. O solo não mudou. A localização das estações não mudou.

As Estações:
A Estação Gávea está construída para receber duas linhas de metrô. A Linha 1 fará no futuro a conexão Gávea - Uruguai, fechando assim a Linha 1 circular. A Linha 4 fará a conexão São Conrado - Gávea - Jardim Botânico.  O mapa ao lado mostra como serão as plataformas da Estação Gávea.


A plataforma da Linha 4 deverá ligar a Estação Gávea à Estação Praça Santos Dumont. A principal praça da Gávea, que fica próxima ao centro gastronômico do Jockey club, ao hipódromo da Gávea e ao Baixo Gávea, ganhará sua estação de metrô, a segunda do bairro.

De lá, o túnel do metrô deverá fazer uma curva na Rua Marquês de São Vicente para descer a Rua Jardim Botânico. Há uma dúvida em relação à localização da Estação Jardim Botânico e há de se tomar cuidado com os lençóis freáticos e com as raízes que dão o verde da vegetação do bairro do Jardim Botânico. Este assunto foi matéria aqui em Outubro de 2013. Os moradores já elegeram um terreno de propriedade da João Fortes como local ideal para a estação de metrô, já que a construtura vai engarrafar ainda mais o bairro e tirar a tranqüilidade de quem mora ali. (http://metrodorio.blogspot.com.br/2013/10/atencao-ao-trecho-gavea-humaita.html)

A Estação Humaitá é a próxima parada. Sua estação deverá ficar no terreno do antigo posto Petrobrás, que dará lugar à expansão do Centro Cultural Sérgio Porto. Se fizerem apenas as escadas sobre a superfície, dá para construir ali.

A Estação Dona Marta deverá ser a próxima parada. Ela fica entre a Estação Humaitá e a Estação Botafogo.A pracinha do Dona Marta fica no pé do morro.

Depois da Estação Dona Marta o metrô deveria parar na Estação Botafogo. Talvez ali seja o trecho mais complicado da obra, pois, como se sabe já existe a Estação Botafogo, que recebe os trens da Linha 1. É preciso construir em seu subterrâneo novas plataformas e a continuação do túnel da Linha 4 para que a Estação Botafogo receba sua segunda linha de metrô.

A Estação Laranjeiras é a próxima parada. Sua localização ainda é incerta mas após a curva em Botafogo, ela deverá ficar provavelmente entre as ruas Pinheiro Machado e Laranjeiras.

Como o projeto prevê oito estações, a sétima seria uma estação na Rua do Riachuelo, já no centro da cidade.

A estação terminal da Linha 4, como previsto no projeto original, seria a Estação Carioca. A Estação Carioca foi construída com duas plataformas, sendo que uma delas, reservada à Linha 2, jamais foi inaugurada. Seria necessário construir uma terceira plataforma, num novo subterrâneo, para que a Esta
ção Carioca receba a Linha 4.
As fotos são em ordem das possíveis localizações das estações: Gávea - Praça Santos Dumont - Jardim Botânico - Humaitá - Dona Marta - Botafogo - Laranjeiras - Riachuelo - Carioca.

Vamos torcer para que esta obra saia do papel!






22 comentários:

  1. Se fizerem esse projeto, é possível uma extensão até a Rua Barão de Tefé?

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    1. Um dos projetos é levar a Linha 4 até o Porto em uma futura ampliação.

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    2. Claro que a Carioca é o ponto mais central e provavelmente de maior demanda de passageiros, mas talvez a melhor rota para chegar ao Porto não seja chegando ao Centro pela Carioca e sim pela Cruz Vermelha, onde poderia haver conexão com a linha 2 e daí para a Central (mais um cruzamento com a linha1), terminando próximo à Cidade do Samba, no Porto.

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    3. Oi Fernando, o projeto do Governo 2016-2020 é levar a Linha 4 até a Carioca e já deixar pronto um projeto de futura extensão para o porto. Na Carioca seria construída uma plataforma para a Linha 4, deixando claro que ainda é intenção do governo concluir a Linha 2.

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    4. Miguel, para a sua felicidade o Metro planeja sim levar o metro até a praça quinze, mas acho que a gambiarra deve continuar.

      http://oglobo.globo.com/rio/aplicativo-gratuito-para-celular-mostrara-localizacao-de-onibus-12203246

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    5. Não é para a minha felicidade não. É para alívio de todos. É também para reduzir o intervalo entre os trens das Linhas 1, 2 e futuramente da 4. E finalmente para reduzir os riscos de acidentes. Até o Metrô Rio já percebeu o erro que foi aquela gambiarra.

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    6. O metro apresentou o projeto de ampliar a linha 1 até o Méier e contruir o trecho da 2 entre a Praça 15 e Estácio. A pergunta que não quer calar: se a gambiarra acabar, vão fechar a estação Cidade Nova? Além de servir ao pessoal da região da prefeitura (e quem pega ônibus ali) seria uma opção fazer a ligação entre ela e a Leopoldina, que receberá o TAV sabe-se lá Deus quando...

      Sobre a linha 4 o metrô anunciou um traçado diferente do projeto antigo: seguir por baixo da montanha sem parar em Laranjeiras, e sim em Santa Teresa (???) direto pra Carioca...

      Metrô na região portuária é uma grande besteira, teoricamente o transporte pra lá será através de VLT, que já começou a se construído, não tem necessidade num lugar que não tem tanta demanda (muita gente passa pelo Porto, mas quantas realmente trabalham lá?)

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    7. http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/04/metro-rio-estuda-ampliacao-de-linha-ate-o-meier-e-ligacao-gavea-centro.html

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    8. Max, com a Linha 2 original, sim a Cidade Nova tem que fechar. Caminhar da Estação Estácio para a prefeitura é mais rápido do que desta estação. A Linha 5, se um dia for construída, prevê uma ligação entre a Rodoviária, a Leopoldina e a Cidade Nova.

      A Linha 4 pára sim em Laranjeiras.

      O Porto pode não ter demanda agora mas vai ter num futuro próximo. VLTs não comportam populações de cidades muito grandes como o Rio.

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    9. O projeto para o Méier é muito perigoso se não construírem uma segunda plataforma na Estação Uruguai. Nunca teremos a Linha 1 circular...

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    10. Miguel,

      - Pelo "novo" estudo que a prefeitura está licitando, laranjeiras ficaria de fora sim, no lugar haveria uma estação em Santa Teresa.

      - Fico me perguntando como seria uma estação em Santa, aquele lugar super alto em relação ao restante da região... Alguém sabe de algum outro lugar do mundo que há algo parecido???

      - Sobre a Linha 5, o projeto foi enterrado de vez quando a prefeitura optou por construir a TransBrasil, que terá mais ou menos o mesmo traçado da 5. Acho que o que será batizado de "linha 5", será esse remendo entre a Gávea e a Carioca.

      - Sobre a estação na Praça XV: essencial, mas mais uma vez mal planejada, já que a praça está fechada agora, e o mergulhão idem. Daqui a 5 anos, quando essas obras sairem, vão fechar tuuuudo de novo pra construirem....

      - Alguém sabe em que pé está a linha 3?

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    11. Max,
      1) O projeto é do Governo do Estado e não da Prefeitura.
      2) O projeto prevê tanto uma estação em Laranjeiras, como uma em Santa Teresa.
      3) O projeto da Estação Santa Teresa é uma viagem do Pezão, algo totalmente sem sentido e que custará muito caro se implantado.
      4) O projeto da Linha 5 do metrô não foi sepultado. Só que a Prefeitura construiu uma linha de ônibus antes do estado fazer o metrô.
      5) Tomara que construam nos próximos 5 anos.
      6) A Linha 3 está parada. Para sorte de todos, pois Cabral/Pezão querem monotrilho em vez de metrô.

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  2. Acho pouco uma estação só entre o Jockey e o Humaitá.
    Observando no Google Maps, percebe-se que as distância são longas e que há dois núcleos habitacionais no bairro, um mais próximo do Jardim Botânico e outro mais próximo ao Túnel Rebouças.
    Poderia haver uma estação entre o Jardim Botânico e o Parque Lage e outra entre o Parque Lage e o Humaitá, atendendo respectivamente a esses dois núcleos.

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    1. Oi Fernando, a Estação Jardim Botânico ficaria entre os dois núcleos. O bairro do Jardim Botânico não é tão populoso, quanto outros bairros como Botafogo, Humaitá e Gávea, nem tão extenso quanto São Conrado.

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  3. Bem, pelo menos ele decidiu licitar os estudos para a extensão da linha.

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    1. Pelo menos há um projeto conceitual. Vamos aguardar as eleições.

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  4. Onde foram tiradas as duas últimas fotos?

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    1. A foto da Riachuelo achei no Google e a foto da Carioca é do O Globo.

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  5. Caros,
    Não seria possível fazer uma ligação apenas de pedestres entre Botafogo e a Estação Dona Marta? A Distância, ao meu ver, não é tão grande entre uma estação e outra e fazendo a integração apenas entre pedestres, com túnel mais simples e esteiras rolantes, o projeto poderia ser simplificado, sem tantas curvas e ainda seria mais barato. Já vi soluções assim em Londres e funciona muito bem...
    O que pensam sobre isso?

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    1. Concordo, acho desnecessário escavar um túnel para a estação Botafogo e depois fazê-lo seguir até uma estação em Laranjeiras

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    2. Wilder, eles querem fazer uma estação no Largo dos Leões e outra no Dona Marta. Acho desncessária uma das duas. Infelizmente, não pensaram em Linha 4 na Estação Botafogo mas vamos lutar por isso.

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    3. Pedro, pelo projeto oficial, de Dona Marta, o metrô iria por baixo da montanha para Laranjeiras, sem parar em Botafogo.

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