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Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, grupo que representa 400 condomínios e cerca de 200 mil moradores da Barra da Tijuca iniciou em dezembro de 2013 uma campanha para
conscientizar a população e o Governo Estadual da importância de se levar a Linha 4 até a Estação Alvorada.
Trânsito Caótico na Barra
O trânsito na Barra da Tijuca já é caótico em grande parte do dia. São muitos sinais de trânsito, todos os cruzamentos são em nível, muitas entradas e saídas de grandes centros comerciais, etc....tudo tende a piorar se em vez de metrô, a prefeitura construir outro corredor de ônibus tirando uma pista dos carros para ligar a Estação Jardim Oceânico ao Terminal Alvorada.
O projeto original da Linha 4 previa as seguintes paradas, após a
Estação Jardim Oceânico: Estação Shopping Downtown, Estação Città
América, Estação Barra Shopping, Estação Nova Ipanema e Estação
Alvorada.
Primeiro Momento Apenas a Estação Alvorada
A intenção dos moradores da Barra da Tijuca é que num primeiro momento apenas a Estação Alvorada seja construída sem as estações intermediárias. Esta obra levaria de 3 a 4 anos. As construções das estações intermediárias poderiam vir depois, após mais um ano de obras.
Linha 4 Deveria Cruzar com a Linha 6
Também pelo projeto original, a Estação Alvorada deveria ter duas plataformas de metrô, pois seria o ponto de encontro com a Linha 6, que foi substituída por corredores de ônibus e deveria ter as seguintes paradas: Estação Aeroporto Internacional Galeão, Estação Penha, Estação Braz de Pina, Estação Irajá
(integração com Linha 2), Estação Vaz Lobo, Estação Otaviano, Estação Madureira, Estação Campinho, Estação Praça
Seca, Estação Tanque, Estação Taquara, Estação Bandeirantes, Estação Cidade de Deus, Estação Via Parque e
Estação Alvorada (integração com Linha 4).
Eu sei que o blog é sobre metrô, e logicamente estender o mesmo até a Alvorada (sem esquecer da Linha 6!) é justíssimo e é PRA ONTEM, mas tem uma solução viária que seria fundamental para melhorar a circulação na Barra (e de/para a Barra), complementar ao metrô: eliminar todos os sinais de trânsito da pista central da Av das Américas, tornando a mesma uma grande via expressa de Santa Cruz até a Lagoa, com retornos e cruzamentos sendo feitos por viadutos e mergulhões a partir das pistas laterais. O ganho é muito, muito grande.
ResponderExcluirCelso, Seria mais caro do que fazer metrô, pois eles teriam que construir diversos cruzamentos subterrâneos.
ExcluirConcordo com o Celso. Transformar a Avenida das Américas em freeway, sem sinais na pista central melhoraria muito o transito. Para isso a pista central teria que ter viadutos sobre os atuais cruzamentos.
ExcluirÉ caro mas não mais caro que o metrô.
Aliás, a Barra cresceu tanto que só as linhas 4 e 6, como pensadas no século passado, não seriam suficientes.
Como atender a "Nova Barra" que está surgindo junto ao extinto autódromo? (o autódromo era de Jacarepaguá mas os lançamentos imobiliários da região são anunciados como Barra...).
A grande Jacarepaguá (Freguesia, Taquara, Gardenia Azul, Tanque, etc.) também cresceu muito e tem um sistema de transportes caótico e insuficiente.
Acredito que os BRTs da região (Transcarioca e Transolímpica) já vão nascer saturados e não vão atender às necessidades de deslocamento daquela população em termos de demanda origem-destino.
Fernando e Celso: a idéia não é ruim. Mas acho que devemos incentivar o transporte coletivo de qualidade, ou seja, o metrô. Construir tais passarelas demandaria tempo, esforço e dinheiro, além de incentivar o uso do carro. Estou otimista que o metrô até o Alvorada vai sair nos próximos anos.
ExcluirO Luiz Paulo (PSDB) que atualmente é deputado estadual mas é engenheiro de transportes e já foi vice governador e secretário de obras no governo Marcelo Alencar, disse em entrevista que esse BRT TransCarioca (antigo T5) já vai nascer saturado, porque os estudos de viabilidade e demanda feitos a mais de 10 anos já indicavam demanda para Metrô, que no caso seria a Linha 6, para essa ligação radial Zona Norte X Zona Oeste, ligando a Barra até a Penha e a Ilha, cortando pontos importantes de alta demanda como Jacarepagua e Madureira.
ResponderExcluirBasta ver o volume de carros, pedestres e passageiros dos ônibus que é fácil notar que ela vai nascer saturada. O metrô é fundamental.
ExcluirO nosso idiota da cidade, digo, prefeito da cidade, disse em entrevista a Globonews há alguns meses que adoraria colocar o metrô na Barra inteira, mas essa seria uma obra que duraria uns 10 anos para ser concluida e ele não sabe como estará a cidade daqui a 10, 20 anos. Pobre cidade onde o prefeito é mal acessorado... Enquanto isso, em NY, há 5 anos eles estão construindo uma nova linha de metrô que ligará a Grand Central Station a New Jersey City com capacidade para mais de 1 milhão de passageiros por dia, demana que eles prevêem atender em 2015.
ResponderExcluirAté pq o metrô é do estado e não da prefeitura...
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