terça-feira, 2 de junho de 2015

Definida a Operação do Metrô com as Novas Estações

Esta semana aconteceu uma palestra do Joubert Florest, atual diretor de engenharia da concessionária Metrô Rio.

O palestrante mostrou total desconhecimento da história do metrô fluminense e de seus estudos de demanda e de projetos de expansão. Também desconhece a realidade atual do metrô.

Ficou claro mais uma vez que o intervalo entre trens tanto na Linha 1, quanto na 2, e que vai afetar a 4, é muito mais alto do que o planejado, graças à criação da Linha 1A.

Enfim, a operação metroviária no Rio de Janeiro vai ficar assim:

Até os Jogos Paralímpicos:
Linha 1: Uruguai - Jardim Oceânico.
Linha 2: Pavuna - Botafogo

Após os Jogos Paralímpicos:
Linha 1: Uruguai - Jardim Oceânico.
Linha 2: Pavuna - General Osório 1.

20 comentários:

  1. E viva a falta de planejamento
    E viva a máfia dos ônibus
    E viva a indiferença do povo
    E viva o descaso da concessionária
    E viva a omissão dos órgãos públicos

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    1. Viva! Viva! Viva! Viva! Viva! E somos nós que pagamos a conta da Copa do Mundo e da Olimpíada!

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  2. Ola Miguel,

    A anos acompanho seu blog e quando penso que nada me surpreende na incompetência do metro do rio você vem com outra notícia.
    Sou carioca e resido em SP a alguns anos e inevitavelmente faço comparações das duas gestões. Como leigo acho o metrô de SP muito melhor, inclusive os projetos das novas linhas. Mas os problemas aqui tambem acontecem, por exemplo: parece que o sistema CBTC ainda esta longe de fazer o que prometia, as expansões da linha 4 amarela estão paradas, o monotrilho para zona leste encontrou umas galerias não previstas em projeto, etc.
    Talvez a diferença mais gritante seja a natureza das empresas. Aqui em SP de economia mista e ai no RJ 100% privada com concessão do governo. Quem sabe nao começa a melhorar se o estado pegar a empresa de volta e abrir o capital ??
    Por favor fique a vonts para me corrigir em quaisquer deslizes.

    Abração

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    1. Fabrício, não conheço em detalhes o metrô de SP para responder. Falando apenas pelo Rio, o serviço do metrô piorou muito. Se as expansões já são feitas pelo estado, por que não a operação com abertura de capital?

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    2. O metrô de São Paulo não é de economia mista, mas sim algumas linhas ficam durante um tempo sobre conceção privada (a empresa privada em compensação fica responsável por adquirir o material rodante, ou construir a linha, ou os dois).

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    3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Miguel outra dúvida,

    Façamos um exercício de suposições caso um novo governo entre com vontade de melhorar o Metro do RJ.
    Em 04 anos quais seriam as intervenções que de fato fariam a diferença???
    Na minha opinião seriam essas:
    1º Acabar com a gambiarra linha 1 com a linha 2.
    2º Finalizar a linha 2
    3º Linha 1 circular

    P.S. Cito 04 anos pois já conto com o fim das reeleições e que o outro governo não de continuidade a porra nenhuma.

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    1. A obra do trecho Estácio - Praça XV deveria ser a prioridade e estimo seu tempo de obra entre 12 e 18 meses.

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    2. Se a escavação por baixo do Sumaré puder ser feita com detonação em rocha, fica ainda mais barata e rápida. Estimo os mesmos 12 a 18 meses que o Miguel estimou para a conclusão da ponta Centro da Linha 2.

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    3. A linha 1 circular não faz parte dos planos do atual Governo.

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  4. Morei 17 anos em São Paulo, e mesmo com a lentidão das obras, sabemos o que está ou será construído, e é planejado pensando no futuro da cidade.

    Vai ser divertido ver os turistas, principalmente os gringos embarcarem no BRT Lote 0 lá na Rodoviária do Jardim Oceânico para assistirem as competições olímpicas e Paralímpicas na Barra. Nesse momento esperem que nosso povo querido se lembre do Júlio Lopes, Carlos Osório e do Joubert Florest.

    A cada dia que passa me sinto mais orgulhoso em ser carioca! #SQN !!!!!!

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    1. Tudo vai funcionar durante as Olimpíadas, você vai ver. Só durante as Olimpíadas!

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  5. Miguel, espero uma torcida nacional (mundial?) pelo Rio durante as Olimpiadas. E depois? Estamos preparados? Você pode me passar um contato ndantas@yandex.com. Grato.

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    1. Eu acho que não estamos preparados. A população sofre no dia-a-dia.

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  6. Olá, Miguel e leitores deste Blog!
    Em 2002 estudei os projetos que existiam para o metrô e seu histórico nos acervos da RioTrilhos.
    A insatisfação após ver a Linha 1A ser implementada como solução me fez reestudar o assunto.
    Parabéns pelo Blog!
    Peço ajuda para buscar pessoas que queiram algo melhor para o Rio.
    Por favor, divulgue no seu Blog a petição abaixo.
    Ajude-me nesta luta e vamos pressionar.

    Eu acabei de colocar meu nome no abaixo-assinado "Prefeito do Rio de Janeiro, governador do Rio de Janeiro: Construção da Estação "Cruz Vermelha" da Linha 2 do Metrô Rio".

    Aqui está o link:

    http://www.change.org/p/prefeito-do-rio-de-janeiro-governador-do-rio-de-janeiro-constru%C3%A7%C3%A3o-da-esta%C3%A7%C3%A3o-cruz-vermelha-da-linha-2-do-metr%C3%B4-rio

    Gostaria também de bater um papo e disponibilizar o material que tenho.

    Aguardo seu contato.

    Obrigado.

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    1. Lauro, o Prefeito não faz metrô. Aliás, a Prefeitura é contra metrô e coloca linhas de ônibus onde deveria haver metrô.

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    2. Sim, Miguel. Também vejo uma grande preferência que ele tem em relação as linhas de ônibus.
      Vou corrigir a petição e incluir o governo federal.
      Sabe de alguma ONG ou instituição que trabalhe no mesmo sentido da petição?
      Não gostaria de se juntar ou propor mais alterações e ideias?
      Obrigado novamente.

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    3. Não conheço nenhuma ONG mas os Movimento Linha 4 Que o Rio Precisa, Linha 3 Eu Quero, Clube de Engenharia, etc já fizeram isso.

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