segunda-feira, 15 de junho de 2009

Macaé Deverá Ter Metrô

estaçao ferroviaria macaeAs obras das Linhas 3, 4, 5, 6 e 7 do Rio e adjacências não começam e enquanto isso, o estado do Rio de Janeiro deve ajudar a viabilizar o metrô em Macaé!


Primeiro Município Fora da Capital com Metrô

Macaé, pelo que tudo indica, será o primeiro município fluminense depois da capital a ter um sistema de metrô.

O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, uniram forças para tornar a notícia uma realidade. Em reunião, nesta sexta-feira (05 de junho de 2009), foi apresentada parte dos estudos de viabilidade que estão sendo desenvolvidas na cidade por técnicos e engenheiros da Secretaria de Transportes.

A ideia do prefeito é integrar todo o perímetro da cidade através de uma ferrovia desativada existente na região, atualmente sob a administração da empresa FCA. 


Projeto Inicial com Oito Estações

O projeto inicial prevê a construção de oito estações ao longo dos 26 km de trilhos, ligando os dois extremos do município. Segundo dados da pesquisa, atualmente se gasta, em média, 66 minutos de ônibus de um lado para o outro da cidade. Porém, entre as 38 linhas de ônibus de Macaé, apenas duas cobrem todo o percurso. E, de acordo com a prefeitura, a grande parte da população percorre este trajeto diariamente, já que as regiões sul e central são mais residenciais, enquanto a norte concentra a maioria das indústrias e comércios.


Projeto Ousado

Para o secretário Julio Lopes, o projeto é ousado, mas tem grande possibilidade de viabilização.

- Este será um passo de extrema importância para Macaé. No sentido social, assim como no econômico. Desde que o prefeito Riverton solicitou nossa ajuda, a secretaria mantêm técnicos estudando todos os tipos de impactos que o metrô levará à cidade. Este é um projeto audacioso, que merece ser desenvolvido com estratégias e por etapas – explicou Julio Lopes.

O secretário já encaminhou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) um documento de intenção de instalação do metrô no município do norte fluminense. A Agência se disse favorável ao projeto, e ressaltou a importância de um diálogo com a FCA sobre o uso da linha férrea. Na próxima terça-feira (09 de junho de 2009), o secretário e uma comitiva vão até Macaé, onde percorrerão o trajeto do futuro metrô.

A foto mostra uma estação ferroviária de Macaé que deverá se transformar em estação de metrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário