sábado, 4 de julho de 2009

Cadê a Estação Rua Uruguai?

estacionamento estação uruguaiA Estação Rua Uruguai faz parte do projeto original do metrô carioca, prevista desde os anos 1960. Suas obras começaram na década seguinte mas ela nunca ficou pronta.


Estacionamento no Lugar da Estação Uruguai

Em seu lugar, desde os anos 1990, temos um estacionamento. A concessionária do metrô diz que vai construir finalmente a estação até julho de 2014, para a Copa do Mundo. O estacionamento vai acabar.

12 comentários:

  1. Espero que seja verdade, pois o trecho Estacio - Carioca que realmente aumentaria a oferta de lugares para os cariocas já foi esquecida, o dinheiro gasto nela, milhões de dolares, por ser público não faz diferença, a rede hospitalar que seria atendida(Praça da Cruz Vermelha e adjacências)ficaram as baratas e a população nem se fala!!!
    Tomara que aconteça!!!

    ResponderExcluir
  2. A Estação Rua Uruguai está prevista no contrato assinado entre Governo e Concessionária do metrô. Esta última se obriga a entregar a estação até Julho de 2014. As obras ainda nem começaram. Quanto à Linha 2, não há previsão para o término das obras.

    ResponderExcluir
  3. Como sempre a zona norte fica as moscas, Ipanema e Leblon que nem sonhavam em ter estações já estão em andamento e porque a da rua Uruguai que está traçado desde os anos 60 nem começou as obras? Me responda de souber Sergio Cabral

    ResponderExcluir
  4. Avelino, as obras da Estação Rua Uruguai começarão no 1o semestre de 2010 e devem ficar prontas até Julho de 2014.

    ResponderExcluir
  5. Como sempre a zona norte fica as moscas, Ipanema e Leblon que nem sonhavam em ter estações já estão em andamento e porque a da rua Uruguai que está traçado desde os anos 60 nem começou as obras? Me responda de souber Sergio Cabral (2).
    Governador... isso é fato, a zona norte tá na pior! Sendo q a Tijuca, ainda é uma zona norte VIP. Tudo bem que agora tá rolando a obra q ligará linha 1 com a 2, mas primeiro fizeram a zona sul, que nem sonhava com estações! E o novo Museu da imagem e do som?!! Coloca ele na zona norte! Pra que mais coisas em copa (no terreno da Help), aloque-o, na zona portuária!

    ResponderExcluir
  6. Professoricardo, valeu pelo desabafo! A Estação Rua Uruguai tem previsão de conclusão em Julho de 2014.

    ResponderExcluir
  7. A Estação Metro Rua URUGUAI,utopia ou realidade?
    Aos leitores...na década de 80,no século passado,os imóveis na proximidade do "Estação Metro Rua Uruguai"já forma vendidos com as devidas valorizações,por conta do Metro.Inclusive o que resido.Os garanto.
    Durantes anos o espaço das galerias abaixo da Rua Conde de Bonfim foram usados com estacionamento,que decepção,está tudo pronto,o que falta se é que falta????
    Anos passaram,o século mudou,várias estação foram planejadas e executadas e a "Estação Uruguai" que já estava prevista não saiu do "vai acontecer""vai chegar" esta previsto".
    Hoje ,na presente data ,por mais uma vez,o MP ao se pronunciar contra forma que que o METRO DA PAVUNA,está sendo posto em uso,sem codições de uso,falou sobre a tão esperada Estação Uruguai!
    A TIJUCA é um bairro vitorioso,que vem dignamente lutando para continuar um Bairro,embora todos os percauços e seus problemas de infraestruta habitacional.
    MP,Representantes das entidades Governamentais,onde está o projeto inicial do Metro?Quando foi publicado?Onde encontrar a publicação em D.O sobre o Metro?
    Os Tijucanos,acredecem explicações,e eu aguardo respostas ,para melhor entender e auxiliar nesta empreitada.
    Att
    ignez lemos

    ResponderExcluir
  8. Oi Ignez, pois é...algumas estações planejadas há 40 anos não conseguem sair do papel. Além da Uruguai estão a Praça da Cruz Vermelha e a Morro de São João.

    No caso da Uruguai, a última informação que tive é que as obras começarão em 2012 e ela será entregue em 2014, antes da Copa. A responsável pela obra será a concessionária do Metrô.

    Torço para que ela saia do papel.

    ResponderExcluir
  9. Isto é assustador: Esta estação foi prometida por anos e quando acreditamos que vai acontecer, pois foi negociada junto ao novo contrato de concessão, passa pelo mesmo filme já existente! Em 2007 prometeram as obras para o primeiro semestre de 2010. Quando chegamos a 2010, é prometido para começar as obras em 2012. Aposto que quando chegar 2012, a prioridade vai ser concluir o Metrô da Barra e vai ser prometido para primeiro semestre de 2014. Até quando isto vai perdurar?

    ResponderExcluir
  10. Oi Hugo, é realmente lamentável. Já são 40 anos de espera. Pelo menos, segundo divulgado, o dinheiro para a Estação Uruguai virá do Metrô Rio e não do Estado ou do Governo Federal. Como são "dinheiros diferentes", talvez a obra saia do papel. Tomara...!

    ResponderExcluir
  11. Conheco quem trabalha no metro como condutor e tenho outros contatos la dentro e a situacao eh pior do que se imagina simplemente porque a estacao Rua Uruguai esta "PRONTA" a mais de 30 anos.O poço da estacao existe e se encontra lacrado com varios tapumes ( os condutores passam por esse local para fazer manobras ) ou seja o local onde tem que ter a plataforma so falta mesmo o acabamento. Que com menos de 200mil reais ja daria. Pros curiosos o Poco da estacao Uruguai se encontra 1 andar abaixo do antigo estacionamento perto do Supermercado.

    ResponderExcluir
  12. So lembrando que Cantagalo e General Osorio estavam na mesma situacao da Estaçao Uruguai. Eles ja "existiam" porem apenas com o poço da estaçao o trilho ate general osorio existe des da decada de 90. Quando o condutor ia manobrar de siqueira campos ele ia ate cantagalo ( ja tinha algo construido da estacao porem uma obra incompleta ) e um pouco depois tinha o equipamento de troca de trilhos para mudar a direcao do metro.
    Se for citar todas as obras incompletas do metro acho que nao vou parar de escrever aqui. So lembrando que a estacao Carioca tambem tem uma plataforma fantasma logo atras do chafariz que seria onde daria ligacao com a estacao estacio.

    ResponderExcluir