sexta-feira, 18 de setembro de 1981

Estação Flamengo

estaçao flamengoA Estação Flamengo fica entre a Estação Largo do Machado e a Estação Botafogo e sua entrada principal é pela Rua Marquês de Abrantes.

A Estação Flamengo foi inaugurada em 18 de setembro de 1981.

Além do acesso A pela Rua Marquês de Abrantes, ela possui o acesso B pela Praia de Botafogo.


Estação Flamengo se Chamava Estação Morro Azul

Como mostra a placa, a estação se chamaria Estação Morro Azul, mas os moradores do bairro pressionaram o estado, que trocou o nome da estação.

6 comentários:

  1. Morro Azul não é um nome que faz muito juz a área, pois a área de circulação mesmo é a das ruas, embora seja válido por estar sob o próprio. Nos anteprojetos, o nome da estação estava mais justo, que seria "Marquês de Abrantes". Correto por sinalizar a principal via atendida pela estação. E como uma saída atende à praia de Botafogo, o nome da via parece-me razoável e no balanco, até mais do que o nome do bairro.

    Na prática, deve ter sido uma discussão futebolística, já que havia estação Botafogo...

    Ainda bem que não é igual ao metrô paulistano onde instalações e clube se agregam aos nomes, chegando a ter uma estação Santos - Imigrantes só para o time do litoral não ficar desprestigiado...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Gabriel. Como pode bairros grandes como Flamengo e Botafogo terem apenas uma estação e está ser chamada logo pelo bairro inteiro!!!

    ResponderExcluir
  3. Caro blogueiro do Metrô Rio, sugiro pelo menos que publique o blog ubirajarando(http://ubirajarando.blogspot.com/search?q=metr%C3%B4+rio)de onde foi tirado foto do tablóide mostrando a placa da estação do Metrô que na época de fato ainda era Morro Azul (não seria. Foi. Depois por ene motivos aconteceu de forçarem a mudança para Flamengo, Verdade seja dita. Meu blog tem mais detalhes históricos concernente a esse episódio. Sejamos democráticos e solidários também nas reflexões condizentes com o dia-a-dia do povo sofrido deste Município do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  4. Ubirajara, na verdade, esta foto está postada em diversos sites...

    ResponderExcluir
  5. Do trecho ocupado pela atual estação do Metrô Flamengo, dezenas de famílias foram removidas para o distante e violento bairro Antares.

    ResponderExcluir