quarta-feira, 15 de julho de 2009

Ouvidoria do Metrô Conversou com o Blog

Alguns pontos polêmicos e misteriosos sobre a expansão do Metrô Rio foram conversados por email com a ouvidoria do Metrô do Rio de Janeiro.


Linha 1

As obras de expansão para a Estação Rua Uruguai começarão no primeiro semestre de 2010. A previsão de conclusão é julho de 2014. 

Não há previsão da construção da Estação Morro de São João.


Linha 2

  • Não há previsão do término da Linha 2.


Linha 3

  • Obras da construção das 14 estações devem começar ainda em 2009. A previsão de conclusão é 2013.

14 comentários:

  1. No caso da linha 3, só se for com as 14 estações do tipo pré-metrô, coisa que será mesmo, ou um VLT meia boca. Até é fisicamente possível fazer isso tudo em quatro anos, mas a linha 2 foi "completada"* em quatro anos, com oito estações construídas em elevado. 14 completas acho muitíssimo complicado. Ainda mais depois de os nossos governadores entrarem na fase de uma estação por mandato. Ou quando é moda qualquer serviço mais bem arrumado ser chamado de "metrô"... Acredito nas metas de construção da Metrô Rio, o que não significa uma aprovação geral dos serviços prestados. Afinal, a concessionária precisa das obras prontas. O governador, se estiver com as obras em andamento já está bom para ele fazer a popularidade dele.

    * eu sei o trecho que falta... Mas há quem ache que está pronta.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriel! Pois é, a faltam ainda 3 estações para acabarem a Linha 2. Este projeto ainda não há nenhuma previsão de ser concluído. Infelizmente! Quanto à Linha 3, sim será metrô de superfície. Veja os posts no blog sobre a Linha 3.

    ResponderExcluir
  3. Pra quem não sabe a linha 2 no seu projeto original, deveria possuir trens com oito vagões, ou seja 750 passageiros a mais,por trem, que o trem de seis vagões, indo até a Carioca sem o gargalo da linha 1A, que a empresa insistiu em fazer, diga-se de passagem, que o projeto da linha 1A é antigo e foi por duas vezes negado pelos engenheiros do metrô do estado... se a população soubesse que os túneis para ficarem prontos se gastaria o mesmo que se vai gastar para a construção da 1A entenderia o quanto está perdendo, deixam de criar estações sendo uma delas na Praça da Cruz Vermelha um referencial de Centros de atendimentos com os melhores centros da America Latina em atendimento hospitalar, bom, mas o governador e a empresa sabem mais de metrô e a segurança e o conforto dos usuários do sistema metroviário é sua preocupação principal.
    Espero que dê tudo certo.

    ResponderExcluir
  4. A conclusão da Linha 2 vai ficar para o próximo governador porque este aí não vai fazer a obra, que já está parcialmente feita.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de registrar minha reclamação e indignação refente à linha 01 do metrô do Rio. Durante estes dis de verão com temperaturas de mais de 40º, os trens circulam com o ar condicionado desligados em todos os vagões,mas quando chegam na estação da Central rumo à zona sul, eles são ligados. Isso é, no mínimo desumano. Os passageiros da zona norte não têm direito ao ar refrigerado? Pagamos o valor da passagem como todo mundo. Por 3,10 per capita, daria muito bem para todos os vagões estarem bem refrigerados. Crianças, mulheres grávidas, pessoas que estão indo para o trabalho, chegam suados, pingando de tanto suor, por que as janelas são do tipo que não abrem e sem o ar, dá para imaginar a situação. Precisamos de uma mobilização geral pela internet a fim de sensibilizá-los. Ivan Duarte (Vila da Penha)

    ResponderExcluir
  6. Prezados,
    Moro na Freguesia (Jacarepaguá) e utilizo o metrô a 1 ano. Embarco na Estação do Nova América, chego por volta das 7h a 7:30h e sempre fica quase que inviável a entrada no vagão sem ter que empurrar ou machucar uma pessoa para poder entrar, sem respeitar se são idosos, mulheres e, crianças a sua frente.
    Minha sugestão seria sair uma linha mais próxima ao Nova América de 30 em 30 minutos e proporcionar o mínimo de conforto aos usuários . Acredito que grande maioria ficaria satisfeita, pois não seria tão ruim andar de metrô, assim proporcionaria a imagem que o Metrô se importa com você, e pensamos em você.
    Aumentaria o numero de usuários nas estações antes de Pavuna, e comisso arrecadação da Empresa.
    Assim todos ganhariam. Por favor reflitam sobre este assunto e repassem as áreas responsáveis por analisar esta proposta.
    Muito obrigado!! Espero não ter sido em vão.

    Gilmar Chame

    ResponderExcluir
  7. Sou usuária do metrô , embarco e desembarco na estação Rubens Paiva .Na passarela que da acesso a estação , existe uma barraca de camelô que está impedindo a visualização de quem passa por ali,como ali está sempre cheio de usuários de crack , ontem quase fui assaltada por uma, e ninguém iria ver ! Por favor tomem uma providência !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Favor entrar em contato com a Prefeitura e com a concessionária Metrô Rio.

      Excluir
  8. Estou muito decepcionada com o tratamento que obtive no dia de hoje na estacão do metro Estácio.
    Fiquei presa dentro do elevador do metro Estácio do com mais 4 pessoas.Ficamos durante 1 hora presos num calor absurdo e sem comunicação .Depois de muito tentar falar com os bombeiros conseguimos explicar oque se passava e então fomos resgatados com sucesso. Impressionante a falta d interesse e a inabilidade desse funcionários que nos aguardava .Sem treinamento algum.Isso porque falamos português e estamos em plena olimpíada.

    ResponderExcluir
  9. Péssimo atendimento na estação da central RJ, por volta do dia 28.12.17 às 13 horas, por parte do funcionário Sr Marcello. Havia vários guiches vazios e funcionando apenas para ticket do ano novo. O restante dos usuarios precisavam ir nas máquinas, haviam tres : uma sem dar troco, a outra sem funcionar e a que estava funcionando estava lenta, com uma fila incomensurável. Estava com minha mãe de mais de 80 anos portadora de neuropatia degenerativa, mas precisava comprar MEU ticket de embarque. Indaguei ao Sr Marcello a probçemática da situação narrada, que prontamente me disse : "Não esta satisfeita vai de ônibus "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana, favor entrar em contato com a Ouvidoria do Metrô Rio e não comigo.

      Excluir