quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Estações já Nascem Pequenas

Com exceção da Estação Estácio, as demais estações do metrô do Rio de Janeiro já nascem pequenas e um dia terão que passar por obras para serem expandidas. Os exemplos são muitos. Veja abaixo.


Estação Botafogo

A Estação Botafogo foi construída para receber apenas o metrô da Linha 1. É necessário construir outras três plataformas, quadruplicando o tamanho da estação. A Estação Botafogo está prevista para receber a Linha 1B, Linha 4 e a Linha 4A.


Estação Uruguai

A Estação Uruguai, cujas obras começarão em 2010, terá apenas uma plataforma, para receber o metrô da Linha 1. Só que está prevista para a Estação Rua Uruguai as Linhas 1C e 1D. Por que não fazem logo três plataformas?


Estação Carioca

A Estação Carioca foi construída com duas plataformas, mas apenas uma está em operação. Como o governo nunca terminou a Linha 2 (estão faltando a Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha e Estação Barcas), a segunda plataforma nunca foi utilizada. Mas a Estação Carioca também é para receber a Linha 4 e a Linha 5.


Estação Colégio

A Linha 2 também tem estações pequenas. A Estação Colégio precisa dobrar de tamanho para receber a Linha 2A.


Estação Irajá

Já a Estação Irajá também precisa ganhar uma nova plataforma para poder receber o metrô da Linha 6.

A ilustração representa o metrô do Rio: mais parece brinquedo do que um sério sistema metroviário.

18 comentários:

  1. E já li hoje que pros jogos olímpicos preferem investir uma grana numa pista exclusiva para ônibus do que em novas linhas de metrô.

    Tomara que não venha olimpíada nenhuma pra cá.

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  2. Eu acho que as estações foram feitas desprezando as bifurcações. Ou em aalgum caso, considerando a possibilidade de fazê-las por by-pass. No caso das baldeações, eu me pergunto como será as estações hoje elevadas, como a Irajá, que terá (num futuro próximo ou remoto) a linha 6 cruzada e não paralela. E provavelmente subterrânea. Esta ligação poderá ser em Vicente de Carvalho. A linha 4 foi licitada para sair da estação São João / Álvaro Ramos / "Rio Sul".

    Tenho alguma dúvida sobre eficiência de ramais aqui. Em São Paulo o ramal Moema foi abortado. Fizeram a atual linha 2 para compensar e deu certo. Entre a Sé e o Jabaquara não daria paraa prescindir das mesmas características operativas que no braço norte da linha 1 de lá.

    Em Paris, existem duas linhas entre 14 com ramais. Como mesmo o plano amplo de malha metroviária não é maior que o de lá, os ramais não poderiam ser tão frequentes, já que ainda falta construir as linhas...

    Em Paris, podemos ver a plena possibilidade de se fazer ampliação das estações para receber novas linhas. Normalmente com novos andares de estação.

    Será que viveremos para ver surgirem essas letrinhas?

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  3. Carlos, também sou contra a Olimpíada do Rio. Inclusive publicaram uma carta minha no Globo de 4a Feira.

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  4. Gabriel, acho que já estarei morto quando o Metrô do Rio se tornar eficiente.

    Minha grande dúvida (não sou engenheiro) é a seguinte: será que dá para ampliar as estações já construídas? Por exemplo, é possível construir mais plataformas sob as já existentes na Carioca? E como ficam os acessos e saídas? Enfim, gostaria de saber a opinião de um engenheiro.

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  5. Na postagem anterior você me pediu uma cópia do
    projeto para postar no blog, a concessionária
    Metrô Rio deixou com a AMAB apenas um dos desenhos da urbanização do percurso e ficaram de apresentar o da estação assim que estiver pronto.
    Para que email mando o projeto de urbanização que o escritório do Sr. Jaime Lerner fez para mostrar o acesso a estaçao Rio Sul?

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  6. Esse corredor T5 é tragicômico. Além de ser um corredor de ônibus no lugar de uma linha de metrô, é justaamente o circuito que faz a transversal entre os ramais ferroviários. É insano, para ser gentil, que a transversal às linhas de trem e metrô seja um corredor de ônibus... E pensar que as olimpíadas de 1964 estimularam o trem-bala no Japão...

    E digo mais... Como morador das proximidades do T5, posso assegurar que ele nem será mais eficiente do que os ônibus que circulam pela Linha Amarela e já está fadado a nascer defasado...

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  7. Era o caso de fazer um abaixo assinado contra esse T5 e em prol de uma linha de metrô fazendo essa ligação até a barra.
    Miguel, seria uma boa idéia colocar o protesto aqui heim?

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  8. Daniel, manda para miguel1giga@gmail.com por favor. Obrigadão.

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  9. Quando leio coisas como o corredor de ônibus, minha torcida para Chicago, Tóquio ou Madrid cresce!

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  10. Carlos, vou estudar o assunto mais a fundo e vou publicar sim! Uma análise preliminar me diz que este corredor T5 é o que seria a Linha 6 do Metrô...!

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  11. Miguel, sim. O corredor T5 é o que seria a linha 6 do metrô. Minha sugestão no momento é que haja esforço para fazer pelo menos a parte da transversal ferroviária entre Penha e Madureira, pelo menos, tendo suas expansões rumo a Jacarepaguá e o trecho de t5 construído como corredor de ônibus fosse uma espécie de pré-metrô substituído a cada estação construída. Isso fazendo concessão pela dificuldade em obter recursos para toda a linha. Mas isso causaria um fluxo novo de passageiros na linha 2 e demandaria mais material rodante e a execução do trecho Estácio-Carioca.

    E ao que creio, é possível sim fazer uma nova estação sob uma existente. A linha 14 do metrô parisiense fez estações onde haviam outras, ampliando-as. Mas talvez dependa do tipo de solo, método de escavação etc. Tanto é que foi mais prudente construir a estação Carioca da linha 2 antes de fechar o poço. Mas quem iria imaginar que a ligação demorasse tanto para chegar? De fato, valeria mais a pena esperar a linha 2 ganhar extensão antes de concluir nesse trecho, mas a linha já está comprida. Duas linhas não se pode nem chamar de rede.

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  12. Obrigado, Gabriel. Eu já procurei e nunca achei uma foto da plataforma da Linha 2 na Estação Carioca (imagino que hoje esteja onde a Universidade está).

    Espero só que a Linha 6 de metrô seja subterrânea e não passe por cima de terra por onde os ônibus do T5 vão passar.

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  13. O corredor T5 está previsto para ser construído com alguns elevados e mergulhões. A proposta até cogita conversão em metrô. Claro que os trechos em superfície do T5 devem ser subterrâneos no caso do metrô, mas no mais, a linha 6 mesmo teria mergulhões e elevados, além de pequenos trechos em superfície.

    http://www.sectran.rj.gov.br/downloads/T5_apresentacao.pdf

    Hoje vi que os novos investimentos das olimpíadas estão orçados em 5 bilhões. Mas por que não usar um desses bilhões ou até menos para concluir a linha 2 ao invés de fazer aquela gambiarra?

    A estação linha 2 da Carioca fica sob a Almirante Barroso. Em frente à entrada voltada para a Senador Dantas, há na Almiraante Barroso um respirador da linha 2.

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  14. Refletindo bem, o caso das estações Vicente de Carvalho e Irajá são complicados... As adaptações em uma delas para receber o cruzamento com a linha 6 serão complexas.

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  15. O cruzamento poderia ser feito por baixo de terra, não?

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  16. Certamente. O complicado seria o acesso da baldeação. Será um belo item no portfólio do arquiteto que resolver isso.

    Vicente de Carvalho tem mais chance, apesar da proposta clássica ser Irajá. Afinal, as proximidades da estação tês mais área plana e avenidas por baixo das quais se encaixaria o túnel. Em Irajá, precisaria de muita desapropriação. Mas a estação de Irajá é melhor preparada, já que de cara conta com plataforma central e a Vicente de Carvalho tem plataformas laterais.

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