sábado, 2 de janeiro de 2010

O Pior Metrô do Mundo

caos metrô rioO Metrô do Rio de Janeiro é muito pequeno para o tamanho da metrópole em que o Rio de Janeiro se transformou. A Linha 1 (circular) e a Linha 2 nunca foram concluídas e as demais linhas nunca saíram do papel. Ele não atinge aeroportos, rodoviárias, nem praças de esportes (com exceção do Maracanã), locais de grande fluxo de pessoas.


Futuro Pessimista do Metrô do Rio

E o futuro também é pessimista. Atualmente, apenas a Estação Cidade Nova (na gambiarra Linha 1A) está em construção. Há 40 anos se espera pela Estação Uruguai, Estação Morro de São João, Estação Catumbi, Estação Praça Cruz Vermelha e Estação Praça XV.

Diversos engenheiros de transportes, como Fernando Mac Dowell, condenam a Linha 1A. O correto teria sido terminar a Linha 2, escoando o público para o Centro, através das estações não concluídas.

Com trens antigos, desconforto, superlotação, rede pequena e ar-condicionado precário, o Metrô do Rio de Janeiro merece o título de Pior Metrô do Mundo!

A foto (fonte O Globo) mostra o Secretário de Transportes do atual Governo, Júlio Lopes, sendo vaiado pela população no dia das inaugurações da Linha 1A e Estação General Osório.

4 comentários:

  1. Moro no Rio há 10 meses e acho que realmente por toda a importância da cidade, o metrô deveria ser bem maior...mas o pior mesmo é saber que o futuro não promete grandes conquistas na área de transporte de massa no Rio e em todo o Brasil

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, Henrique. No momento, não há uma obra de expansão do metrô sendo feita.

    ResponderExcluir
  3. O metrô rio passa por fase de transição e merece nossa compreensão e muita paciencia.O primeiro metrô refrigerado do Brasil será melhor dentro de alguns meses com a chegada de novos trens.Pior foi o metrô de Salvador recebeu um navio com varios trens da Coreia e foram arriados no chão,não havia trilhos.Coordenação dos governo é zero.Bem que podia os carros estrea-los aqui no RJ.

    ResponderExcluir
  4. O metrô do Rio só voltará a ser bom quando primeiro concluírem a Linha 2; e depois quando fizerem linhas que cruzem as Linhas 1 e 2.

    ResponderExcluir