sábado, 30 de outubro de 2010

Estação Uruguai Custará R$ 240 Milhões

Em outubro, troquei cartas com o Metrô Rio através da seção de "Cartas dos Leitores" do jornal O Globo, o assessor de comunicação do metrô, Joubert Flores, deu mais alguns detalhes sobre as obras da Estação Uruguai.

Ela custará R$ 240 milhões e será custeada e feita pela concessionária. O cronograma da obra, que começará em 2012 e terminará em 2014, está mantido. A Estação Uruguai será entregue para a Copa do Mundo de futebol.


Obra da Estação Uruguai Dividida em Etapas

Como já divulgado aqui no blog, a primeira parte da obra, em 2012, será recuperação dos trilhos do antigo "rabicho da Tijuca". Em 2013, começarão as obras de recuperações das estruturas, escavações para o que falta ser construído (acessos à estação e à plataforma). Em outra frente, também em 2013, começarão os trabalhos de transformação do estacionamento da Rua Uruguai em estação de metrô. Ficará para 2014 apenas obras de acabamento da estação e testes com o metrô já sob os trilhos. Estes testes primeiro serão feitos sem passageiros e posteriormente, alguns passageiros poderão participar dos mesmos em horários a serem divulgados.


Obra Pode Ser Antecipada

No entanto, no O Globo de 21 de outubro, o Metrô Rio informou que as obras da Estação Uruguai começarão no primeiro semestre de 2011, aguardando apenas a licença de meio-ambiente para o início das mesmas.

8 comentários:

  1. Olá, escuto muito falar que a Estaçao Uruguai estaria funcionando no final de 2011, início de 2012. Para mim, faria toda diferença saber disso agora, pois estou me mudando para Tijuca e queria ficar perto do metrô por questões logísitcas. Alguns imóveis me interessaram naquela área, mas não acho que seja tão próxima ao metro. Vcs sabem de alguma notícia mais recente que comprove essa realização até 2012?
    Grata, Camila

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila. As obras estavam previstas para começar em 2012 e iriam até meados de 2014. Recentemente o Metrô Rio informou que está tentando antecipar o início das obras para o primeiro semestre de 2011. Nada garantido.

    ResponderExcluir
  3. amigo, vc sabe qual empresa vai realizar as obras?

    ResponderExcluir
  4. Não vai haver melhoria no transito e ainda vai piorar a condição de vida de quem mora naquela região do bairro, estritamente residencial. Além do mais, está no Plano Diretor da Cidade que bairros como a Tijuca devem reduzir a quantidade de onibus. Então eu digo, METRO SIM, ÔNIBUS NÃO!

    ResponderExcluir
  5. A empresa Rio Trilhos é a responsável pelas obras. Telefones 2333-8664/8665.

    ResponderExcluir