terça-feira, 5 de outubro de 2010

O que Esperar do Governo Cabral?

Como todos sabem, Sérgio Cabral foi reeleito para mais quatro anos de governo. Estes votos não foram oriundos de sua política para os transportes do estado, que estão um caos. No quesito metrô, o que de concreto podemos esperar do governador nos próximos quatro anos?


Linha 1

  • Construção da Estação Uruguai entre 2012 e 2014.


Linha 1A

  • Fim das obras da Estação Cidade Nova.


Linha 2

  • Não espere nada, pois não há projeto nem vontade de terminar a Linha 2. Segundo especialistas em transportes, ouvidos pela Veja Rio, é fundamental terminar a Estação Praça da Cruz Vermelha, Estação Carioca e construir Estação Praça XV.


Linha 3

  • A verba do governo federal para a ligação São Gonçalo - Niterói foi bloqueada por causa de suspeita de superfaturamento nos orçamentos da obra. O projeto tem que ser revisado, novo orçamento submetido e aguardar sua aprovação pelo TCU.


Linha 4

  • As obras da Estação Jardim Oceânico e sua ligação com a Estação São Conrado estão em andamento. Resta saber se o Governador vai acabar de destruir o metrô do Rio levando ele para Ipanema (extensão da Linha 1) ou se vai acatar o pedido das Associações de Moradores e fazer a Linha 4 através de seu projeto original.


Governo Federal

  • Tais projetos podem mudar dependendo do presidente a ser eleito. Dilma Roussef defende a criação do trem bala, que poderia acelerar as obras da Linha 5, ligando aeroportos ao centro da capital. Já José Serra não fará o trem bala mas defende a expansão do metrô em diversas metrópolis incluindo o Rio. Ao ouvir especialistas, é bem provável que a Linha 3 seja feita até Itaboraí e não apenas até São Gonçalo. A conclusão da Linha 2 e uma Linha 4 maior poderão sair do papel também.


Macaé

  • A obra está em andamento. Pelo que foi divulgada, a verba é toda municipal e independe dos governos estadual e federal.

2 comentários:

  1. Infelizmente em termos de Cabral metrô é um desastre! Mas devo dizer que essa linha defendida pela Dilma não seria má coisa. Esse eixo aeroporto - aeroporto passando pela leopoldina teria grande importancia!

    ResponderExcluir
  2. Não conseguem terminar a Linha 1, nem a 2, nem a 4; não conseguem começar a 3; e falam da Linha 5. Concordo que a Linha 5 é importante. Tomara que interliguem aeroportos, UFRJ, Rodoviária, Centro e Ilha do Governador.

    ResponderExcluir