sábado, 19 de novembro de 2011

Curitiba Ganhará Metrô

O Governo Federal vai bancar a construção da Linha Azul do Metrô de Curitiba, capital do Paraná. Serão 21 estações ligando Santa Cândida à CIC/Sul, num total de 22,4 quilômetros.


Investimento de Mais de R$ 1 Bilhão em Curitiba

O Governo Federal vai entrar com R$ 1,25 bilhões e o governo estadual com R$ 300 milhões.

Curitiba cresceu e o sistema de ônibus rápidos não dá mais conta do transporte de milhares de pessoas.

24 comentários:

  1. E o Lerner deve estar agoniado! :D

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  2. Curitiba: Menos de 1/3 da população do Rio

    Transoeste: Campo Grande (Bairro mais populoso do Rio) - Barra da Tijuca (Um dos principais destinos da cidade)

    Transcarioca: Galeão (Porta principal de entrada para o rio) - Madureira (Um dos principais núcleos comerciais da cidade) - Barra da Tijuca

    Transolímpica: Deodoro (Simplesmente aonde se encontram os ramais de maior volume da supervia) - Barra da Tijuca

    Transbrasil: Desnecessário comentar né?



    Alguém em sã consciência acredita que qualquer uma destas demandas será atendida?

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  3. Bruno, é preciso que a população da Zona Oeste se junte e lute pela Linha 6 do metrô!!!

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  4. Miguel acabou de sair nessa sexta mais um capitulo da novela da linha 4 o projeto continua o mesmo da tripa ligando Ipanema /Gen.Osório até o Jd.Oceanico e com o maldito do Y para a Gavea.Nao falaram nada sobra a Gavea em 2 niveis.O governo esta passando a perna no povo.

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  5. O secretário estadual de transportes Júlio Lopes tinha afirmado há uns meses que a estação Gávea seria construída em dois níveis. Pelo jeito mentiu para baixar a poeira e nos enganar uma vez mais. Mas já era de se esperar de um sujeito que pôs a culpa da tragédia dos bondes no motorneiro que se sacrificou para evitar mais mortes. E cadê os elitistas para fazer coro contra isso?!

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  6. É isso mesmo o secretario mentiu,eles falaram que a Gavea iria ter 2 niveis e nao iria ter o Y com by-pass ,mas nessa sexta o projeto que apresentaram tinha Y ,by pass e tudo que há de ruim ,inclusive quem apresentou foi o Regis Fichtner ,o cara nao sabe nada de metrô,eu nao sei o que ele estava fazendo apresentando o projeto.É a unica linha de metrô da qual os engenheiros nao apresentam o projeto ,mas é claro,nem os engenheiros aprovam aquela coisa lá.Devemos nos mobilizar de algum jeito.

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  7. Repararam no valor das obras do metrô curitibano e na sua extensão? Não entendo porque o metrô carioca é tão caro e lento de construir! Essa história de que o terreno é instável não me convence totalmente! Junte a isso as “pérolas” que o governo atual tem feito como a 2ª Gal. Osório e mais essa provável estação da Gávea em nível único e temos obras burras e mais caras ainda. Mesmo que o metrô de Curitiba não tivesse isenções fiscais (e teve bastante) não sairia tão caro quanto nossa “maravilhosa” linha 1/4.

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  8. Quanto aos BRT's, creio que apenas a Transoeste e a Transolímpica conseguirão suportar a demanda ainda que no limite mas por pouco tempo. Meu receio é em relação às alterações nas linhas de ônibus atuais. Me resta a esperança de que o Transcarioca seja no futuro (breve, esperamos) substituído por um metrô de superfície com as devidas alterações no traçado. O Transbrasil é o mais bizarro em todos os sentidos: transtorno, demanda e desapropriações! Pelas cifras anunciadas (fala-se em R$ 1,5 bi) seria melhor instalar um metrô de superfície no trecho prioritário Deodoro-Caju e a partir dai seguir pelo subterrâneo em traçado praticamente reto até a zona sul integrando-se às linhas 1 e 2 no Estácio/Cidade Nova sem passar pelo Centro. O maior problema da Av. Brasil será o alargamento das pistas e creio que uma possível PPP nos moldes do Porto Maravilha seria a solução.

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  9. Eu acho q todos aqui deveriam manter um contato ,sei la,voces tem facebook???

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  10. Atílio, estamos cientes. A luta continua. Precisamos de mais e mais políticos do nosso lado.

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  11. George, o Júlio Lopes será processado pelo acidente com o bonde. Quanto à Gávea, a AMAGÁVEA mantém sua posição: Gávea em dois níveis ou nada feito.

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  12. Atílo, qualquer mobilização é válida!

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  13. Concordo, George! O TCU só conseguiu descobrir superfaturamentos na Linha 3.

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  14. Metrô de superfície nem deveria ter este nome. Deveria se chamar trem.

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  15. É eu to seguindo o blog Metrô do Rio la no Facebook tambem!!!Alias esse blog esta de parabéns,muitas informações aqui tem gente que ia morrer sem saber ,tipo as plataformas da linha 2 que esta embaixo da estação Carioca .

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  16. Miguel, me refiria a Jaime Lerner, que implementou o primeiro sistema de BRT do mundo, em Curitiba. Ele também é o criador do corredores transversais no Rio e o BRT de Niterói.
    O sujeito odeia metrô. Tá no time do Niemeyer e o Lucio Costa.

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  17. Entendi. Cada um quer vender seu peixe para faturar mais $$$ O BRT de Curitiba deu certo por um tempo, mas a cidade cresceu e ele já não dá vazão.

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  18. Eu li lá no Facebook que vai ter manifestação do movimento -Metrô que o Rio precisa- amanhã dia 25/11 na praça General Osório as 15 horas .Esta confirmado data e horario???

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  19. Corretíssima! Vamos colher abaixo-assinados e distribuir panfletos. Devo estar lá à tarde.

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  20. Por que será que somente eu tenho a impressão de que na Região Sul eles tem um apego maior ao profissionalismo, enquanto que aqui temos que lutar por anos a fio para construírem uma linha de metrô e mal? A propósito já criei a página no Facebook do Metrô linha 6 que o Rio Precisa, idéia de Miguel Gonzalez.


    Gostaria de esclarecer que sim esta idéia existe e que estou disposto a fazer tudo para que este projeto saia do papel, pois não é correto, trocar uma linha de metrô vital para a cidade por um corredor expresso de ônibus. Também queria pedir que vocês do blog tivessem uma página no Facebook para manter contato, para trocar idéias, e juntar forças para mudar esta situação.


    Sobre a questão de apoio político, talvez a deputada Aspásia Camargo fosse a favor da idéia, pois volto a dizer que este projeto tem tudo para dar certo.

    Motivos:
    1) Desafogaria a linha amarela e a Transcarioca o que significa que reduziria drasticamente o fluxo de veículos entre a Zona Norte e Oeste.


    2) Por que uma cidade do tamanho do Rio de Janeiro se deve dar ao luxo de não possuir uma linha de metrô ligando a área que mais cresce na cidade ao aeroporto internacional, sabendo que isso facilitaria a vida dos turistas e de muitos cariocas?


    3) Por que será que temos que aguentar as autoridades nos ludibriando com corredores expressos de ônibus sabendo que o que se precisa é metrô? E mesmo com a quase certeza de escárnio internacional por parte da comunidade esportiva olímpica, o que realmente nos impede de marcarmos hora com o governador, explicarmos a nossa proposta e ao pensar de 1 mês, nos responder?
    Se realmente quisermos um transporte eficiente, temos que pensar não em apenas uma linha, mas em várias.


    P.S.: quero que saibam que sou completamente a favor do metrô de Curitiba, pois se realmente fizerem direito, esta cidade pode ser chamada de "Londres brasileira". Pensando bem, os Jogos olímpicos deveriam ser em Curitiba.


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    1. Agora vc precisa convocar as associações de moradores, imprensa e cidadãos para fazerem parte do movimento.

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