sábado, 12 de maio de 2012

Luta pelo Futuro da Rede Metroviária

A Estação Gávea é muito importante. Ela deve abrigar a Linha 1 e a Linha 4. Mesmo que todas as estações defendidas pela população só saiam do papel depois de 2016, é importante que a Estação Gávea já seja construída podendo receber trens da Linha 4 (ligando a Zona Sul à Zona Oeste) e da Linha 1 (ligando a Zona Sul à Zona Norte).

18 comentários:

  1. Eu só acho que a linha 4 deveria fazer "ponto final" na Praça Tiradentes, em vez da Carioca, e talvez dali seguir até a Central.

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    1. Já eu não entendo essa coisa de querer que a linha 4, de alguma forma, chegue ao centro da cidade. Ponto 1: Todo mundo quer chegar de metrô ao centro sem fazer transbordo, mas todo sistema de metrô funciona em rede, e eventualmente você precisa fazer um transbordo. Ponto 2: eu acho que o projeto original, Alvorada - Morro do São João, tem o selo Fernando MacDowell de qualidade. Me corrijam se eu estiver errado.
      Em suma Rafael, acho desnecessário a linha 4 chegar no centro, se ela cruzar a linha 1 duas vezes (Gávea e Morro do São João), e a linha 1 for circular. Inclusive, com a linha 4 chegando no Morro de SJ, poderíamos pensar uma extensão futura até a Urca, atendendo o turista que visita o Pão de Açúcar e o próprio morador da Urca.
      Abraços.

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    2. Desde que chegue ao Centro e passe pela Carioca, ok!

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    3. Uma obra dessas não causaria a interrupção do funcionamento da Carioca? Não seria melhor ideia integrar essa chegada da linha 4 no Centro usando a estação Praça da Cruz Vermelha? Carioca já está pronta para chegada da linha 2, integrando-se à linha 1. Não parece uma sobrecarga em uma estação só, quando se poderia construir já uma nova com 2 níveis?

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    4. Flávio, a Estação 42nd Street Times Square, em Nova Iorque, recebe 11 linhas de metrô. Por que a Carioca não pode receber 3, 4 ou 5 linhas?

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    5. Miguel, acredito que poderíamos ter 3, 4 ou 5 linhas cruzando-se em qualquer estação. Minhas perguntas ficaram sem resposta. O que seria melhor? Parar a estação Carioca para as obras, ou aproveitar uma estação que precisaria ser construída DO ZERO, para já dotá-la de capacidade para receber a linha 4? Seria possível construir outra plataforma na estação Carioca, sem que isso prejudicasse a operação do resto do sistema? Qual o impacto REAL na mudança do destino das pessoas que estão chegando da Barra, São Conrado e parte da zona sul, em 800 metros ou 1 Km? Qual o impacto dessas pessoas precisarem fazer uma baldeação para o trem da linha 2, de modo a chegar na Carioca ou na Pça XV?
      Admiro muito seu trabalho com esse blog, e estou perguntando como admirador e pessoa que respeita suas opiniões.

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    6. Flávio, só na época que forem construir as novas plataformas é que dá para saber. Fato é que se um dia forem concluir a Linha 2 (e espero que isso se dê até 2020), alguma obra terá que ser feita na Carioca, pois os trilhos e plataformas da Linha 2 que ali jazem estão completamente abandonados há 30 anos.

      De qualquer maneira, não necessariamente a baldeação tem que ser feita no subterrâneo. As maiores estações de metrô que conheço têm três andares de trilhos mas recebem mais do que três linhas. Isso porque algumas plataformas ficam em paralelo, não necessariamente em baixo da outra.

      Enfim, só se um dia decidirem tocar uma obra destas é que poderemos estudar o impacto numa estação já pronta.

      Toda obra causa transtornos. Já deveriam ter feito algumas estações com maior capacidade, entre elas a Carioca, Gávea, Botafogo, Irajá, São Cristóvão, Gal. Osório e Uruguai.

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  2. Flávio, a Linha 4 original tem seu trajeto Alvorada - Carioca. No entanto, em 1997 apenas o trecho Botafogo - Jardim Oceânico foi licitado.

    Como a Linha 4 previa uma estação em Laranjeiras, após Botafogo, faz sentido que ela chegue à Carioca. Caso contrário, o morador de Laranjeiras teria que voltar a Botafogo para pegar outro trem para aí sim ir ao Centro, congestionando a Linha 1.

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  3. um dia o povo brasileiro vai ter jeito um dia o povo fluminense vai ter jeito ter jeito votando melhor votando melhor em quem olha para o estado do Rio todo

    eu fico chateado com todas essa discussões que são justas, mas o Governo do Estado que recebe tributos de todo estado até hoje não prolongou a linha dois do metrô pela av automóvel clube em direção a São João de Meriti, um dia o povo fluminense aprende a votar

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  4. chegou até a automóvel clube carioca e parou, mudo até de nome a parte carioca, mas continuar pela de São João nada, e São João é muito menos automotivo do que as regiões por onde o metrô tá indo, tem que ir pra todos, mas os moradores da linha 2 usam mais.
    mas recebe tributos de todo o Estado, o Desgoverno do Estado e não faz nada desde 98 para lá.

    http://maps.google.com.br/maps/place?ftid=0x99648b1e112e23:0xc2f89041c2fec00c&q=metro+pavuna&hl=pt-BR

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  5. A Linha 2 é mais importante de ser concluída que a Linha 4. O metrô precisa chegar à Praça XV, via Estação Carioca, e até Belford Roxo.

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  6. A. Oliveira, já escrevi várias vezes aqui sobre a Linha 2. Clique em "Linha 2".

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  7. E isso é papo de adequar estações e colocar trilhos, que o caminho tá aberto! O projeto era aproveitar o leito da linha férrea. Uma pena que a prioridade de levar o metrô p/ Barra, a tempo das olimpíadas, soterre os outros projetos. Ninguém fala em ligar Gávea à Uruguai; Esse (des)governo acha a Linha 1-A a melhor coisa do mundo. Isso sem falar na linha 3. Essa então, o (des)governador está empurrando com a barriga empanturrada nos melhores restaurantes de Paris e Monte Carlo.

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  8. A linha 4 tem que ir até a estação Morro de São João, se ela for para a estação Carioca vai ser paralela e sem nehuma ligação.

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  9. Não. A Estação Morro de São João tem que abrigar apenas a Linha 1, pois seu terreno é pequeno. Eles precisam construir uma segunda plataforma na Estação Botafogo, em baixo da atual, para receber os trens da Linha 4, que dali seguiriam para Laranjeiras antes de chegar na Carioca. Poderiam também construir outra plataforma na mesma Estação Botafogo para uma futura ligação com a Estação Rio Sul (no shopping) e a Estação Urca (no Pão de Açúcar).

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