As obras da Estação Uruguai continuam.
O antigo pátio de manobras do metrô do Rio de Janeiro está dando lugar às plataformas de embarque e desembarque.
O andar superior, que durante anos serviu de estacionamento de carros particulares, dará lugar às bilheterias e catracas do metrô.
A primeira foto à esquerda (foto de Marcelo Scandaroli / OAS) mostra como era o antigo pátio de manobras.
A segunda foto (também de Marcelo Scandaroli / OAS) mostra como os antigos pilares de sustentação da futura estação foram substituídos por árvores de aço, permitindo assim o futuro embarque e desembarque dos passageiros.
A terceira e última foto, de Pedro Geaquinto, mostra que por fora, não se tem ideia do trabalho que acontece dentro da estação.
O antigo pátio de manobras do metrô do Rio de Janeiro está dando lugar às plataformas de embarque e desembarque.
O andar superior, que durante anos serviu de estacionamento de carros particulares, dará lugar às bilheterias e catracas do metrô.
A primeira foto à esquerda (foto de Marcelo Scandaroli / OAS) mostra como era o antigo pátio de manobras.
A segunda foto (também de Marcelo Scandaroli / OAS) mostra como os antigos pilares de sustentação da futura estação foram substituídos por árvores de aço, permitindo assim o futuro embarque e desembarque dos passageiros.
A terceira e última foto, de Pedro Geaquinto, mostra que por fora, não se tem ideia do trabalho que acontece dentro da estação.
Estação Uruguai Deveria Ser Inaugurada em 1979
A Estação Uruguai foi inicialmente prevista para ser inaugurada em 1979, mas agora está prometida para 2014, antes do mundial de futebol.A concessionária Metrô Rio tem a opção de estender a Linha 1, após a conclusão da Estação Uruguai, para o Méier construindo a Estação Praça Sachet, Estação Grajaú, Estação Barão do Bom Retiro e Estação Méier. No entanto, especialistas defendem a Linha 1 circular e a Estação Uruguai seria ligada à Estação Gávea. Outra opção discutida para aliviar o trânsito na Tijuca é que a Linha 1 siga em linha reta em direção à Estação Usina e Estação Muda. Ou seja, por que a Estação Uruguai não está sendo feita para receber três linhas de metrô?
Uma Uruguai em dois níveis, ao invés de três, seria perfeitamente viável, com a Linha 1 terminando talvez na Usina e uma nova linha partindo da Gávea ao Méier. Benefício de sobra para todos.
ResponderExcluirO túnel metroviário ligando a Uruguai à Gávea é de suma importância. Imagino o quanto ele não ajudaria a desafogar o Rebouças e a Praça da Bandeira, por exemplo. Assim, traria benefícios mesmo a quem não usa metrô e se desloca ao Centro ou ZS para trabalhar.
Com certeza!
ExcluirMoro no subúrbio, e agora que estou trabalhando na Tijuca o metrô até o Meier seria um sonho para mim. A linha circular Gávea-Tijuca também é interessante para dispersar o fluxo das linhas 1 e 4 e do Rebouças. Torço para que não enterrem essas ideias depois da Rio 2016, e... que não esqueçam da Linha 3, já que estão querendo enfiar BRT no lugar dela já.
ResponderExcluirA Linha 3 será metrô. O Governo Cabral quer estender a Linha 1 até o Méier. Resta saber como os passageiros entarão na mesma linha de metrô que começará na Barra.
ExcluirSou a favor da linha 1 circular. Desafogaria um pouco o trecho do Centro. Viagens entre a Tijuca e a Zona Sul poderiam ser feitas em menos tempo pela "perna" oeste.
ResponderExcluirAcho imperativo também resgatar o projeto original da linha 2 prolongando o trecho atual desde o Estácio até Niterói passando pelo Catumbi, Cruz Vermelha, Carioca e Pça. XV.
Além dessas, seria interessante ter algumas linhas transversais na cidade, cruzando às linhas atuais em outros pontos (ex: Copacabana - Porto Maravilha; Ipanema - Fundão - Galeão e Grajaú - Pça. Mauá passando por Vila Isabel, Maracanã, S. Cristóvão e Porto Maravilha).
Outra linha deveria ligar Galeão ao Santos Dumont unindo as estações dos diversos modais: rodoviária, terminal de passageiros do Porto e barcas na Pça. XV.
Fernando, vc concorda em tudo com o que este blog defende!
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