Quando o metrô do Rio estava para começar a ser construído, sua obra foi dividida em lotes e cada lote de construção foi licitado. Através de pesquisas na internet em diversos sites que comentam como foi feita a construção do Metropolitano do Rio de Janeiro, encontramos diversos lotes.
O mais famoso dos lotes há pelo menos 30 anos é o Lote 29, justamente um dos que não foi construído. Ele é o lote da conclusão da Linha 2: a ligação da Estação Estácio com a Estação Carioca, através da Estação Catumbi e Estação Praça da Cruz Vermelha.
Infelizmente, a relação abaixo não está completa. Você tem como ajudar a completá-la?
O mais famoso dos lotes há pelo menos 30 anos é o Lote 29, justamente um dos que não foi construído. Ele é o lote da conclusão da Linha 2: a ligação da Estação Estácio com a Estação Carioca, através da Estação Catumbi e Estação Praça da Cruz Vermelha.
Infelizmente, a relação abaixo não está completa. Você tem como ajudar a completá-la?
Lotes do Metrô do Rio de Janeiro
- Lote 01 - Praça Onze - Central do Brasil
- Lote 02 - Central do Brasil - Avenida Presidente Vargas
- Lote 03 - Estácio Presidente Vargas
- Lote 04 - Largo da Carioca
- Lote 05 - Palácio Monroe
- Lote 06 - Praça Paris
- Lote 07 - Praça José Alencar - Glória
- Lote 08 - Praça José de Alencar - Rua Farani.
- Lote 09 - Rua General Polidoro - Rua Farani
- Lote 10 - Botafogo - Morro de São João
- Lote 11 - Cidade Nova
- Lote 21 - Marquês Valença - Praça Onze
- Lote 22 - Estácio - Largo Segunda-Feira
- Lote 23 - Largo Segunda-Feira - Sães Peña
- Lote 29 - Estácio - Carioca
- Lote 30 - Estácio - Rua Sergipe
- Lote 31 - Rua Sergipe - Alameda Gama Filho
- Lote 32 - Alameda Gama Filho - Maria da Graça
- Lote 60 - Rua Pilares Carvalho - Inhaúma
- Lote 61 - Tomaz Coelho - Irajá
- Lote 62 - Irajá - Pavuna
O lote 10 também não foi feito ,a estação Sao Joao ,onde você conseguiu essa informação dos lotes?Muito legal isso
ResponderExcluirA linha e um esqueleto das plataformas foram construídas e são utilizados. A estação São João seria diferente das outras, com as plataformas para cada sentido em "andares" diferentes.
ExcluirAgora, não dá para engolir o fato de o Lote 29 ter sido deixado para trás. Temos que pressionar o desgovernador Cabral a mandar fazer a obra e estender o Lote 29 até a Praça XV.
Atílio, com exceção do lote 03, eu desconheço outro lote usado para uma estação. As estações, se não me engano, nos anos 70 e 80 foram licitadas à parte e o lote se refere apenas à construção do túnel. É minha impressão mas posso estar errado.
ExcluirLevantei estes lotes após muita pesquisa. Infelizmente, ainda está bastante incompleto.
Celso, os trens passam em paralelo no que seria a Estação Morro de São João.
ExcluirOlá Miguel, você saberia dizer aonde conseguiríamos plantas do projeto executado? Gostaria de completar o OpenStreetMap com a maior quantidade de dados possível.
ResponderExcluirJá tenho o contorno de algumas estações, mas gostaria de saber o local exato pelo qual os trilhos passam.
[]s
Talvez na Rio Trilhos.
ExcluirEsta notícia - postada aqui mesmo no blog - apresenta os lotes 2 e 3 com uma configuração diferente:
ResponderExcluirhttp://1.bp.blogspot.com/-sCUazl0OfI0/TisChVw2UlI/AAAAAAAAL9c/Cv48ch3ENe8/s1600/vasco1973.jpg
[]s
Acho que foi um erro do jornal da época.
Excluir