quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Os Lotes Originais do Metrô do RIo de Janeiro

Quando o metrô do Rio estava para começar a ser construído, sua obra foi dividida em lotes e cada lote de construção foi licitado. Através de pesquisas na internet em diversos sites que comentam como foi feita a construção do Metropolitano do Rio de Janeiro, encontramos diversos lotes.

O mais famoso dos lotes há pelo menos 30 anos é o Lote 29, justamente um dos que não foi construído. Ele é o lote da conclusão da Linha 2: a ligação da Estação Estácio com a Estação Carioca, através da Estação Catumbi e Estação Praça da Cruz Vermelha.

Infelizmente, a relação abaixo não está completa. Você tem como ajudar a completá-la?


Lotes do Metrô do Rio de Janeiro

  • Lote 01 - Praça Onze - Central do Brasil
  • Lote 02 - Central do Brasil - Avenida Presidente Vargas
  • Lote 03 - Estácio Presidente Vargas
  • Lote 04 - Largo da Carioca
  • Lote 05 - Palácio Monroe
  • Lote 06 - Praça Paris
  • Lote 07 - Praça José Alencar - Glória
  • Lote 08 - Praça José de Alencar - Rua Farani.
  • Lote 09 - Rua General Polidoro - Rua Farani
  • Lote 10 - Botafogo - Morro de São João
  • Lote 11 - Cidade Nova
  • Lote 21 - Marquês Valença - Praça Onze
  • Lote 22 - Estácio - Largo Segunda-Feira
  • Lote 23 - Largo Segunda-Feira - Sães Peña
  • Lote 29 - Estácio - Carioca
  • Lote 30 - Estácio - Rua Sergipe
  • Lote 31 - Rua Sergipe - Alameda Gama Filho
  • Lote 32 - Alameda Gama Filho - Maria da Graça
  • Lote 60 - Rua Pilares Carvalho - Inhaúma
  • Lote 61 - Tomaz Coelho - Irajá
  • Lote 62 - Irajá - Pavuna

8 comentários:

  1. O lote 10 também não foi feito ,a estação Sao Joao ,onde você conseguiu essa informação dos lotes?Muito legal isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A linha e um esqueleto das plataformas foram construídas e são utilizados. A estação São João seria diferente das outras, com as plataformas para cada sentido em "andares" diferentes.

      Agora, não dá para engolir o fato de o Lote 29 ter sido deixado para trás. Temos que pressionar o desgovernador Cabral a mandar fazer a obra e estender o Lote 29 até a Praça XV.

      Excluir
    2. Atílio, com exceção do lote 03, eu desconheço outro lote usado para uma estação. As estações, se não me engano, nos anos 70 e 80 foram licitadas à parte e o lote se refere apenas à construção do túnel. É minha impressão mas posso estar errado.

      Levantei estes lotes após muita pesquisa. Infelizmente, ainda está bastante incompleto.

      Excluir
    3. Celso, os trens passam em paralelo no que seria a Estação Morro de São João.

      Excluir
  2. Olá Miguel, você saberia dizer aonde conseguiríamos plantas do projeto executado? Gostaria de completar o OpenStreetMap com a maior quantidade de dados possível.

    Já tenho o contorno de algumas estações, mas gostaria de saber o local exato pelo qual os trilhos passam.

    []s

    ResponderExcluir
  3. Esta notícia - postada aqui mesmo no blog - apresenta os lotes 2 e 3 com uma configuração diferente:

    http://1.bp.blogspot.com/-sCUazl0OfI0/TisChVw2UlI/AAAAAAAAL9c/Cv48ch3ENe8/s1600/vasco1973.jpg

    []s

    ResponderExcluir