sábado, 6 de outubro de 2012

Plataforma Fantasma Também em São Paulo

A Estação Pedro II faz parte da Linha 3 Vermelha do metrô de São Paulo. Embora o trecho Sé-Brás tenha sido inaugurado em 1979, a Estação Pedro II só foi inaugurada em 1980. Durante mais de um ano, os trens passavam em baixa velocidade pela Estação Pedro II que ainda estava sendo construída. Ela está em operação desde então.

No entanto, outra curiosidade podemos encontrar na Estação Pedro II. Trata-se de sua plataforma para a Linha 4 Amarela, que nunca foi inaugurada. Isso se deve ao fato que a Linha 4 tomou outro rumo e não vai mais passar pela Estação Pedro II.

Gasto de dinheiro público? Claro!

São Paulo e Rio de Janeiro precisam urgentemente de mais transporte subterrâneo sob trilhos. Já é difícil construir uma estação de metrô. Pior é abandoná-la ou sub-utilizá-la.

Fonte da Foto: Wikipedia.

6 comentários:

  1. Vale lembrar que em São Paulo, além das plataformas abandonadas em Pedro II, existiam as plataformas fantasmas da estação Republica, que de 1983 até 2004 ficaram aguardando os trilhos da linha 4, que finalmente chegaram.

    Na estação Paraíso da linha 1 também há plataformas abandonadas, só que estas, visíveis ao publico. Foram cobertas com piso falso e dá para notas os mármores das bordas e a faixa amarela. Eram plataformas do ramal de Moema, que nunca saíram do papel.

    Se não me engano, a estação Chácara Klabin também tem plataformas prontas à espera da linha 5.

    Uma vez, em 1998, consegui visitar as plataformas fantasmas da estação Republica, que não estavam visíveis ao público. Em Pedro II as plataformas são visíveis pelo primeiro nível, através de uma espécie de claraboia, pois essas plataformas são subterrâneas, mas as plataformas da linha 3 são elevadas.

    Tenho muita curiosidade em conhecer as plataformas fantasmas da estação Carioca. Estão escondias do publico, não é? Espero que um dia elas passe por ela, trilhos.

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    1. Já estou ciente de outros casos de abandono em SP. Mas a da Pedro II é a mais evidente e conhecida. Quanto à Estação Carioca, sim, a plataforma da Linha 2 está lá há quase 40 anos.

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    2. Passei por lá e vi a plataforma... Ela é bem evidenciada, usa-se um círculo similar ao da estação Sé, que permite de um nível ver outro. Seria uma baldeação bem simples, inclusive.
      PS: desperdício foi ter pensado o ramal Moema. Abandoná-lo foi uma forma de minimizar o desperdício: São Paulo não suportaria intervalos de quatro minutos entre Jabaquara e Paraíso. Foi uma forma de manter as linhas independentes. Espero que no Rio de Janeiro tenhamos abandono de formação de ramal e tenhamos a linha 2 independente.

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  2. Como sou de SP gostei do post.
    Bem sobre a plataforma da estação D.Pedro ela constava no projeto original da linha 4. A plataforma da Republica teve que ser demolida (a central e a lateral) para a passagem do shield.(o que matou o projeto original de embarque na central e desembarque pela lateral).
    Na estação Chacara-Klabim a estrutura dela foi construída para suportar as obras da linha 5, mas as plataformas não foram construídas(uma pena já que a expansão está em obras) a linha 5 vai ficar abaixo da linha 2.

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