terça-feira, 23 de abril de 2013

VLTs no Centro

O Rio de Janeiro é uma grande metrópole mas como o Prefeito e o Governador não escutam a palavra de especialistas, executam projetos de transporte público de cidades pequenas.

Dizem que até a Copa do Mundo de futebol de 2014, que será realizada em meados do ano, o Centro da cidade ganhará uma série de linhas de VLTs - bondes modernos.

O sistema de VLTs, caso saia mesmo do papel não vai substituir nenhum projeto de metrô para a área, tal como não aconteceu com as linhas de ônibus articulardos - BRTs.

VLTs poderiam ser utilizados para bairros pequenos, fora do alcance do metrô, como: Horto, Leme, Santa Teresa, Arpoador, Bairro Peixoto, Muda, Usina, Alto Leblon, Alto da Boa Vista, etc. Mas nunca como transporte de massa.

Não vai dar vazão à demanda. E além do mais: o passageiro vai continuar sofrendo com o sol, com a chuva, com o vento, com o calor e com o frio. Se fosse metrô subterrâneo, o passageiro não sofreria com o clima e chegaria com mais conforto ao seu destino final.

12 comentários:

  1. É só pra inglês ver mesmo. Ele não vai colocar VLT em bairros onde não vão passar turistas. De qualquer modo, duvido que saia do papel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina o caos no transito com um VLT passando no meio da Rio Branco. Se não reduzir o número de ônibus trafegando ali vai ser impossível.

      Excluir
    2. É...eu não sei o que vai acontecer.

      Excluir
  2. Olá Miguel,

    Vc sabe algo sobre a inauguração da estação uruguai na Tijuca e da liberação das ruas dona delfina e itacuruçá?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que a OAS vai entregar a obra para o Governo até o final de Maio. Não tenho maiores detalhes.

      Excluir
    2. A OAS Vai entregar em Junho conforme relatorio trimestral disponivel no site das OAS e funcionários da empresa que trabalham na Obra.
      Acredito que as ruas deverão estar liberadas junto com a conclusão das obras da OAS. Mas, a inauguração será posterior dependendo de conclusão de serviços fora do escopo da OAS como sinalização, etc...

      Sds.

      Augusto Cancio
      Jesus venceu o mundo!

      Excluir
    3. Acho que entra em operação até o início da Copa das Confederações.

      Excluir
  3. O mais grave disso é que VLTs continuam parando em sinal. E na Av. Rio Branco, existem mais de 10 cruzamentos. Mais um Mega FAIL para o prefeitinho Paespalho.

    O centro do Rio é carente - como toda a cidade - de um metrô eficiente. Basta ver que a Av. rio Branco não tem nehuma linha passado ali embaixo. E a Av Presidente Vargas só tem uma, podendo comportar pelo menos mais 3 por ali por baixo, indo para diferentes bairros da Zona Norte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo. VLT deveria ser para cidade pequena apenas.

      Excluir
  4. Em tempo, esse post em meu blog mostra um metrô ideal para a cidade toda (só poderia ser primeiro de abril mesmo...): http://claroquepoggi.blogspot.com.br/2013/04/metro-dos-sonhos-do-rio-1o-de-abril.html

    ResponderExcluir