sábado, 31 de agosto de 2013

O Acesso da Lagoa

O acesso pela Lagoa à Estação General Osório 2 está sendo construído. O passageiro que entrar por este acesso caminhará cerca de 500 metros até chegar à plataforma de embarque e desembarque. Sua entrada ficará próxima às águas da Lagoa e não perto dos prédios. O túnel deste acesso ainda está sendo escavado e só deverá chegar ao seu destino final em Março de 2014.

O método de construção será o jet ground em toda a área para reforçar o piso da Lagoa e criar a passagem. Ela foi concebida como ventilação para a obra mas será utilizada por pessoas no futuro, o que é um grande ponto positivo aos moradores da região. As encostas da montanha foram totalmente preparadas e os prédios na área nunca tiveram tanta segurança em relação às quedas de pedras.

Na foto do mapa, a linha laranja vertical na parte de cima é para a ventilação e posterior acesso à Lagoa; a azul e laranja é a Estação General Osório 2; a cinza é a General Osório 1, que já está pronta e voltará a funcionar em Novembro se não houver atrasos.

Na foto de baixo, à direita, é possível ver a chegada dos passageiros vindos da Lagoa na futura estação.

As fotos foram gentilmente cedidas pela SAC - Sociedade Amigos de Copacabana. 

6 comentários:

  1. Será preciso mudar de trem na General Osório para seguir em direção à Barra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você pegar o trem da Linha 1 não. Se pegar o da Linha 2 sim.

      Excluir
  2. Pessoal, acho que só eu vejo esse acesso à Lagoa como mais desperdício de dinheiro público (como se já não bastasse a expansão da estação construída errada). Sigam a lógica: já não está certa a construção da estação Jardim de Alah? E ela não ficará, mais ou menos, no meio da porção sul da lagoa? Afirmativo para ambas as perguntas e é nessas horas que digo que cada modal tem seu espaço, que um complementa o outro. Dito isso, seria muitíssimo melhor que saíssem 2 linhas de ônibus “metrô na superfície” com trajetos circulares/abraçantes: uma linha sairia da estação Jardim de Alah, seguiria pela Av. Epitácio Pessoa e contornaria a lagoa, voltando pela a Av. Borges de Medeiros até retornar à estação. A outra linha faria o trajeto inverso. Simples! Muito mais barato e prático do que a longa caminhada que será feita no subterrâneo! Lembrando que essa idéia de linha para Lagoa “meio” que existe na época da árvore de Natal flutuante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. George, o acesso pela Lagoa será longe da Estação Jardim de Alah. Neste caso, não acho que seja desperdício de $. O dinheiro jogado fora é por terem feito duas estações General Osório.

      Excluir
  3. Será que não se podia fazer o mesmo para ligar o aerorporto SAntos Dumont ao metro da cinelândia?

    Magno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Santos Dumont deveria ter uma estação da Linha 5 (promessa do Pan 2007) e poderiam sim construir um túnel de acesso à Linha 2 na futura Estação Praça XV.

      Excluir