terça-feira, 20 de agosto de 2013

VLTs no Lugar da Linha 7

A Prefeitura de Niterói encomendou um estudo de viabilidade econômica para implantar bondes VLTs em Charitas, Centro, Icaraí, Ingá, São Francisco e Santa Rosa. Grande parte de seu traçado era da planejada Linha 7 do metrô fluminense.

Nada contra VLTs mas eles deveriam ser complementares ao metrô. Nada substitui o transporte de massa que tira veículos das ruas.

Niterói é uma grande cidade, já foi capital do antigo estado do Rio de Janeiro e deveria receber as Linhas 3 e 7 do metrô.

10 comentários:

  1. Olhando assim, não me parece uma ideia tão ruim. Conheço algumas cidades de média porte na Europa que não possuem metrôs (Köln, Stuttgart), apenas VLTS... Funciona bem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco, funciona bem porque as pessoas já estão em seus centros urbanos. Já pensou nas milhares de pessoas de Niterói que precisam trabalhar todo dia no Rio de Janeiro ou em Itaboraí? O Grande Rio é muito maior que Colônia e Stuttgart juntas.

      Excluir
    2. Pelo que você disse era a linha 7. Se a linha 3 sair (como planejado, cruzando a baía), não acho que seja um problema. Teria que ter uma integração com a linha 3...

      Excluir
    3. A Linha 7 deveria terminar na Estação Praça Araribóia para então o passageiro seguir pela Linha 3.

      Excluir
    4. Se colocassem vlts, como as da bom sinal, de 4 carros, a diesel e aproveitando a via existente. de arariboia a itaborai, seria uma obra bem mais barata e rápida. Seriam de superfície mesmo.

      Excluir
    5. Seria rápido e barato. VLTs não funcionam em cidades grandes porque não conseguem transportar a mesma quantidade de pessoas que trens e metrôs. Isso sem contar o desconforto do sol e da chuva. Se não bastasse isso tudo, o VLT ocuparia uma faixa de rolamento dos carros. Ou seja, quem usa carro vai continuar engarrafado.

      Excluir
  2. Concordo com Miguel. São sistemas complementares. O centro da cidade do Rio terá 6 linhas e somente nesta área. E temos que torcer para dar certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VLTs numa cidade de 8 milhões de habitantes, com o calor do nosso verão e as tempestades, não darão certo. Poderiam dar certo em Anápolis, Cabo Frio, Cascavel, etc.

      Excluir
  3. Acho que querem construir por desespero, pois sabem que se depender do governo do estado, a linha 7 nunca sairá do papel.

    ResponderExcluir