sábado, 7 de setembro de 2013

O Projeto Original da Estação General Osório

O projeto da Estação General Osório foi elaborado nos anos 2000. A imagem ao lado é de 2005 e foi utilizada como base para o Governo Sérgio Cabral desfazer o que estava previsto.

Se o projeto original da Estação General Osório tivesse sido executado, com parte do túnel de ligação para a futura Estação Praça Nossa Senhora da Paz, não estariam construindo hoje a Estação General Osório II e o custo de R$ 377 milhões (valor de 2010) teria sido guardado para a construção de outras estações de metrô.

E olhem que este não é o projeto original da estação. A Estação General Osório era para ter sido construída integralmente sob a praça General Osório.

Fora Sérgio Cabral!
 

24 comentários:

  1. Essa é a planta de localização da Estação General Osório que esta construída.

    A "parte do túnel de ligação para a futura Estação Praça Nossa Senhora da Paz" não foi construída pelo mesmo problema alegado para a construção da nova estação.

    Teriam que desapropriar os prédios acima do túnel.

    Sinceramente não fiz as contas, mas com o preço do metro quadrado em Ipanema tenho minhas dúvidas sobre o que é realmente "menos custoso". Construir a nova estação ou pagar para desapropriar os edifícios, demoli-los e limpar o terreno.
    Imagino também que nenhum morador concordaria em receber o preço de mercado para ter seu imóvel desapropriado, tenho certeza que iriam querer uma grande indenização moral pelo fato de terem que sai de suas casas na zona sul, lembrando que esses prédios não só construções ilegais.

    Só estou ponderando, também não sou a favor de Cabral e sua Gangue.

    Para mim, se já sabiam que não poderiam continuar a linha por essa estação ela deveria ter sido modificada antes ou nem ter sido construída.

    Não é a estação nova que esta errada, a errada é a que já esta construída, foi nessa que a roubalheira rolou solta.

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    1. Leonardo: indenizações a parte, a estação deveria ter apenas uma plataforma e ser apenas uma. Ou seja, deveria ter sido construída corretamente e de uma vez só.

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  2. Olá. O Leonardo resumiu tudo em sua frase final: “Não é a estação nova que está errada, a errada é a que já está construída (...)”. O projeto da 1ª estação é da época do Garotinho / Garotinha, que covenhamos foram bem piores que o Cabral no tocante aos transportes públicos (basta lembrar do terreno em Acari que seria um CM exclusivo para a linha 2 e que ele transformou em um conjunto popular. Nada contra mas... poderia muito bem ser em outro lugar!) e no modo de governar de uma forma geral, o erro do Cabral foi não ter revisto o projeto. E me lembro que ele e o Júlio Lopes haviam dito em 2010, depois da estação já pronta e com o Rio já confirmado como sede olímpica, que não tinham a intenção de expandir o metrô depois desta estação. Ou seja, devem ter usado os projetos que existiam desde a década de 60 (e que eu ainda acho muito atuais) como papel higiênico!

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  3. Eu sinceramente, acho que não era necessário, agora, a construção dessa linha 4, principalmente no lugar que está sendo construída. Os moradores de Leblon, Ipanema, Gávea São Conrado e Jardim Oceânico não precisam de metrô. Este será apenas mais um privilégio pra eles.

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    1. Todos precisam de metrô mas eu também acho que deveriam concluir a Linha 2 antes de tudo.

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    2. Como assim os moradores dessas regiões não precisam de metrô? Por quê? Porque são ricos e têm carros? Esse é um pensamento tão mesquinho que nem dá vontade de discutir... Mas esse tipo de gente, mesmo que esteja certo (mas não está) esquece que não só de moradores vive um um bairro. Há pessoas que trabalham lá e vêm de longe. Pense nisso.

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    3. Não é mesquinharia, é simplesmente realismo. E sobre as pessoas que trabalham lá e moram longe, é só a prefeitura melhorar a frota de ônibus que circula na zona sul, que elas irão atender perfeitamente tanto aos moradores quanto aos trabalhadores, sem necessidade de uma obra cara dessas que poderia estar sendo feita em algum outro local local que precisa muito mais.

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    4. Augusto: a Zona Norte é que tem a maior quantidade de estações de metrô. O projeto de conclusão da Linha 1 circular diminuiria ainda mais a distância entre as Zonas Norte, Centro e Sul. Fora isso, me desculpe, mas quem paga mais IPTU merece ter melhores serviços. Ou se não, por que não se calcula a média de IPTU pago na cidade e divide ele igualmente entre todos os moradores? Você diz que os ricos têm carros. Têm carros porque não têm metrô!

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    5. Mas com o metrô chegando aos bairros deles, na minha opinião, eles não vão deixar de usar seus automóveis pra se locomover.

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    6. Augusto: podem (talvez, hipoteticamente) não deixar de usar seus carros para se locomoverem, mas quem freqüenta esses bairros, e não é pouca gente, vai estar bastante incentivado a não usar o carro (e terá transporte mais rápido que ônibus). O trânsito fluirá melhor e todos ganham.

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    7. Augusto, ninguém gosta de ficar em engarrafamento. Não adianta somente a Zona Sul ter metrô.

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    8. Tendo carro ou não. Você vai preferir ir do Flamengo ao Jardim Oceânico às 17:00 de uma 6a Feira de carro ou de metrô?

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  4. É preciso lembrar - e eu não estou de maneira alguma defendendo a corja do Cabral - que o projeto original da estação sob a praça Gal. Osório é virtualmente inviável por conta dos espigões de Ipanema. Mesmo o traçado mostrado nessa imagem já seria praticamente impossível por conta das fundações dos prédios ao redor. Seria preciso desapropriar centenas de imóveis e indenizar em alguns milhões os moradores, e todos sabemos a quantas anda o metro quadrado na zona sul, principalmente em Ipanema. Isto posto, infelizmente, o traçado atual que está sendo construído economicamente passou a ser o mais viável.

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    1. Rafael, me desculpe mas antes de se construir a primeira GO, era possível desviar o túnel do metrô mesmo se fosse fazendo-o mais longo. Lembro que o projeto original previa 5 estações para Copacabana que acabou ficando com apenas 3. Ou seja, o metrô precisava ter as poucas estações nos lugares corretos.

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    2. São os prédios que impediram a estação GO 1 ser construída no lugar correto.

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  5. Quais seriam as 5 estações de Copacabana e onde seriam?

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    1. Lido, Siqueira Campos, Raimundo Corrêa, Miguel Lemos e Raul Pompéia.

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