As obras da Estação Uruguai começaram nos anos 1970 e terminaram em julho de 2013. Em fevereiro de 2014, começaram os testes para que ela possa ser inaugurada em março.
Três Graves Erros no Projeto de Mobilidade Urbana da Cidade
A Estação Uruguai foi construída onde ficava o antigo pátio de manobras do metrô na Zona Norte. O popular "Rabicho da Tijuca" deu lugar à Estação Uruguai. No entanto, a Estação Uruguai foi originalmente prevista pela Rio Trilhos nos anos 1960 e 1970 para ficar sob a Rua Uruguai. Fazia sentido, não é? No entanto, estes acordos entre concessionária e Governo Estadual fez com que a concessionária Metrô Rio construísse a Estação Uruguai sem escavar os 150 metros que faltavam para que a Estação Uruguai ficasse na Rua Uruguai. Então, a Estação Uruguai não ficará na Rua Uruguai e foi construída onde havia o buraco do então pátio de manobras. A concessionária então economizou muito dinheiro e nós cariocas pagaremos a vida inteira por isso.Outra questão importante é que a Estação Uruguai deveria receber três linhas de metrô mas foi construída da forma mais barata possível com apenas uma plataforma que receberá apenas os trens da Linha 1. A Estação Uruguai deveria receber os trens vindos da Gávea, do Méier e de Muda e Usina. Infelizmente, com apenas uma plataforma, o Governo terá que optar se a Linha 1 vai para o Méier ou se vai fechar seu anel com a Gávea. Ao que tudo indica, vai para o Méier. A Estação já está em curva apontada para a Zona Norte.
Por último, sem o rabicho (pátio de manobras), o intervalo entre os trens será maior.
Mesmo com os defeitos apontados no texto, acho positivo a inauguração da estação Uruguai.
ResponderExcluirNo início dos anos 80 fui estagiário numa empresa onde trabalhava o filho de um dos diretores do Metrô que certa vez comentou que estavam estudando (já naquela época) levar a linha 1 à Gavea. A curva em direção ao maciço da Tijuca passaria pelo Colégio São José.
Levar a linha 1 até o Meier só pioraria sua operação, com mais passageiros no mesmo trajeto. Talvez aliviasse os trens.
Não vejo problema de engenharia no fato de o projeto da estação Uruguai não ter previsto conexão com outras linhas futuras. Isso pode ser feito mesmo com a estação operando. Duvido que as redes de Metrô de Londres ou Paris tenham sido planejadas desde o início como são hoje. É mais provavel que novas linhas tenham sido acrescentadas aos poucos e as estações conectadas como foi possível dentro da técnica de cada época.
Vejo hoje 2 prioridades para o Metrô: terminar o projeto da linha 2 do Estácio à Praça XV e ligar a linha 1 à Gavea. Só não consigo decidir qual dessas duas seria a mais importante.
Fernando, tanto a conclusão da Linha 1, quanto a Linha 2, são muito importantes para diminuir o tempo de deslocamento do carioca.
ExcluirQuanto ao resto concordo com você.