Esse post provoca algumas perguntas: 1) O que, além de restrições orçamentárias, impede o uso simultâneo de vários "tatuzões" (TBM)? 2) Esses equipamentos têm, necessariamente, que ser comprados pelo Estado? Não podem ser alugados? Não podem ser da(s) construtora(s)? Não tenho certeza mas acho que o metrô de SP têm várias TBM operando em linhas diferentes. Isso acelera a construção da malha. Será que até para construir nosso governo também segue o paradigma de fazer tudo em série em vez de em paralelo?
Aqui em SP o estado compra a " tuneladora " mas ele usa em diversas linhas por exemplo a tuneladora que escavo a linha 4 também está sendo usada para fazer parte da expansão da linha 5. Elas são reformadas e depois colocadas para trabalhar de novo.
Isso, Yago. No Rio, tivemos uma tuneladora que foi montada, desmontada e mandada embora nos anos 80. Agora temos uma super poderosa tuneladora que está parada por erro de projeto.
Bem, longe de mim querer defender esse governo ridículo que temos... Mas vejo alguns itens que atrapalham e não deveriam ser ignorados: 1) Mão de obra chinesa infinitamente mais barata, disponível e sem direitos trabalhistas que a brasileira... 2 bilhões de chineses, trabalhando quase como escravos... as coisas saem mesmo! 2) Nossa geologia parece bem complicada, esmagado entre montanhas e o mar... Me parece que essas dificuldades não são irrelevantes... 3) Qualidade de mão de obra no Brasil - Trabalho na área de tecnologia, e não de engenharia ou construção civil, e é impressionante como é complicado preencher vagas!! Temos um problema muito grave de mão de obra qualificada no Brasil e isso, ao meu ver, dificulta/impossibilita a abertura de diversas frentes de trabalho.
Reforço que não defendo nenhum governo. Com boa vontade e competência daria pra fazer muito mais do que é feito... Mas daí a comparar com Xangai vai uma distância enorme.....
Oi Wilder, vamos lá: 1) Realmente os chineses têm menos direitos que os brasileiros, no entanto é o ganha pão deles. 2) As montanhas do RJ facilitam a escavação de túneis. Graças a elas também, que uma ligação Zona Sul-Norte, Zona Oeste-Sul ou Zona Norte-Oeste pode ser feita com túneis muito pequenos, se comparado a cidades como Xangai ou São Paulo. O Rio não precisa de 350 km de metrô, mas com 160km já seria muito bem atendido. 3) O Brasil tem engenheiros suficientes para conduzir as obras do metrô. Não é à toa que diversos metrôs estão sendo construídos neste momento em BH, POA, SP, Fortaleza, Rio, etc. O que falta é verba para contratar a mão de obra mais barata, que não precisa ser especializada. Gastou-se muito com um tatuzão gigantesco que se viu desnecessário.
No geral, seu comentário foi muito bom. São itens a serem discutidos com a socidade mesmo. Os direitos trabalhistas não impedem só o metrô, mas toda a indústria e o comércio nacionais.
Esse post provoca algumas perguntas:
ResponderExcluir1) O que, além de restrições orçamentárias, impede o uso simultâneo de vários "tatuzões" (TBM)?
2) Esses equipamentos têm, necessariamente, que ser comprados pelo Estado? Não podem ser alugados? Não podem ser da(s) construtora(s)?
Não tenho certeza mas acho que o metrô de SP têm várias TBM operando em linhas diferentes. Isso acelera a construção da malha.
Será que até para construir nosso governo também segue o paradigma de fazer tudo em série em vez de em paralelo?
Aqui em SP o estado compra a " tuneladora " mas ele usa em diversas linhas por exemplo a tuneladora que escavo a linha 4 também está sendo usada para fazer parte da expansão da linha 5.
ExcluirElas são reformadas e depois colocadas para trabalhar de novo.
Isso, Yago. No Rio, tivemos uma tuneladora que foi montada, desmontada e mandada embora nos anos 80. Agora temos uma super poderosa tuneladora que está parada por erro de projeto.
ExcluirSP tem 3 e CE tem 4.
ResponderExcluirBem, longe de mim querer defender esse governo ridículo que temos...
ResponderExcluirMas vejo alguns itens que atrapalham e não deveriam ser ignorados:
1) Mão de obra chinesa infinitamente mais barata, disponível e sem direitos trabalhistas que a brasileira... 2 bilhões de chineses, trabalhando quase como escravos... as coisas saem mesmo!
2) Nossa geologia parece bem complicada, esmagado entre montanhas e o mar... Me parece que essas dificuldades não são irrelevantes...
3) Qualidade de mão de obra no Brasil - Trabalho na área de tecnologia, e não de engenharia ou construção civil, e é impressionante como é complicado preencher vagas!! Temos um problema muito grave de mão de obra qualificada no Brasil e isso, ao meu ver, dificulta/impossibilita a abertura de diversas frentes de trabalho.
Reforço que não defendo nenhum governo. Com boa vontade e competência daria pra fazer muito mais do que é feito... Mas daí a comparar com Xangai vai uma distância enorme.....
abs
Oi Wilder, vamos lá:
Excluir1) Realmente os chineses têm menos direitos que os brasileiros, no entanto é o ganha pão deles.
2) As montanhas do RJ facilitam a escavação de túneis. Graças a elas também, que uma ligação Zona Sul-Norte, Zona Oeste-Sul ou Zona Norte-Oeste pode ser feita com túneis muito pequenos, se comparado a cidades como Xangai ou São Paulo. O Rio não precisa de 350 km de metrô, mas com 160km já seria muito bem atendido.
3) O Brasil tem engenheiros suficientes para conduzir as obras do metrô. Não é à toa que diversos metrôs estão sendo construídos neste momento em BH, POA, SP, Fortaleza, Rio, etc. O que falta é verba para contratar a mão de obra mais barata, que não precisa ser especializada. Gastou-se muito com um tatuzão gigantesco que se viu desnecessário.
No geral, seu comentário foi muito bom. São itens a serem discutidos com a socidade mesmo. Os direitos trabalhistas não impedem só o metrô, mas toda a indústria e o comércio nacionais.