"Aguardando a liberação do Tráfego à frente".... Por que o seu trem fica parado entre os túneis? Porque em vez de construírem a Linha 2, o Governo Sérgio Cabral preferiu construir a Linha 1A injetando trens da Linha 2 nos trilhos da Linha 1. Além dos intervalos de trens passarem a ser menores e as paradas nos túneis, a Linha 2 passou a circular com trens de 6 vagões, em vez de 8.
Miguel, ficaria mais didático e interessante (por mais óbvio que pareça) incluir uma imagem de como seria sem a Linha 1-A. Como eu disse, parece óbvio para alguns, mas pode ser esclarecedor para outros.
ResponderExcluirVocê tem toda razão.
Excluirexiste algum sistema no mundo parecido com o nosso?
ResponderExcluirLuan, em Copenhague há algo parecido. Trens que vão para destinos diferentes trafegam no mesmo trilho. Mas em várias partes da cidade há mais linhas, o que dispersa a população. Só no centro que acontece isso. Em Nova Iorque, você precisa ficar atento ao trem que vai passar: há inclusive os expressos que não páram nas estações. O grande problema é que em ambos os exemplos, a malha metroviária é compatível com o tamanho da cidade que há diversas possibilidades de baldeação em diversas estações. O que acontece no Rio, é que todo mundo faz a baldeação ou em Botafogo ou na Central com a Linha 1A.
ExcluirAlguém já leu sobre essa notícia que saiu no Jornal O Dia?
ResponderExcluirhttp://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-07-05/estado-abre-licitacao-para-plano-metroviario.html
O prazo para a empresa vencedora entregar o plano é de 1 ano. O resultado disso sai em Agosto. Alguém aí imagina qual consórcio vencerá? Eu dou um palpite: aquele em que algumas das artérias da CCR estiver envolvida, tipo: Invepar, Odebrecht, etc.
Este projeto é de estudo. CCR é de operação uma vez construída.
ExcluirMário,
ExcluirAchei bem interessante, porque a ideia é criar um plano diretor a ser seguido mesmo com a troca de políticos a cada eleição... como todos estamos acostumados a ver, pode não dar certo, mas já é um começo (e bem em época de eleições, olhem só..)
Oi Francesco, este plano diretor já existe. Foi criado na década de 60, atualizado em 70, atualizado novamente em 80/90. Nunca saiu do papel. Desculpa, mas sou cético.
ExcluirPreocupante, na notícia, a possibilidade da linha 1 seguir em direção ao Engenhaõ em vez de ir para a Gávea.
ExcluirNão me oponho à idéia de ter uma linha ligando o Engenhão ao Centro da Cidade mas acho que deveria ser uma linha independente, atendendo Grajaú, Vila Isabel, cruzando a linha 2 no Maracanã e continuando por São Cristóvão, Porto e terminando na Praça Mauá ou na Central.
É preciso exorcizar essa idéia de se esticar infinitamente a linha 1.
A boa notícia é que o estado está quebrado para fazer estas aberrações.
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