segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O Y da Linha 4

O túnel da Linha 4 entre a Zona Oeste e a Zona Sul está em fase de conclusão.

O túnel entre a Estação Jardim Oceânico e a Estação São Conrado já foi totalmente concluído. Ambas as estações estão semi-prontas. Neste trecho, apenas a ponte que ligará o túnel dentro do Morro do Focinho e a Estação Jardim Oceânica não está pronta. Sua construção começou em Fevereiro deste ano.

A primeira imagem mostra o túnel da Linha 4 já na Zona Sul. Ele fará uma bifurcação em Y. Os trens vindos da Estação São Conrado poderão seguir para a Estação Gávea ou diretamente para a Estação Antero de Quental, sem passar pela Estação Gávea. Este projeto é uma das maiores críticas à obra da Linha 4, pois não faz muito sentido este Y. No entanto, a concessionária pretende criar uma Linha 4A e uma Linha 4B dividindo seu fluxo de passageiros. É possível também que o túnel que não passará pela Gávea sirva como estacionamento de trens no futuro.

As obras hoje estão a 500 metros da Estação Gávea e a 1.000 metros da Estação Antero de Quental.

As obras entre a Estação General Osório e a Estação Gávea estão paradas. A Estação General Osório II está praticamente pronta. A Estação Praça Nossa Senhora da Paz, a Estação Jardim de Alah e a Estação Antero de Quental estão avançadas. A Estação Gávea é a mais atrasada de todas e não ficará pronta a tempo dos Jogos Olímpicos de 2016.

6 comentários:

  1. Como os trilhos serão instalados nessa chão curvo? E na General Osório, teremos que descer do trem da linha 1 pra entrar no da linha 4?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, a operação ainda está em estudo. Uma das possibilidades é a baldeação em General Osório mas do ponto de vista de obra, não será necessário.

      Excluir
  2. Esses túneis parecem tão pequenos pra terem trilhos de ida e volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. A foto não é clara. Mas eu acho que há outro túnel equivalente em paralelo e fora da foto.

      Excluir
  3. Essa de baldeação an Gal. Osório é uma piada! E de muito mal gosto. Aliás, de muito mal gosto é toda essa história da Linha 1 virar Linha 4 a partir de Ipanema. Aliás ainda, de muito mal gosto é todo o metrô do Rio!

    Em tempo: são Conrado com uma única estação é dose, assim como vai ser dose ter apenas uma estação no J Botanico...

    ResponderExcluir