segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Começou Mal, como Prevíamos

pezao ruim metro rio
Após matéria no O Globo "Para Cobrar de Pezão", no dia seguinte ele desmentiu diversas promessas feitas em campanha. Veja a lista no que se refere o transporte metroviário:


As Contradições de Pezão

  • Linha 1: Declarou que apenas falou no projeto entre a Estação Uruguai, Estação Méier, Estação Engenhão e Estação Madureira.
  • Linha 2: Continua prometida, mas não comentou sobre isso.
  • Linha 3: Só vai construir se a Presidente Dilma liberar verba federal.
  • Linha 4: Só vai construir o trecho Estação Jardim Oceânico - Estação Recreio dos Bandeirantes se a Prefeitura for parceira, o que já foi rechaçado pelo Prefeito Eduardo Paes.
  • Linha Gávea-Carioca: Obra continua a ser a única prometida e com projeto conceitual publicado. É a prioridade do Governador.

18 comentários:

  1. Pelo menos a ligaçao GÁVEA - CARIOCA parece que vai (até quando ninguém sabe...). Melhor deixar o Méier sem ligação com o metrô do que liga-lo à LINHA 1 superlotada na estação Uruguai. Méier tem que ter uma linha direto pro centro, passando por Grajaú e Vila Isabel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, Rafael. Só acho que a Gávea-Carioca não será parte deste mandato. Veja bem, esta obra só vai começar quando o Tatuzão chegar na Gávea. Estação Gávea já foi adiada para 2017. Ou seja, o Tatuzão vai começar a escavar este trecho em meados de 2017 na melhor das hipóteses. Enfim, não vai rolar...

      Excluir
    2. O que o Rafael disse é verdade....pra fazer assim é melhor deixar o Meier se ligação com o metrô, só discordo de que precisaria ir direto pro centro pois já tem os três da Supervia mas sim até a Tijuca(Sães Pena)

      Excluir
    3. A maneira mais rápida de se ir ao Centro do Méier é por trem e vai continuar sendo por trem. A ligação Méier - Uruguai é importante para facilitar o deslocamento de quem mora longe da estação de trem do Méier e longe da Estação Uruguai. Vai reduzir o número de veículos na TIjuca, Grajaú e Andaraí. Com o metrô em rede, não acredito que haja problemas se a Estação Uruguai receber as duas linhas.

      Excluir
    4. Palavras de quem mora na região do Grande Méier (Engenho de Dentro): acho que o desenho ideal das linhas 1 e 4 (1 circular e 4 Alvorada <-> Carioca) transformaria essa linha Uruguai <-> Méier (que eu gostaria que fosse Uruguai <-> Galeão, passando por Del Castilho, Bonsucesso e Hospital Universitário) uma opção e tanto para chegar na Zona Sul e Barra. E, como disse o Miguel, para o Centro a opção mais rápida continuará a ser a Supervia.

      Excluir
    5. Flávio, o Cabrão praticamente já desistiu da idéia. Ele queria fazer Uruguai - Madureira de metrô. O Méier é muito grande e merece metrô mas antes é preciso terminar as linhas já começadas.

      Excluir
    6. Quando eu digo que seria melhor ir pra Saes pena seria pra aproveitar a oportunidade de costruir estações na esquina da Barão de Mesquita com a José Higino e no Shopping que poderia ser terminal com ligação subterrânea com a Saes Pena mas infelizmente isso é td um sonho que se depender de Cabral e Pezão nunca sairá.

      Excluir
    7. É melhor não mexer neste trecho que mal ou bem ficou pronto.

      Excluir
  2. Eduardo Paes rechaçou mas logo depois disse que vai abrir sim os cofres da prefeitura. Googla aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, eu não achei. Inclusive li que ele disse que o BRT é "temporário" até esta obra do metrô ficar pronta.

      Excluir
    2. inclusive ele está fazendo as obras para levar o BRT até o Jardim Oceânico...

      Excluir
    3. Esses dias eu vi o vídeo em que ele diz que pode ajudar no metrô pq a prefeitura tem as contas equilibradas.

      Excluir
    4. Gabriel, se ele quisesse ajudar o metrô, não teria colocado ônibus para fazer o trecho Estácio - Carioca; não teria feito o BRT no lugar da Linha 6; nem o outro BRT no lugar da Linha 4 na Barra....teria criticado as obras malucas do Governo Cabral, etc.

      Excluir
    5. Metro estacio carioca praça 15, tem potencial até para suprimir o ramal belford roxo, e alavancar o potencial da linha 1. Problemas são vários desde especulação imobiliária até abandono de áreas mais distantes do centro. Por isso eles nao tocam neles.

      Excluir
    6. Estre trecho da Linha 2 poderia solucionar vários destes problemas.

      Excluir
  3. Acreditar nele eu não acredito, só to dizendo o que ouvi dele mas acretitar nesses caras do PMDB é difícil

    ResponderExcluir