terça-feira, 22 de setembro de 2015

Mapa com as Novas Licitações

O jornal O Dia publicou um novo mapa do metrô do Rio de Janeiro caso as licitações da "Linha 5" (Linha 4 original) e da Linha 4 extendida até o Recreio saíssem do papel. 

29 comentários:

  1. Esse mapa já tem um tempo que foi divulgado, o governador, sem querer defender nem dar voto de confiança no mesmo, já não toca mais nesses assuntos, agora ele só fala do lote 29 quando se fala de metrô.

    Segue o link da notícia

    http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-04-04/expansao-do-metro-inclui-santa-marta-e-humaita.html

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    1. Não há dinheiro, Bernardo. Ainda não havia publicado o mapa no blog.

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    2. Mas o lote 29 não seria de parceria de estado e iniciativa privada?

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    3. Acho que não. Trata-se de uma obra barata em relação a outras expansões.

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  2. Seria interessante se a linha verde (linha 5?) seguisse o traçado apresentado e fosse ao Recreio. Assim, a linha amarela (linha 4 modificada?) fizesse o caminho que está apresentado na imagem, além de passar por Ipanema e Leblon, e fechasse o trecho circular até a Uruguai.

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    1. A verde é a Linha 4 original (ou Linha 5 para o Pezão). Não há planos para o fechamento do anel da Linha 1.

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    2. Sabe quando isso vai acontecer, nunca. A verdade é que os ricos e os empresários de ônibus não querem essa interligação. Os ricos pq vão desvalorizar seus imóveis, já que o acesso à zona sul seria drasticamente encurtado. Uma caminho que hoje você leva uma hora, seria feito em no máximo 5 minutos. O outros é os empresários de ônibus, já que com essa interligação muitas linhas altamente rentáveis deixariam de existir. Além do metrô também deveria ter um túnel ligando a rua Uruguai com a Zona Sul. Só que até hoje a associação de moradores da Zona Sul faz com que esse projeto continue na gaveta, mesmo sendo algo que só falta executar. Ou você acha que a rua Uruguai tem aquela largura toda para que?! Ali deveria existir esse túnel.

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  3. Onde está a Estação Laranjeiras da Linha 5 (4 original)?
    Com a criação da linha 5 (4 original), a Linha 1 assume até a estação Gávea e a Linha 4 atual fica só até a Gávea? Realmente falta o lote 29 da Linha 2!

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    1. A Estação Laranjeiras faz parte da Linha Verde no mapa. A Linha 4 é Gávea - Jardim Oceânico enquanto não construírem a Linha 4 Original.

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  4. Será que agora sai o famoso lote 29??

    http://oglobo.globo.com/rio/metro-governo-do-estado-quer-dar-inicio-obra-para-ligar-estacio-a-praca-quinze-em-2016-17586856

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    1. Falta muita coisa ainda. O primeiro passo é licitar o projeto conceitual, que talvez seja desnecessário pois já existe. Então tem que licitar o projeto detalhado/técnico.

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    2. É o que eu penso quando eles falam em estudo do lote. Pra que gastar mais dinheiro com algo que já existe ??

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    3. O estudo técnico/detalhado existe dos anos 70. O terreno mudou muito por causa das novas construções. É necessário fazê-lo. Até porque há dúvidas sobre o que foi feito sob o terreno da Estação Praça da Cruz Vermelha. Mesmo com os estudos da época, algumas construções na superfície racharam com o tatuzão.

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  5. O governo divulgou o projeto da "L5" em novembro e nunca mais falou nele...acho que isso não sai tão cedo, lote 29 vem antes( Graças a Deus)

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    1. Gabriel, após o anúncio das empresas que disputariam a licitação dos estudos técnicos, as empresas que ficaram de fora entraram na justiça. De qualquer maneira, não há dinheiro para esta obra.

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    2. Ah tá.... Vlw pelos esclarecimentos.

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  6. É o que ele está dizendo agora, vai fazer a linha 2 e a linha 3.

    Se fizer isso, será uma boa escolha ! É evidente que essa "linha 5" é importantíssima para desafogar a linha 1 e seria mais barato não desmontar o tatuzão. Em uma próxima etapa eu ligaria a Uruguai à carioca (linha 1), faria a estação morro do João (linha 1) e faria a ligação RJ- Niterói. Depois "linha 5" e linha 4 até a alvorada... Tem que ser feito um planejamento físico-financeiro de pelo menos médio prazo (não espero que faça nem longo) !

    http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-09-24/linha-4-do-metro-conclui-abertura-de-tunel-entre-barra-e-leblon.html

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    1. O tatuzão será desmontado de qualquer maneira. Não há previsão da ligação Gávea - Uruguai. Nenhum político jamais falou nesta obra dos anos 80 para cá.

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    2. O Cesar Maia cogitou a retomada do anel metroviário em 2000. No acervo do Globo há reportagem sobre isso. Tenho o print, posso compartilhar. Entre 1998 e 2000, a expansão do metrô visava a Barra, mas a conexão era sempre com a Tijuca, curiosamente quando o bairro ainda era uma das maiores renda per capita da cidade.

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    3. Oi Pedro, a última notícia oficial que tenho sobre a ligação Gávea - Uruguai é de 1996. Veja Link abaixo. Se tiver uma mais recente, favor dividir conosco.

      http://metrodorio.blogspot.com.br/2014/01/projeto-preve-extensao-do-metro-ate.html

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  7. Isso, Uruguai gávea que eu quis dizer...

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  8. Como uma obra de grande importância pode ser esquecida???Então se eu for do Jardim Oceânico pra Uruguai vou ter que passar por toda linha 1, triste realidade.

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    1. Thiago, infelizmente a população não pressiona, não protesta. Apenas um antigo Presidente do Metrô era favorável a esta obra nos anos 80.

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  9. Pelo mapa, a linha 4 passaria pela orla ao invés de seguir pela Av. das Américas?

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