terça-feira, 27 de outubro de 2015

Aguardando o Tatuzão

O túnel ligando a Zona Oeste à Zona Sul construído pelo consório Rio Barra foi concluído. Ele começou a ser feito em março de 2010 e chegou ao Leblon cinco anos e meio depois. O consórcio Rio Barra ainda é responsável por construir a Estação Gávea, que deverá ser inaugurada em 2017.

A ligação entre a Estação São Conrado e a Estação Antero de Quental depende do consórcio Linha 4 Sul, responsável pelo tatuzão.
O tatuzão já saiu da Estação Jardim de Alah mas ainda não chegou à Estação Antero de Quental.

4 comentários:

  1. Algumas dúvidas:
    Esse túnel que está concluído ligando Barra à Zona Sul termina em que ponto? Na estação Gávea ou na bifurcação que separa a linha 4 para Gávea ou Leblon?
    Qual consórcio é responsável pelo trecho Antero de Quental - Gávea? Esse trecho será escavado pelo tatuzão ou pelo método convencional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O túnel após a Estação Antero de Quintal será construído inteiramente pelo tatuzão e é de responsabilidade do Consórcio Linha 4 Sul. O Consório Rio Barra já terminou sua parte do túnel. No final do Leblon, este túnel fará um Y numa direção para São Conrado e na outra para a Gávea. Uma vez que o tatuzão chegue ao encontro do túnel já aberto em rocha ele fará uma curva em direção à Estação Gávea, completando assim o Y.

      Excluir
    2. São 1 ou 2 túneis em direção à Gávea?
      Pelo que vi nos desenhos seriam 2 túneis que se cruzam em algum ponto embaixo do maciço dos Dois Irmãos, um vindo da Barra e outro vindo do Leblon havendo ainda um trecho ligando os dois para permitir que trens vindo da Barra cheguem ao Leblon.

      Excluir
    3. Serão dois túneis. Um do Leblon para a Gávea e outro da Gávea para São Conrado.

      Excluir