quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Governo Planeja Metrô Até 2045

O Secretário Estadual de Transportes Carlos Osório fez duas reuniões com as associações de moradores e do comércio de Tijuca e Méier e outra com as assosicações de moradores de Jacarepaguá, Freguesia e adjacências.

Nas duas palestras ele começou falando da importância de se concluir a Linha 2 Centro ligando a Estação Estácio com a Estação Catumbi, com a Estação Praça da Cruz Vermelha, com a Estação Carioca terminando na Estação Praça XV.

No entanto, o Secretário erradamente informou que pela primeira vez o Estado teria um Plano Diretor Metroviário. Ele mostrou desconhecer os PDMs de 1968, atualizado nos anos 70, atualizando novamente nos anos 80, 90 e 2000.

Méier:
Sobre a expansão para o Méier (Linha 1C), o Secretário falou que a ligação partiria da Estação Uruguai para a Estação São Miguel, Estação Vila Isabel, Estação Grajaú, Estação Engenho Novo, Estação Méier e finalmente Estação Engenho de Dentro. Este traçado é diferente do traçao do último PDM que previa a ligação a partir da Estação Uruguai para a Estação Praça Sachet, Estação Grajaú, Estação Barão do Bom Retiro e Estação Méier. A boa notícia é que a duplicação da Estação Uruguai estaria garantida, pois o Secretário também disse que até 2045 a ligação entre a Estação Gávea e a Estação Uruguai sairia do papel.

Zona Oeste:
Quanto ao metrô para Jacarepaguá, ele seria a Linha 6 por onde o Prefeito correu e construiu seu corredor de ônibus. O traçado da Linha 6 e suas estações não estão definidos.

Plano Diretor Metroviário:
O PDM do atual Governo do Estado deverá ser apresentado à imprensa no primeiro semestre de 2016. Mas quem garante que os futuros Governos o seguirão?

PDM do Blog 2020:
O blog lançou há cerca de dois anos seu próprio Plano Diretor. Nele, a Linha 1 ganharia a Estação Morro de São João e a ligação Estação Gávea - Estação Uruguai para fechar o anel. A Linha 2 seria concluída no Centro com as Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha, Estação Carioca e Estação Praça XV. A maior e mais custosa obra seria a da Linha 4 que no seu eixo Oeste iria até a Estação Alvorada e no seu eixo Sul e Centro iria até a Estação Carioca.

40 comentários:

  1. Entre fechar o anel da linha 1 ligando Uruguai a Gavea e espichar a linha 1 até o Meier, prefiro a 1a opção.
    Para ligar o Meier ao Centro por metrô sou a favor de uma linha independente, apesar dessa hipótese nunca ter sido cogitada antes. Imagino essa linha seguindo em direção ao Centro a Partir do Grajaú via Vila Isabel com conexão/cruzamento com a linha 2 (e supervia) na estação Maracanã, seguindo por São Cristáovão, a nova área do Porto e terminando na praça Mauá.
    Concordo com a Linha 6 Alvorada - Galeão e acho muito importante a ligação Galeão- Santos Dumont (isso era a linha5?) passando pelas principais conexões intermodais: rodoviária, leopoldina e/ou central, estação de passageiros do porto e barcas.
    Na chegada da linha 4 ao Centro, em vez da chegada na Carioca (que talvez não suporte tanta gente), talvez fosse talvez fosse interessante estudar um trajeto alternativo a partir de Santa Teresa pelo Bairro de Fátima, Cruz Vermelha, Praça da República /Central com estação terminal no Porto.
    Em todo caso acho que deveria haver pressão pela conclusão da linha 2 até a Praça XV e, possivelmente até Niterói/Barcas e pelo fechamento Gávea-Uruguai da linha 1.

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    1. A ligação Gávea - Uruguai constará no PDM, assim como o metrô para o Méier. Não sei se o Méier estará na mesma linha ou não. Temos que aguardar a divulgação do PDM. Em relação ao metrô do Méier não passar pela Tijuca sou contra. Pode até ser por outra linha mas tem que haver alguma baldeação. Caso contrário só teremos linhas paralelas, como a Supervia e nenhuma intercessão.

      A Linha 2 no Centro, a Linha 6 e a Linha 4 com chegada na Carioca, com expansão da Estação Carioca, que ficará maior, estarão no PDM. A Linha 5 eu não sei.

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    2. Poderia ser uma nova linha partindo do Engenho de Dentro e passando pelo Méier até integrar com a Linha 1 na Uruguai. Ela não terminaria aí, seguiria em frente e a Gávea sim seria a terminal, intergrando com a Linha 4. Assim, segundo esse PDM do Osório aí seria uma linha com 8 estações.

      E quem sabe depois não se poderia ligar o Engenho de Dentro com Jacarepaguá e Alvorada? Só um "devaneio".

      Abraços!

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    3. Guilherme, a linha do Méier vai começar na Freguesia, passar por Madureira, Engenhão e Méier (integração com os trens) e de alguma maneira chegar à Tijuca ou ao Centro. Não tenho maiores detalhes.

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    4. A meu ver, teria sim que passar pela Tijuca, como o Miguel comenta, teria uma linha paralela sem intercessao e assim nao ajuda e nao serve de nada, tem que haver alguma baldeação, a unica que seria mais viável devido a proximidade é a Tijuca. Infelizmente se ela começará mesmo pela Freguesia, só veremos Metro em vila isabel e Méier em 2050 rs. As obras do Leblon começaram em 2011, prevista pra terminar em 2014, mas ainda estamos no lenga lenga.

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    5. Defendo o metrô para todos os bairros, mas é preciso haver planejamento.

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  2. Nenhuma menção à ligação metroviária com Niterói...

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    1. O PDM ainda não foi divulgado. Está em fase de elaboração. No entanto, a chamada Linha 3 depende de verba federação, segundo o Governo Pezão.

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  3. Algum comentário com relação à expansão da Linha 4 além do Alvorada, chegando ao Recreio, como foi falado ano passado inclusive pelo Governador Pezão?

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    1. Paulo, ficou na promessa de campanha. O metrô até o Recreio deverá constar no novo PDM.

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    2. Vi no FB que você e outros 2 blogueiros visitaram a famosa plataforma da linha 2 da Carioca! O que você achou no geral? Parece viável uma obra mais rápida pelo que já está pronto? Ansioso também pelas fotos! abs.

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  4. Ele falou da L6 pelo mesmo traçado do BRT ou entendi errado?

    Metrô do Meier eu defendo uma linha que saia do shopping Tijuca e vá pela Barão de mesquita sentido Meier.

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    1. Gabriel, os detalhes ainda serão divulgados mas a princípio, a Linha 6 é por traçado semelhante ao do BRT.

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    2. Essa sim seria a verdadeira L6, não sou contra o metrô na Freguesia mas que seja outra linha.

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    3. Precisa ter uma linha que passe sob toda a Geremario Dantas já que o trânsito lá é horrível. Pensei em algo saindo do Downtown passando por Rio das Pedras e Anil agora travei qd cheguei no Tanque, pra onde ir depois.

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    4. Assim vários bairro nao seriam contemplados, se forem fazer que faça direito, sou a favor do projeto 1C, partindo da Estação Uruguai para a Estação São Miguel, Estação Vila Isabel, Estação Grajaú, Estação Engenho Novo, Estação Méier e finalmente Estação Engenho de Dentro, assim fecha essa parte da cidade que só se tem acesso direto de Onibus, que aliás serão varios extintos agora em Dezembro por conta acefalia do nosso prefeito.

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    5. Eles extingüem as linhas de ônibus antes de dar alternativas ao povo. Comprou-se um tatuzão gigantesco em vez de comprar dois ou três tatuzões menores que poderiam estar escavando diferentes linhas de metrô. Pior, o Estado está sem dinheiro para fazer novas obras.

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  5. Ele deu detalhes sobre a localização da estação Vila Isabel? Seria muito mais interessante que a tal estação Praça Sachet fosse alterada para ficar ali na esquina do Hospital do Andaraí mesmo e, então, dali partisse para a Praça Verdun (Grajau) ou até mesmo para a Praça 7 (Vila Isabel). O que não pode é não termos mais a Estação Andaraí, localizada na Praça Sachet.

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  6. Pelo visto, a linha 1C será mais um Y mal planejado. Não vejo problema em chegar com o metrô até o Méier, acho até bom, mas tem que ser feita uma linha sem Y.

    Pode ser que de certo se a Uruguai for feita em 2 níveis e os pontos inicial e final da linha 1 forem no Méier. Mesmo assim, acho isso uma tremenda gambiarra...

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    1. A Estação Uruguai pode ser a estação terminal desta Linha 1 C.

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    2. É, também pode ser...

      A linha 6 deve ser esse traçado, é traçado defendido por alguns políticos:

      https://www.google.com.br/search?q=linha+6+do+metro+rj&client=ms-android-motorola&prmd=inmv&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAWoVChMI2oeyvOeTyQIVQu0eCh1bSAJ-#imgrc=pqWYwEf9vG7E9M%3A

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    3. É muita viagem minha... Ou poderia esticar a estação Uruguai até o pé do alto utilizando a estrutura daquele carrefour abandonado e, dali, seguir pra gávea?

      Seria possível ficar mais perto do alto e fazer um centro de comando administrativo/shopping/ estacionamento/ terminal rodoviário naquela área. Viagem ou não?

      Abraços a todos

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    4. Temos que aguardar a publicação do PDM. Espero que isso aconteça ainda este ano.

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    5. Uruguai - Gávea deveria ser a Linha 1 circular. A Linha para o Méier deveria ser fora deste círculo.

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  7. 2045? Cara eu fui em Nova Delhi e lá não tinha metro até 15 anos atrás. Desde 2010 eles tem um sistema de metro nível Europa e você vai de tem do aeroporto (nível Ásia) pra estação central (que é tipo uma Grand Central Station). Estamos falando de um País muito mais pobre que o Brasil, com uma burocracia ainda pior que a nossa e cheio de ladrão.
    A constatação é de que o Brasil, em nível mundial, é de uma incompetencia única! Não pode levar 30 anos pra fazer meia dúzia de estações a não ser que algo esteja muito errado. Triste situação.

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    1. A Índia tem também uma excelente rede ferroviária, coisa que nós não temos.

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    2. Eu tinha uma inocente esperança de ver essa obra completa ainda em vida... 2045... estão de brincadeira...

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  8. Boa tarde, só não entendi uma coisa. Se a linha 2 for até a Praça XV, o que acontece com a estação Cidade Nova? Pois ela fica depois do acesso ao Estácio.

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    1. A Estação Cidade Nova precisa ser desativada.

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    2. Nada disso. Serão duas linhas, uma via Cidade Nova até a Z Sul e outra via Estácio até a Praça XV.

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    3. Este é o discurso político, pois não se pode anunciar que vão desmontar uma estação fútil.

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  9. Por que não fazer essa nova linha até o Meier, saindo da Praça Saens Peña? Com isso, teríamos as estações: Aldeia Campista, Vila Isabel, Geajaú, Consolação, Lins, Dias da Cruz, Jardins do Meier, Todos os Santos e Norte Shopping/Suburbana, talvez esticando até Pilares, com a Supervia.

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  10. O curioso é que em nenhum momento menciona-se em extender a linha 4 ou qualquer outra até Santa Cruz, onde com toda certeza a população sofre com a escassez de transporte público. Parece até que Santa Cruz não existe.

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    1. Massoleni, Santa Cruz tem trem, que é transporte de massa. O que é preciso é melhorar o sistema.

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