terça-feira, 24 de novembro de 2015

O que São Aquelas Vigas na Estação Carioca?

Muita gente tem perguntado isso após a visita à plataforma da Linha 2 na Estação Carioca. Aquelas vigas não significam nenhum método ultrapassado, nem nenhum sinal de obra mal-feita. As vigas são utilizadas no método de cut and cover para dar sustentabilidade ao túnel e ou buraco abertos. A Estação Carioca, assim como toda a Linha 1 e a parte subterrânea da Linha 2 foram inteiramente construídas pelo método cut and cover.

Veja abaixo algumas fotos do cut and cover sendo utilizado em diversas obras pelo mundo:





Estação Largo do Machado

Estação Saes Peña

10 comentários:

  1. Caramba...essa foto da Saes Pena não to nem conseguindo reconhecer que parte é...fim da década de 70?

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  2. O de Nova Iorque em quase toda Manhattan também foi no cut-and-cover. Maior parte sem mezanino. Outro caso assim é o de Buenos Aires.

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  3. Foto da Saens Peña é sensacional!! Parabéns pela nova foto de capa do blog, retrata bem o nosso metrô que anda mal cuidado, praticamente abandonado.

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  4. Matéria interessante migual um coisa será que seria possível publicar algo sobre os dois túneis da linha 2 altura de del Castilho e em triagem queria muito sabe sobre esses dois túneis

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    1. Douglas, se eu achar alguma informação posso fazer um post a respeito.

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  5. Miguel. Qual o forma mais barata cut & cover ou tatuzão?

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    1. Depende de quanto custa o tatuzão ou seu aluguel; depende da profundidade do túnel, depende do quanto dos serviços públicos (água, gás, luz, etc) terão de ser desviados, também depende do custo por fechar as ruas de cima no caso de cut & cover, etc. Mas o mais importante é somar o custo com o tempo: por exemplo , o tatuzão do Rio levou quase 6 meses para ser montado num buraco já escavado. Vai levar outro tempo para ser desmontado. Ou seja, durante quase um ano se paga operários para montar e demonstar uma máquina em vez de avançar na construção do túnel.

      Em suma, são várias variáveis mas acredito que o tatuzão seja melhor em túneis longos e o cut & cover melhor em túneis curtos e em áreas densamente povoadas.

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