terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Linha 3 Voltou a ser Ônibus

Corredor de ônibus ligará Niterói a Manilha por 30 quilômetros, com seis terminais e 36 estações, segundo reportagem do O Fluminense publicada em 11 de Outubro de 2015.

A verdade é que o Governo Estadual não tem dinheiro para construir o metrô e o Governo Federal não liberou a verba.

A matéria completa está aqui:

http://www.ofluminense.com.br/pt-br/cidades/brt-da-rj-104-trar%C3%A1-benef%C3%ADcio-para-200-mil

16 comentários:

  1. Lamentável essa decisão do governo. Há um tempo atrás tinha visto a entrevista do secretário de transporte dizendo que BRT só não funciona, e também disse que teria BRT na Alameda, BRT na BR e também a linha 3 de metrô. Se agora mudou é uma triste decisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Estado não tem dinheiro e o lobby dos ônibus é muito forte.

      Excluir
  2. Pelo jeito até a finalização da linha 2 vai ficar no papel.

    ResponderExcluir
  3. Na audiencia pública de quarta na Tijuca disse o secretário que a prioridade 0000001 seria o lote 29 e logo depois a L3....agora é esperar pra ver.

    ResponderExcluir
  4. A conclusão da Linha 2 até a Carioca com extensão até a Praça XV(Barcas) é fundamental para viabilizar a futura expansão para a integração da Linha 3 da Carioca ou Praça XV com Niteroi (Arariboia) e de lá até Guaxindiba (São Gonçalo). O BRT é bem vindo como braço auxiliar da Linha 3, inclusive na ligação até Itaboraí se o custo X benefício via Metrô não compensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Aliás, pelo projeto original de 1968, a Linha 2 sempre foi Belford Roxo - São Gonçalo.

      Excluir
  5. Na matéria diz que 95% dos usuários aprovam o BRT. Mas pensemos, se é pra decidir entre esses ônibus em condições lastimáveis e o BRT, é claro que as pessoas preferem o segundo...
    Só olham para os custos. Mas e o fato de se implantar um BRT numa área população como é a Alameda, por exemplo? E o número de passageiros transportados? O metrô dá banho em todos os quesitos. Esse BRT já nasceria saturado. É obra de "tiro curto". Logo logo será necessária nova intervenção para aumentar a demanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até eu defenderia o BRT em vez dos ônibus comuns se morasse nas áreas carentes de transporte de qualidade.

      Excluir
  6. Só que é mentira que o BRT reduziu o tempo para chegar até a Ilha do governado(salvo em dias atípicos).

    Acredite, pegar dois ônibus é mais rápido que o BRT.

    ResponderExcluir
  7. RJ 104 é por Tribobó!!! É continuação do Corredor Alameda São Boa Ventura, tem nada a ver com o corredor da Linha 3 (são, inclusive, complementares). Aliás, uma única linha de metrô pra uma região com mais de 2 milhões de habitantes vai resolver problema de mobilidade algum, apenas atenuar alguns deslocamentos, é necessário uma rede, a exemplo da Zona Norte do Rio (quantidade similar de pessoas e 4 troncos metroferroviários, sendo um com serviços parador e expresso e BRT transversal operando, com BRT radial em construção e, ainda assim, com problemas e gargalos severos). Esse BRT na RJ 104 será muito bem vindo e ajudará no equilíbrio econômico-financeiro da Linha 3 no futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo mas o primeiro passo seria construir a primeira linha.

      Excluir
  8. Costumo pegar o BRT, e pra falar a verdade, só fala bem quem não anda nele.
    Pra gastar dinheiro com BRT, é melhor fazer um metrô com 3 estações e depois ir fazendo mais estacoes no de correr dos anos, já que está a tantos anos para sair do papel, é melhor esperar e fazer algo bom.
    Pegar dois ônibus é mais rápido sim, salvo quando VC pega o direto, q apesar de ir como uma sardinha e no forno VC consegue chegar um pouco mais rápido, mas se fosse o metrô esse tempo seria muito mais curto.

    ResponderExcluir