quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Osório Segue Prometendo Metrô para Todo Mundo

Após se reunir com moradores de Jacarepaguá e Freguesia em Outubro, e com moradores do Méier em Novembro, o Secretário Estadual de Transportes se reuniu como morades da Tijuca e adjacências para falar sobre o metrô na Grande Tijuca.

Pelo projeto apresentado aos moradores da Zona Norte, o metrô sairia da Estação Uruguai e passaria pela Estação São Miguel, Estação Barão de Mesquita, Estação Grajaú, Estação Engenho Novo, Estação Méier e Estação Estádio Nílton Santos.

O projeto é diferente do de governos anteriores que previa a partir da Estação Uruguai: Estação Praça Sachet, Estação Grajaú, Estação Barão do Bom Retiro e Estação Méier.

Perguntado sobre fechar o anel da Linha 1 fazendo a ligação Estação Gávea - Estação Uruguai, ele também confirmou que faz parte dos planos.

Faltou o Secretário prometer duplicar a Estação Uruguai.

37 comentários:

  1. Miguel você como um estudioso acha que seria pra reconstruir o traçado de linha 4 original sem aquele x em general osorio e o fechamento do anel da linha 1 ligando Uruguai a gávea e depois uma ligação rio Niterói por baixo de baía de Guanabara ? Me diz ai o que se acha será que isso vai demora mais uns 25 35 anos pra acontecer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas, custa mais caro mas tudo é possível. A General Osório I deveria se transformar num estacionamento de trens para reparos.

      Excluir
    2. Reparos, manutenção e afins ... MetroRio não curtiu essa idéia... Eles jogam purrinha na madruga e deixam a gente no calor de manhã.. abs

      Excluir
    3. A atual Estação General Osório poderia ser usada para aliviar o atual centro de manutenção.

      Excluir
    4. Seria muito pequeno. Caberiam apenas dois trens.

      Excluir
  2. Miguel, essa Estação São Miguel já tem localização prevista?
    Mais uma vez, parabéns pelo blog!!
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como ele ficaria muito próxima à Estação Carioca, ela foi descartada.

      Excluir
    2. Não meu caro, eu me refiro à Estação São Miguel na Usina, ou Muda, dependendo da localização...

      Excluir
    3. Ah, desculpa! Não foi divulgada a localização exata. Não há sequer estudo conceitual, muito menos o técnico elaborado.

      Excluir
  3. Embora seja louvável a atitude do secretário de conversar com a população, fica claro que tudo não passa de campanha antecipada, visto que o mesmo é o potencial candidato a prefeitura ano que vem pelo pmdb, devido a deterioração da imagem de Pedro Paulo

    ResponderExcluir
  4. O fechamento do anel é indispensável para que haja sucesso na ligação Uruguai-Méier e por esse motivo deve anteceder a construção desse trecho. Caso contrário continuaremos com a "tripa" da linha 1 e isso continuará causando transtornos e superlotação ao sistema. Com o fechamento do anel quem vem precisa ir do Méier à Barra (ou ao contrário) fará o percurso integrando na estação Uruguai e seguindo sentido Gávea. O trecho Uruguai-Meier deveria ser uma nova linha. E a estação Uruguai duplicada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Pena que levar o metrô ao Méier dá mais votos do que fechar o anel Gávea-Uruguai.

      Excluir
    2. Dá mais voto e garante lucro a concessionária sem nova licitação.

      Excluir
    3. Pensando um pouco além, desafogar o trânsito do Rebouças fazendo a ligação Gávea-Uruguai também daria muitos votos, basta saber trabalhar isso numa campanha.

      Excluir
    4. O que pode acontecer é fazerem a ligação Uruguai-Méier primeiro, garantindo votos em uma eleição. Depois constroem a ligação Gávea-Uruguai, alegando coisas como "Da Zona Norte à Zona Sul em 5 minutos", garantindo votos na eleição seguinte.

      Excluir
    5. Luan, você já viu o metrô na Estação Botafogo no horário do rush? Então, a partir de Agosto, este metrô lotado vai ter o público da Linha 4. Aí você coloca no metrô o público do Méier e da grande Tijuca. Você acha que dará vazão?

      Excluir
    6. O Meier tem que ser atendido pela Supervia. O resto é só sonho.

      Excluir
    7. O Meier tem que ser atendido pela Supervia. O resto é sonho.

      Excluir
    8. É sonho mas deveria haver uma ligação do Méier para a Grande Tijuca por metrô. Todos os trens da Supervia vão em direção ao Centro.

      Excluir
    9. É sonho mas deveria haver uma ligação do Méier para a Grande Tijuca por metrô. Todos os trens da Supervia vão em direção ao Centro.

      Excluir
  5. Conforme já comentei algumas vezes anteriormente, acho que se deveria quebrar esse paradigma estabelecido décadas atrás de espichar a linha 1 até o Meier. Acho que essa linha metroviária até o Méier siga até o Centro por um traçado independente que, a partir do Grajaú seguisse por Vila Isabel, Maracanã, S. Cristóvão e pela nova região portuária, terminando na revitalizada Praça Mauá. Isso não interferiria com o fechamento do anel da linha 1 daria mais capacidade global de transporte ao sistema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, acho que o Méier deveria ter uma ligação com a Linha 1 na Tijuca (Estação Uruguai) e depois poderia seguir para o Centro por uma linha independente.

      Excluir
    2. Na minha opinião deveria seguir Rio de Janeiro acima, cortando o subúrbio em direção a Belford Roxo. Construindo assim a linha Gávea-Belford Roxo. Outras linhas, como a linha 4 original, poderão atender a Região Portuária, além da linha que liga os aeroportos passando pela Rodoviária Novo Rio.

      Excluir
    3. Adriano, o projeto de Belford Roxo é da Linha 2. A Linha 1 precisa ser circular. Outra linha pode ser feita do Centro, via Tijuca até o Méier.

      Excluir
    4. Sim Miguel, mas eu tomo como base a linha 10 do site querometro.com, essa linha teria integração com a linha 2 na Estação Pavuna e seguiria para o outro lado de Belford Roxo, até um pouco depois da prefeitura de São João de Meriti. Enquanto a linha 2 seguiria paralelamente a linha atual de trem. Esse papo dá muito "pano pra manga"... srsrs
      Abraços

      Excluir
    5. Adriano, o Querometro é uma viagem. Quem dera que o Governo estivesse planejando construir tudo isso. De qualquer maneira, a Linha 2 original deveria ir até Belford Roxo.

      Excluir
  6. Alguma previsão de quando começariam as obras de fechamento do anel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma. O Estado não tem dinheiro nem para terminar a Linha 4.

      Excluir
  7. Td que se pergunta ao Osório nessas audiências ele diz que tá em estudo e que será divulgado em março... O que me deixa mais tranquilo é saber que não há dinheiro pra isso é nem pra L6 via Freguesia.

    ResponderExcluir
  8. Miguel gostaria de te da parabéns nn só a você como os outros envolvidos na visita a carioca 2 hoje fui a estação Estácio e em uma das vias eu encontrei luzes acessas o que quer dizer que durante a semana está acontecendo acesso de pessoas ali

    ResponderExcluir
  9. Caramba. Entre a ponta da Rua São Miguel mais próxima da estação Uruguai e a Rua Barão de Mesquita há uma distância considerável. Achei estranha essa estação São Miguel.

    ResponderExcluir