quinta-feira, 26 de maio de 2016

Linha do Tempo da Linha 4

Confira como o estado foi irresponsável, omisso e errou em diversas previsões ao longo dos anos. Eis o cronograma da Linha 4 do metrô fluminense.

Cronograma da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro

  • 1998: Licitação e início previsto para as obras da Linha 4 original.
  • 1999: Expansão para a Barra da Tijuca descartada.
  • Março 2010: Instalação do canteiro de Obras na Estação Jardim Oceânico.
  • Março 2010: Previsão do Início das Obras da Linha 4.
  • Junho 2010: Início das Obras da Linha 4.
  • Agosto 2010: Fundação do Movimento Metrô que o Rio Precisa que contesta o projeto da Linha 4 em construção.
  • Setembro 2010: Início das explosões na Barra da Tijuca.
  • Outubro 2010: Divulgado que ligação entre Estação Jardim Oceânico e túnel através de montanha será através de uma ponte.
  • Novembro 2010: Instalação do canteiro de obras e início das obras em São Conrado.
  • Dezembro 2010: Conclusão do túnel de serviço na Barra da Tijuca.
  • Janeiro 2011: Início da construção do túnel entre a Estação Jardim Oceânico e a Estação São Conrado.
  • Março 2011: Estado divulgou a localização das estações da Linha 4.
  • Abril 2011: Governo anunciou que a Estação Gávea não seria mais construída.
  • Maio 2011: Governo voltou atrás e a Estação Gávea retornou ao projeto.
  • Agosto 2011: Início da construção da Estação São Conrado e da Estação General Osório 2.
  • Dezembro 2012: Estado divulgou que a Estação General Osório terá um acesso pela Lagoa Rodrigo de Freitas.
  • Janeiro 2013: Início das obras da Estação Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Praça Antero de Quental e Estação Gávea.
  • Fevereiro 2013: Interdição da Estação General Osório e da Estação Cantagalo.
  • Março 2013: Reaberta a Estação Cantagalo.
  • Junho 2013: Fábrica de Aduelas montada, início da construção do túnel de serviço na Gávea, fim da escavação da Estação São Conrado e da Estação Nossa Senhora da Paz.
  • Julho 2013: Previsão do início da escavação do tatuzão.
  • Agosto 2013: Tesouro arqueológico é descoberto em obras do metrô no Leblon.
  • Setembro 2013: Movimento Metrô que o Rio Precisa conseguiu que a Estação Gávea seja construída com duas plataformas, para duas linhas de metrô.
  • Dezembro 2013: Previsão de reabertura da Estação General Osório.
  • Fevereiro 2014: Início da escavação do tatuzão.
  • Março 2014: Estação General Osório foi reaberta.
  • Abril 2014: Moradores da Barra da Tijuca pedem metrô até a Estação Alvorada; Estado divulgou que vai construir a Linha 5 (nada mais do que a Linha 4 original).
  • Maio 2014: Após semanas sem informações, foi revelado que o tatuzão enfrentava problemas para escavar.
  • Junho 2014: A Estação São Conrado terá o novo nome de Estação São Conrado/Rocinha.
  • Setembro 2014: Previsão da licitação dos estudos técnicos da Linha 5 (Linha 4 original).
  • Novembro 2014: Tatuzão voltou a operar.
  • Janeiro 2015: Previsão de Novembro/14 para o tatuzão chegar à Estação Nossa Senhora da Paz.
  • Fevereiro 2015: Conclusão do rabicho para futuras expansões na Estação Jardim Oceânico.
  • Março 2015: Tatuzão chegou à Estação Nossa Senhora da Paz.
  • Março 2015: Sem dinheiro, Estado interrompeu as obras da Estação Gávea.
  • Maio 2015: Previsão de Novembro/14 para o tatuzão chegar à Estação Jardim de Alah.
  • Agosto 2015:  Previsão de Novembro/14 para o tatuzão chegar à Estação Praça Antero de Quental.
  • Agosto 2015: Tatuzão chegou à Estação Jardim de Alah.
  • Dezembro 2015: Previsão inicial da conclusão das obras da Linha 4.
  • Dezembro 2015: Previsão de Novembro/14 para o tatuzão chegar à Estação Gávea.
  • Dezembro 2015: Tatuzão chegou à Estação Antero de Quental.
  • Janeiro 2016: Inauguração original da Linha 4 (2010).
  • Janeiro 2016: Previsão de início dos testes da Linha 4 (2014).
  • Março 2016: Governo Anunciou que a Estação Gávea ficou para 2018.
  • Abril 2016: Tatuzão alcançou túnel vindo de São Conrado.
  • Maio 2016: Governo anuncia que Linha 4 será inaugurada em Agosto somente para quem tiver ingresso olímpico.
  • Maio 2016: Fim da colocação dos trilhos da Linha 4.
  • Maio 2016: Primeiro trem da MAFERSA é puxada por um trackmobile da Estação General Osório 2 até a Estação Jardim Oceânico.
  • Julho 2016: Previsão do início comercial da Linha 4 (2014).
  • Agosto 2016: Previsão do início comercial da Linha 4 (maio/16).
  • Janeiro 2017: Conclusão das obras da Estação Gávea (2014).
  • 2018: Conclusão da Estação Gávea.

4 comentários:

  1. Isso se fizerem mesmo a estação Gávea

    ResponderExcluir
  2. Interessante que eles não indicam o fim da linha 1a e a sinalizacao automatica em toda as linhas. Todo governo cria um plano de metro/transporte muito diferente do governo anterior. Minha duvida é a seguinte, uma vez que o brt está no meio das américas, o metro por lá seria subterrâneo o elevado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A obra da Linha 4 nunca preveu nenhuma alteração na Linha 1, nem na Linha 1A.

      O projeto da Linha 4 até o Alvorada era subterrâneo.

      O projeto do BRT é da prefeitura.

      Excluir