terça-feira, 12 de julho de 2016

Por Onde Entramos na Estação Fantasma

Há diversos acessos à plataforma da Linha 2 na Estação Carioca. Quando visitamos a misteriosa, em 13 de novembro de 2015, entramos pela entrada de serviço. Na imagem ao lado, esta entrada seria na plataforma do trem sentido Estação Glória, do lado do desembarque.

Durante a visita, subimos uma das escadas principais que deveriam ser utilizadas pelos passageiros. Na mesma figura ao lado ela está no centro da imagem, entre as duas vias. O video que fizemos mostra exatamente este acesso (foto abaixo). Há outras escadas já construídas.

Uma delas, a menor, quase que no centro da imagem, fica na entrada de uma academia de ginástica que está em funcionamento no local.


Na segunda imagem, temos o projeto de um teatro, que nunca foi inaugurado. Ele faria parte da chamada "Cidade Subterrânea", que nada mais seria do que um centro comercial. O teatro teria capacidade para 500 pessoas e ficaria ao lado de um cinema, também para 500 pessoas. O detalhamento do projeto vai além: a estação teria bares, restaurantes, lojas, uma agência dos correios, área de telefonia e comunicação externa e uma área para descanso dos passageiros.

Como há pouca circulação de pessoas no andar de baixo da estação, há pouco comércio ali. O centro comercial só vai funcionar a todo vapor quando o fluxo de passageiros entre as duas linhas funcionar para valer.

O terceiro diagrama, mostra a plataforma da Linha 2. Nós utilizamos a escada do canto de baixo à direita para fazermos a "baldeação com a Linha 1" (foto). Ela dará acesso direto a quem for seguir viagem na direção Estação Praça da Cruz Vermelha. A escada de baixo do canto esquerdo é para quem desembarcar vindo da Estação Praça da Cruz Vermelha.

Visitamos também as outras escadas da imagem mas não abrimos todas as portas, pois estavam trancadas. Algumas ainda tem vigas impedindo a passagem e esperando acabamento.

Quando o Secretário de Transportes Carlos Osório fez a coletiva de imprensa na plataforma da Linha 2, os jornalistas usaram a escada central, que está no centro da imagem. Seu acesso a partir da Estação Carioca está localizado a esquerda por quem desce as escadas vindo da Avenida Chile.


A previsão de demanda (feita em 1968) para 1990 era de que 980 mil pessoas passassem por dia pela Estação Carioca. Hoje, esta demanda deve chegar a 1,5 milhão de pessoas, considerando o grande fluxo de pessoas chegando à Estação Praça XV pelas Barcas e uma provável ligação com o sistema de bondes de Santa Teresa os modernos VLTs.

Há mais sobre a Linha 2 neste blog. Basta clicar em "Linha 2".

4 comentários:

  1. Miguel, não sei se já viu, mas o Metrô Rio começou a substituir os diagramas de rede que ficam dentro dos vagões, em cima das portas. De diferente que eu notei é que agora o trecho Botafogo - General Osório também está pintado de verde, mas verde tracejado (mesmo jeito do trecho que liga Estácio à Linha 2), e na legenda diz que o trecho será de "operação eventual". Quando que os trens da linha 2 vão chegar até general osório e quando não vão?
    Além disso, ainda não dá pra ver o trecho da linha 4, pois tem um adesivo em cima cobrindo tudo, escrito nele "em breve uma novidade pra você". Só da pra ver que a cor da linha 4 é amarela (péssimo por sinal, preferia azul)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog já havia divulgado isso:
      http://metrodorio.blogspot.com.br/2016/05/linha-4-em-agosto-e-com-baldeacao.html

      A mudança na cor é mais uma mudança contrariando todos os PDTUs.

      Excluir
  2. materiais e explicação ótimos. Obrigado pelo esforço!

    ResponderExcluir