Desde o início do projeto metroviário para o estado do Rio de Janeiro em 1968, a denominada Linha 2 foi projetada unindo os dois lados da Baía de Guanabara entre a capital Rio de Janeiro e Niterói.
Desde o Governo de Rosinha Garotinho o trecho da Linha 2 unindo a capital a Niterói, São Gonçalo e Visconde de Itaboraí, passou a ser chamado de Linha 3, como se ela fosse separada da Linha 2, o que não é verdade.
Linha 3 Faz Parte do PAC
O Governo Federal incluiu a Linha 3 no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os investimentos públicos federais para o PAC são da ordem de R$ 371 bilhões. As áreas de transportes, energia, infraestrutura urbana, inclusão digital, água para todos e infraestrutura social inclusiva serão as áreas que receberão estes investimentos.
Infelizmente, o recurso destinado à Linha 3 será apenas para seu estudo - mais um já que vários já foram feitos. Já o BRT Transbrasil, ganhará recursos para sua construção.
Linha 3 no PPP
Já o Secretário Executivo de Niterói, Rodrigo Neves, se reuniu em Brasília (DF) com o Secretário Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo para tratar de incluir a Linha 3 no PPP (Plano Plurianual Participativo).
Segundo o político, ele deseja uma ampla discussão sobre a Linha 3 unindo o Governo Federal, o Governo Estadual, os Governos Municipais e a sociedade civil.
Cadê o Dinheiro da Linha 3?
Em dezembro de 2008, o Governo do Estado do Rio de Janeiro recebeu R$ 63 milhões para o início da obra da Linha 3. Este dinheiro sumiu. Apenas uma limpeza foi feita no traçado da Linha 3.
Em março de 2010, a justiça finalmente bloqueou o restante da verba da Linha 3 por suspeitas de desvios.
Chineses Interessados na Linha 3
O Governador Cláudio Castro recebeu executivos da CRRC Corporation Limited no Palácio Guanabara. A empresa chinesas está interessada em estudar o projeto da Linha 3, construí-la e operá-la depois de inaugurada.
Segundo as informações levantadas por nós, o estudo começa pela Estação Praça XV e termina na Estação Guaxindiba.
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