domingo, 14 de janeiro de 2024

1983: Jornal do Brasil e Márcio Braga Lideram Campanha contra Estação Morro Azul

plebiscito estação flamengo
Em 14 de novembro de 1983, o Jornal do Brasil publicou em sua edição diária uma cédula para um plebiscito inusitado e não-oficial. O carioca deveria votar se a Estação Morro Azul da Linha 1 deveria continuar com este nome ou se ela deveria se chamar Estação Flamengo.


Plebiscito, Abaixo-Assinado e Flamengo Pressionam

Pelo regulamento do próprio jornal, o carioca deveria enviar pelo correio seu voto a uma das 27 agências do Jornal do Brasil. Outra opção seria depositar a cédula numa urna colocada na Estação Morro Azul.

Um dos líderes da campanha de mudança do nome foi Márcio Braga, presidente do Club de Regatas do Flamengo, que em 07 de novembro de 1983 se manifestou publicamente a favor da mudança de nome.

A Estação Morro Azul foi inaugurada em 18 de setembro de 1981. Seu nome causou grande confusão entre os cariocas. Morro Azul é uma pequena favela no bairro do Flamengo. Numa época que não existia celulares ou internet, muita gente não conseguia chegar ao bairro do Flamengo, pois não identificava Morro Azul. Muitos passageiros saltavam na Estação Botafogo.

estação morro azul
A Associação de Moradores e Amigos do Flamengo promoveu um abaixo-assinado. O movimento pela mudança de nome ganhou a simpatia do presidente do Metrô Carlos Theóphilo.

Um comentário:

  1. Muito interessante! Não sabia dessa história! A mudança de nome foi a decisão mais acertada!

    ResponderExcluir