Prioridade Levar a Linha 2 à Praça XV
A prioridade do Governador Cláudio Castro seria atender um antigo desejo da concessionária Metrô Rio e o projeto original do metrô fluminense: a tão sonhada conclusão da Linha 2 no Centro do Rio de Janeiro.
A obra é simples. São poucos quilômetros de túnel e uma parte considerável das estações já estão construídas. É o caso da Estação Estácio, cem por cento pronta. A Estação Carioca já tem 70% de sua obra concluída. Análises também chegaram a ser feitas na Estação Praça da Cruz Vermelha. Uma pequena parte do túnel entre a Estação Estácio e a Estação Catumbi também foi escavada. Do zero mesmo, somente a Estação Catumbi e a Estação Praça XV.
A independência da Linha 2 da Linha 1 faria com que o metrô pudesse transportar oito carros entre a Estação Praça XV e a Estação Pavuna. Além disso, a Linha 2 receberia o público das Barcas e ficaria pronta para seguir viagem em direção a Niterói numa próxima expansão.
Linha 3 Também Discutida
Outras Obras em Pauta
A Linha 1 circular, a Linha 4 até a Estação Alvorada, a Linha 5 para a Ilha do Governador e a Linha 6 através da Zona Oeste também são lembradas, junto com linhas para a Região Oceânica de Niterói, Deodoro, Méier e muito mais.
Difícil é acreditar. Sempre que um governador ou candidato fala de metrô, ele promete expandi-lo mas muito pouco ou nada sai do papel.
Eu tinha 15 anos quando as obras da linha 2 no cruz vermelha se iniciaram,antes de construir outras estações deveria se concluir as antigas,muito disperdício de dinheiro e pouvo evolução,espero que a linha 2 um dia seja concluida.
ResponderExcluirÉ realmente uma pena. O Rio de Janeiro nao evolui como metrópole. Está décadas atrás de Sao Paulo. E nao me refiro apenas ao quesito de transportes.
ExcluirÉ desalentador ver o pouco caso que o governo estadual tem para uma área tão fundamental que é a infraestrutura de transportes e mobilidade.
ResponderExcluirA L3 só não sai do papel por falta de vontade política e jogo de interesses com a atuação de lobistas travando o avanço dos projetos.
É inaceitável que uma área técnica cometer o 'erro' numa licitação como a última lançada ano passado para novos estudos de viabilidade da L3! Anulada pelo TCE e com promessa do GovRJ de ser relançada em Maio25, o 'erro' custou um imenso atraso no que já está mais que atrasada!
Agora com a proposta de Rio-Niteroi sediar em 2031 os Jogos PanAmericanos, mas que nunca esse estudo é necessário.
A proposta das candidatas é ao menos fazer o trecho Rio - Niteroi, um túnel subaquático já que depender só da ponte e as barcas seria inviável.
Vai ser uma luta contra o tempo devido à lentidão e burocracia do processo ne..
A verdade é que viabilidade há, tanto que em 2023 a CRCC apresentou ao GovRJ proposta de construção e operação da L3! E em recente visita a sede da estatal chinesa o governador Claudio Castro fechou acordo pra empresa implantar um centro na Baixada e possivelmente falaram sobre a L3.
Agora o que é fundamental é o Executivo municipal gonçalense fazer pressão para que na futura PPP já inclua a extensão do tramo Niteroi - São Gonçalo.