Cumprindo uma promessa de campanha, a futura Prefeitura do Rio de Janeiro vai emprestar R$ 489 milhões ao Estado do Rio de Janeiro para que a Estação Gávea das Linhas 1 e 4 do Metrô sejam concluídas. É a prefeitura financiando o estado fluminense!
Bem que o mesmo poderia ser feito pela Estação Morro de São João!
Fonte
terça-feira, 13 de dezembro de 2016
terça-feira, 29 de novembro de 2016
2nd Avenue Line: 100 Anos de Espera
Projetada para 1919, o metrô sob a Segunda Avenida em Manhattan será finalmente inaugurada em 31 de Dezembro de 2016. As obras chegaram a começar durante o Século XX mas foram interrompidas por falta de verbas.
A Linha Q fará o serviço das três primeiras estações, que transportarão cerca de 200 mil pessoas por dia e desafogará as demais linhas de metrô de Nova Iorque.
A expansão continua em ritmo lento (de acordo com o fôlego financeiro da cidade) pelos próximos anos. Ao concluir a quarta fase, a linha cortará toda a ilha de Manhattan.
Confira algumas fotos e mapas das obras.
A Linha Q fará o serviço das três primeiras estações, que transportarão cerca de 200 mil pessoas por dia e desafogará as demais linhas de metrô de Nova Iorque.
A expansão continua em ritmo lento (de acordo com o fôlego financeiro da cidade) pelos próximos anos. Ao concluir a quarta fase, a linha cortará toda a ilha de Manhattan.
Confira algumas fotos e mapas das obras.
terça-feira, 22 de novembro de 2016
Tatuzões de Fortaleza (CE) Estão Apodrecendo
O Metrô de Fortaleza foi aberto à população em 01 de outubro de 2014. Até hoje, nenhuma das cinco linhas projetadas foram inauguradas (Leste, Maranguape, Mucuripe, Oeste e Sul). Apenas 18 das 20 estações da Linha Sul estão operando.
Tatuzões Apodrecem em Fortaleza

terça-feira, 15 de novembro de 2016
Investimento na Sinalização Automática
A concessionária Metrô Rio está instalando a sinalização automática e este investimento deve estar pronto até fevereiro de 2017.
A Estação General Osório e a Estação Uruguai da Linha 1; e a Estação Cidade Nova da Linha 1A já estão operando com o novo sistema.
Nos próximos meses a Estação Nossa Senhora da Paz, a Estação Jardim de Alah, a Estação Antero de Quental, a Estação São Conrado e a Estação Jardim Oceânico também ganharão a automatização.
terça-feira, 8 de novembro de 2016
O Maior Metrô Abandonado do Mundo: Cincinnati (EUA)
Metrô de Cincinnati Foi Planejado em 1910
Ele foi planejado na década de 1910, após muitos projetos para solucionar a mobilidade urbana falharam no município. Em 1916, a Câmara de Vereadores aprovou um empréstimo para o projeto e a população o aprovou através de um plebiscito em 1917. Só que com a entrada dos Estados Unidos na I Guerra Mundial, as obras foram adiadas. Com custos e juros mais altos após a guerra, os trabalhos finalmente foram iniciados em 1920.
Crise Financeira Adia Inauguração do Metrô de Cincinnati
A Lei Seca do final dos anos 1920 impactou severamente as finanças da cidade. Para acabar de vez com a obra do metrô tivemos a Grande Depressão de 1929. O Prefeito Murray Seasongood dispensou a Comissão do Metrô fazendo com que seu próprio gabinete assumisse a responsabilidade pelo projeto e suspendeu as obras até a melhora da economia.Nos anos 1930 e 1940 alguns projetos foram apresentados para concluir a obra mas nunca saíram do papel. O empréstimo dos anos 1910 e 1920 foram finalmente quitados em 1966. Nos anos 1960, os túneis armazenavam vinhos e recebiam turistas interessados em conhecer a produção de álcool. Nos anos 1970, surgiram projetos de transformar alguns túneis em boates. Finalmente, nos anos1980, começou-se a alugar os espaços para filmes.
Metrô Vive de Receita de Turistas
Hoje, a receita do metrô de Cincinnati se resume à presença de turistas. Há um novo projeto em discussão para a implementação de VLTs na cidade que usariam parte dos túneis já construídos.Em 2008, um estudo de engenharia classificou a estrutura construída como ótima. O custo anual de manutenção do sistema já construído está calculado em US$ 2,6 milhões. Se quiserem colocar terra e fechar os túneis, o custo chega a US$ 19 milhões. Finalmente, se quiserem concluir o metrô com o que já foi construído, custa US$ 100,5 milhões.
Os túneis hoje em dia servem de abrigo para mendigos e também para a passagem de água pluvial e algumas fibras óticas.
terça-feira, 1 de novembro de 2016
Projeto Gávea - Carioca Segue Suspenso
O projeto Gávea - Carioca segue suspenso, segundo a última atualização no site da Casa Civil data de novembro de 2014.
Confira o link abaixo.
Fonte
Confira o link abaixo.
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terça-feira, 25 de outubro de 2016
terça-feira, 18 de outubro de 2016
terça-feira, 11 de outubro de 2016
Metrô até a Barra, a Partir de Amanhã, é Para Todos
Metrô até a Barra, a Partir de Amanhã, é Para Todos. Assim O Globo publicou em 18 de setembro de 2016.
quinta-feira, 6 de outubro de 2016
Vistoria Ignorada
Após a denúncia da TV PUC que o blog compartilhou no link abaixo, o jornal O Globo publicou matéria similar: "Vistoria Ignorada".
A matéria saiu na edição de 01 de outubro de 2016.
A matéria saiu na edição de 01 de outubro de 2016.
terça-feira, 4 de outubro de 2016
Afinal, Quem Fiscaliza o Metrô na Superfície?
Quem Fiscaliza o Metrô na Superfície? Toda a lógica diz que a Prefeitura é a responsável. Mas ela nega, apesar de cancelar as multas do serviço em questão. Confiram a matéria.
Fonte
Fonte
terça-feira, 27 de setembro de 2016
Ônibus do Metrô Operam Irregularmente
Reportagem da TV PUC denuncia que os ônibus do "Metrô na Superfície" operam irregularmente, com vistorias vencidas e excessos de multas. Fora isso, a frota que poderia durar um máximo de dez anos está vencida.
Para piorar, Prefeitura e Estado não assumem a responsabilidade sobre estes ônibus.
Esta é a Cidade Olímpica!
FontePara piorar, Prefeitura e Estado não assumem a responsabilidade sobre estes ônibus.
Esta é a Cidade Olímpica!
quinta-feira, 22 de setembro de 2016
Governo Decide: Gávea Sai do Papel
No começo da semana aconteceu uma reunião entre o Governador em exercício Francisco Dornelles, o Secretário Estadual de Transportes Rodrigo Vieira, o consórcio construtor Rio Barra, a concessionária Metrô Rio e o BNDES. Ficou decidido que é mais barato construir a Estação Gávea do que manter o buraco da estação e desmontar o tatuzão no Leblon.
Falta Meio Bilhão para Terminar a Estação Gávea
Terminar a Estação Gávea custa R$ 489 milhões. Falta escavar 56% da estação e o tatuzão perfurar o túnel entre Leblon e Gávea.O Estado já pagou pelas aduelas do túnel entre Leblon e Gávea e o consórcio Rio Barra já construiu o túnel entre São Conrado e Gávea. Se não terminar a obra agora, além destes gastos, o Estado terá que se responsabilizar pelo buraco aberto. Fecha-o ou o mantém aberto? Mantê-lo aberto implica em manter o local com vigias e iluminação, indenizar a Pontifícia Universidade Católica, a quem pertence o terreno da estação, e indenizar o Consórcio Rio Barra. Se fechar, haverá os custos de fechá-lo.
Tatuzão Também Gera Despesa
Se não bastasse tudo isso, há o custo de desmontar o tatuzão, que está localizado numa caverna no Leblon. Desmontá-lo na posição em que se encontra implica em utilizar uma solda para quebrá-lo, pois a máquina não foi feita para ser desmontada por trás. Ela deverá ser desmontada pela frente. O tatuzão custou cerca de R$ 1 bilhão aos cofres públicos e servirá para construir outros túneis. Desmontá-lo onde está pode afetar também a circulação de trens da Linha 4.Todos estes custos e imprevistos não eram previstos, pois quando se começa uma obra, a previsão é de terminá-la.
Dinheiro Está com o BNDES
Segundo fontes, o Banco de Desenvolvimento Nacional Econômico e Social tem os R$ 489 milhões para concluir a obra. Como o Estado do Rio está inadimplente, o banco não pode depositar este dinheiro na conta do Rio de Janeiro. Seria preciso depositá-lo diretamente na conta do Consórcio Rio Barra. Para isso acontecer, é preciso que o Governo Federal autorize esta movimentação.terça-feira, 20 de setembro de 2016
O que É Linha 2? E da Onde Veio a Linha 3?
Em 1968, quando um estudo definitivo do metrô fluminense foi publicado, a Linha 2 começaria na Estação Pavuna e terminaria em São Gonçalo. Seu estudo detalhado, incluindo a localização das estações terminou na Estação Praça Araribóia. A ligação entre o Rio de Janeiro e o outro lado da Baía de Guanabara seria feito por túnel subterrâneo, tão comum em metrôs do mundo inteiro. Alguns dos sistemas mais antigos do mundo, como Londres e Paris cruzam rios o tempo todo por baixo de terra.
Metrô Fluminense Teria Apenas 3 Linhas
Pelo projeto dos anos 1960, o metrô fluminense teria apenas três linhas, de acordo com as zonas de alta intensidade demográfica da época. A Linha 1 ligaria a Estação Praça Nossa Senhora da Paz à Estação Uruguai; a Linha 3 seria a atual Linha 6, cruzando toda a Zona Oeste (a Linha 2 foi descrita no parágrafo anterior).A cidade evoluiu, cresceu, mas o metrô não acompanhou a nova demanda populacional. A "nova" Linha 1, deveria ser circular passando pelas zonas Norte, Centro e Sul. A Linha 2 deveria começar em Belford Roxo, cruzaria os municípios de São João de Meriti, Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e terminaria em Itaboraí. A Linha 6 (antiga Linha 3) deveria ser maior chegando até a Ilha do Governador. O metrô também ganharia a Linha 4 (ligando as zonas Oeste, Sul e Centro) e a Linha 5 (ligando a Ilha do Governador ao Centro). Isso sem falar em expansões metroviárias para a Avenida Brasil, o Méier e Icaraí.
Como Esta Linha 3 Surgiu?
Então da onde surgiu a tal Linha 3 entre São Gonçalo e Rio de Janeiro? Este termo surgiu no Governo Rosinha Garotinho. A Governadora publicou um projeto para utilizar a plataforma abandonada da Linha 2 na Estação Carioca. Dali o metrô sairia diretamente para a Estação Praça Araribóia e seguiria até a Estação Guaxindiba, em São Gonçalo. Não haveria a Estação Praça XV, nem a Estação Catumbi, nem a Estação Praça da Cruz Vermelha e a Linha 2 terminaria mesmo na Estação Estácio.Esse é o motivo de grande confusão entre os termos Linha 2 e Linha 3. Na verdade, repito: esta linha é uma só, da Estação Belford Roxo até a Estação Visconde de Itaboraí:
O Projeto da Linha 2
- Estação Belford Roxo - Estação Coelho da Rocha - Estação Agostinho Porto - Estação Vila Rosali - Estação Pavuna - Estação Engenheiro Rubens Paiva - Estação Acari/Fazenda Botafogo - Estação Coelho Neto - Estação Colégio - Estação Irajá - Estação Vicente de Carvalho - Estação Tomás Coelho - Estação Engenho da Rainha - Estação Inhaúma - Estação Del Castilho - Estação Maria da Graça - Estação Triagem - Estação Maracanã - Estação São Cristóvão - Estação Estácio - Estação Catumbi - Estação Praça da Cruz Vermelha - Estação Carioca - Estação Praça XV - Estação Praça Araribóia - Estação Jansen de Mello - Estação Barreto - Estação Neves - Estação Vila Laje - Estação Paraíso - Estação Parada Quarenta - Estação Zé Garoto - Estação Mauá - Estação Antonina - Estação Nova Cidade - Estação Alcântara - Estação Jardim Catarina - Estação Guaxindiba - Estação Itambi - Estação Visconde de Itaboraí.
terça-feira, 13 de setembro de 2016
O Que Está Sendo Feito?
O que está sendo feito no metrô do Rio de Janeiro? Triste relato do metrô fluminense!
O Que Está Sendo Construído?
- Linha 1: Nada.
- Linha 2: A construção do trecho Estácio - Praça XV está em estudo.
- Linha 3: Nada.
- Linha 4: A Estação Gávea está com sua obra paralisada.
- Linha 5: Nada.
- Linha 6: Nada.
terça-feira, 6 de setembro de 2016
Barra Precisa de Outra Linha de Metrô
Discute-se regularmente as expansões das Linhas 1, 2, 4 e as construções das Linhas 3, 5, 6, para o Méier e para Icaraí.
Pouco se fala que a Barra da Tijuca precisa de outra linha de metrô mais próxima da praia. Isso, se querem mesmo retirar carros e ônibus de nossas ruas.
Se no futuro tivermos a Estação Barra Shopping, da praia neste ponto até o centro comercial são 2,8 quilômetros de caminhada e o pedestre vai levar 35 minutos.
Como este tempo enorme de caminhada, já se pode prever que os moradores próximos à praia, não vão caminhar para pegar o metrô. Uma grande parte de seus dias seria perdida caminhando na ida e na volta de seus compromissos.
É preciso criar alternativas. O prefeito gosta de falar em bicicletas. Em dias de chuva, vento e sol fortes do Rio de Janeiro, elas podem ser muito desconfortáveis. Além disso, há sempre o risco de roubo ao deixá-la no bicicletário.
A Barra da Tijuca precisa de outra linha de metrô, que se conecte futuramente à Estação Alvorada e que se conecte com a Estação Jardim Oceânico.
Pouco se fala que a Barra da Tijuca precisa de outra linha de metrô mais próxima da praia. Isso, se querem mesmo retirar carros e ônibus de nossas ruas.
Longa Distância da Orla para a Avenida das Américas
Segundo o Google Maps, caminhar da praia da Barra, na menor distância possível, até a Estação Jardim Oceânico, leva 27 minutos e a pessoa vai caminhar 2,2 quilômetros.Se no futuro tivermos a Estação Barra Shopping, da praia neste ponto até o centro comercial são 2,8 quilômetros de caminhada e o pedestre vai levar 35 minutos.
Como este tempo enorme de caminhada, já se pode prever que os moradores próximos à praia, não vão caminhar para pegar o metrô. Uma grande parte de seus dias seria perdida caminhando na ida e na volta de seus compromissos.
É preciso criar alternativas. O prefeito gosta de falar em bicicletas. Em dias de chuva, vento e sol fortes do Rio de Janeiro, elas podem ser muito desconfortáveis. Além disso, há sempre o risco de roubo ao deixá-la no bicicletário.
A Barra da Tijuca precisa de outra linha de metrô, que se conecte futuramente à Estação Alvorada e que se conecte com a Estação Jardim Oceânico.
terça-feira, 30 de agosto de 2016
terça-feira, 23 de agosto de 2016
Como Seria Sua Vida com a Linha 3?
O especialista em transportes, Atílio Flegner, estudou e recentemente publicou as distâncias e o tempo gasto pelo passageiro entre as estações da Linha 3.
Da Estação Guaxindiba até a Estação Carioca, nada de engarrafamentos, calor, chuva, frio, vento e duas horas e meia de deslocamento. O trajeto seria feito em pouco mais de trinta minutos.
É bom sempre deixar claro para o leitor, que pelo projeto original do metrô fluminense, a Linha 2 começaria em Belford Roxo e terminaria em São Gonçalo. O conceito de Linha 3 surgiu em no Governo Rosinha Garotinho. A Estação Praça Araribóia receberia trens vindos de Icaraí (Linha 7). Posteriormente, a Linha 3 ganhou no papel uma nova extensão entre São Gonçalo e Visconde de Itaboraí.
Independente do número da linha, como seria sua vida se a Linha 3 estivesse em funcionamento?
Da Estação Guaxindiba até a Estação Carioca, nada de engarrafamentos, calor, chuva, frio, vento e duas horas e meia de deslocamento. O trajeto seria feito em pouco mais de trinta minutos.
É bom sempre deixar claro para o leitor, que pelo projeto original do metrô fluminense, a Linha 2 começaria em Belford Roxo e terminaria em São Gonçalo. O conceito de Linha 3 surgiu em no Governo Rosinha Garotinho. A Estação Praça Araribóia receberia trens vindos de Icaraí (Linha 7). Posteriormente, a Linha 3 ganhou no papel uma nova extensão entre São Gonçalo e Visconde de Itaboraí.
Independente do número da linha, como seria sua vida se a Linha 3 estivesse em funcionamento?
terça-feira, 16 de agosto de 2016
O Metrô do Rio de Janeiro Precisa Expandir
O Metrô do Rio de Janeiro precisa expandir.
As seis estações em construção do metrô serão inauguradas em agosto, antes dos Jogos Olímpicos. São elas: Estação General Osório II, Estação Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Antero de Quental, Estação São Conrado e Estação Jardim Oceânico.
Mas o metrô não pode parar aí. A nova malha metroviária, que nada mais é do que uma expansão da Linha 1, é muito pequena para atender ao Grande Rio. Novas obras precisam dar continuidade à expansão do metrô na metrópole.
Mas o metrô não pode parar aí. A nova malha metroviária, que nada mais é do que uma expansão da Linha 1, é muito pequena para atender ao Grande Rio. Novas obras precisam dar continuidade à expansão do metrô na metrópole.
Linha 2
O Centro da cidade passou por muitas obras nos últimos anos por causa dos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos. O trânsito de veículos mudou, as linhas de ônibus sofreram diversas alterações e os bondes voltaram à paisagem carioca. Neste contexto, em novembro de 2015, o Governo anunciou a contratação de um projeto técnico detalhado junto ao Metrô Rio por R$ 25 milhões para a conclusão do trecho Centro da Linha 2. Este trecho é importantíssimo para desafogar toda a rede metroviária da cidade. A Estação Estácio e a Estação Carioca estão prontas. A Estação Cruz Vermelha já teve as fundações feitas. Um pequeno pedaço de túnel entre a Estação Estácio e a Estação Praça da Cruz Vermelha também foi feito. Faltariam construir do zero a Estação Catumbi e a Estação Praça XV. A finalização deste trecho permitiria a expansão do metrô para Belford Roxo no trecho norte e para Niterói, São Gonçalo e Itaboraí na outra direção. O método recomendado para esta escavação no Centro é do cut & cover.
Linha 1
Para desafogar o metrô, uma vez que a Estação Gávea seja inaugurada, é preciso fazer urgentemente a ligação com a Estação Uruguai por baixo do maciço da Tijuca. O método recomendado para esta obra é da utilização de explosivos. Trata-se de uma obra simples e não é necessário construir nenhuma estação intermediária. Para concluir a Linha 1 também é necessário construir a Estação Morro de São João, que está semi-pronta entre a Estação Botafogo e a Estação Cardeal Arco Verde.
Linha 4
O Estado do Rio adquiriu um tatuzão caríssimo. É preciso colocá-lo para funcionar. Seria ótimo colocá-lo na Estação Jardim Oceânico e colocá-lo para escavar até a Estação Alvorada. Ali, o metrô seguiria em linha reta e num terreno de solo homogêneo. O trânsito pouco seria afetado. Os canteiros de obras das estações poderiam se localizar nos estacionamentos dos centros comerciais, que ganhariam uma entrada para o metrô. Afinal, estão previstas a Estação Downtown, Estação Città América, Estação Parque das Rosas, Estação Barra Shopping, Estação Nova Ipanema e Estação Alvorada.
Linha 3
O trecho em elevado entre a Estação Praça Araribóia e a Estação Guaxindiba é relativamente barato. Pode-se acrescentar a este trecho a expansão até Itaboraí. O traçado do metrô ficaria pronto neste eixo para a futura ligação com a Estação Praça XV. Na verdade, a linha entre Belford Roxo e Itaboraí é uma só. Trata-se da Linha 2, que precisa ser concluída.
Linha 5
Prometida para 2007, até hoje a Linha 5 não saiu do papel. Nem um estudo detalhado foi feito. Trata-se de uma linha importantíssima que conectaria a população a diferentes modais e facilitaria a mobilidade em áreas de difícil acesso. Ela começaria na Estação Cocotá e passaria pela Estação Jardim Guanabara, Estação Aeroporto Internacional (conexão com a Linha 6), Estação UFRJ Campus Fundão, Estação Rodoviária Novo Rio, Estação Carioca (conexão com as Linhas 1 e 2) e terminaria na Estação Aeroporto Santos Dumont.
Linha 6
A Linha 6 foi substituída (temporariamente esperamos) pelo sistema de ônibus BRT. O ex-Secretário Estadual de Transportes, Carlos Osório, chegou a discutir o traçado com moradores da região do final de 2015 até março de 2016. A linha começaria na Estação Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (conexão com a Linha 5) e iria até a Estação Alvorada, na Barra da Tijuca, passando pela Estação Irajá (conexão com a Linha 2) e diversos centros comerciais como Madureira Shopping, Casa Shopping e o Via Parque.
Méier
Apesar do bairro do Méier contar com uma estação de trem, os moradores do Méier e arredores revindicam o metrô no bairro. Deveria ser feito para beneficiar diversos bairros da Grande Tijuca. Só não pode é interromper a Linha 1 Circular.
terça-feira, 9 de agosto de 2016
quinta-feira, 4 de agosto de 2016
Video Mostra MVs da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro
Obrigado a Douglas Vinícius por compartilhar conosco um vídeo mostrando os MVs da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro.
quinta-feira, 28 de julho de 2016
A Viagem da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro
Confira a matéria do RJTV exibida em 02 de julho de 2016 que mostra uma viagem na Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro.
Fonte
Fonte
terça-feira, 26 de julho de 2016
Gávea, Cruz Vermelha, São João e Carioca
Os Governadores Pezão/Dornelles, o Secretário Estadual de Transportes Rodrigo Vieira, a presidente da Rio Trilhos Tatiana Carius e o Presidente do Metrô Rio, Flávio Almada afirmam que a Estação Gávea será inaugurada em 2018.
Tatuzão Desligado e Estação Gávea Abandonada
Você acredita nisso? Muitos leitores deste blog não. E eles têm razão. Como é público e notório, o estado está quebrado. A obra da Linha 4, que deveria ter custado cerca de R$ 5 bilhões, já passou dos R$ 10 bilhões. O tatuzão encontra-se desligado e precisa ser remontado para escavar um novo túnel por baixo do Leblon até a futura Estação Gávea, cujas obras estão paradas há cerca de dois anos.Muitas outras autoridades prometeram no passado concluir estações das Linhas 1 e 2 cujas obras foram inicidas e nunca terminadas.
Outras Obras Interrimpidas no Metrô do Rio de Janeiro
A Estação Praça da Cruz Vermelha e a plataforma da Linha 2 da Estação Carioca tiveram suas obras iniciadas nos anos 1980 e 1970 respectivamente.Na Cruz Vermelha, o remanejamento da rede de serviços públicos foi feito. O tatuzão escavou cerca de 80 metros no bairro do Estácio. Na Estação Carioca, grande parte dos custos da plataforma da Linha 2 já foram contabilizados. A plataforma está ali (foto), aguardando o trem chegar. A conclusão da Linha 2 também beneficiaria a Estação Catumbi e a Estação Praça XV cujas obras nunca saíram do papel. O último capítulo desta estória aconteceu no final de 2015, quando Carlos Osório, então Secretário de Transportes, declarou que o Governo pagou R$ 25 milhões para que a Metrô Rio entregasse o projeto técnico de engenharia para a conclusão desta obra. Até agora, nada e o dinheiro público....
Já a Estação Morro de São João, muitas vezes chamada de Estação Rio Sul, também emperrou, apesar de vermos sua caverna quando pegamos o trem da Estação Cardeal Arco Verde em direção à Estação Botafogo. A BRASCAN, dona do Rio Sul, negociou mas não fechou com o Governo Estadual nos anos 1990. Apenas uma plataforma foi construída. Moradores e trabalhadores de Botafogo já entregaram abaixos-assinados exigindo a conclusão da obra mas o Governo ignora dizendo sempre que "um dia, a gente retoma esta obra".
E a Estação Gávea? Largada para escanteio em 2014, ela que deveria ser a mais importante da Linha 4, pois teria duas plataformas, ou seja, receberia duas linhas de metrô. O Governo diz que vai retomar esta obra depois dos Jogos Paralímpicos. O povo não acredita.
É bom lembrar que este Governo foi reeleito em 2015 prometendo metrô para o Méier, para Jacarepaguá, para Alvorada e Recreio, fazer a linha Gávea - Carioca e também a conclusão da Linha 2 no Centro. Mentira eleitoral não é crime?
Já a Estação Morro de São João, muitas vezes chamada de Estação Rio Sul, também emperrou, apesar de vermos sua caverna quando pegamos o trem da Estação Cardeal Arco Verde em direção à Estação Botafogo. A BRASCAN, dona do Rio Sul, negociou mas não fechou com o Governo Estadual nos anos 1990. Apenas uma plataforma foi construída. Moradores e trabalhadores de Botafogo já entregaram abaixos-assinados exigindo a conclusão da obra mas o Governo ignora dizendo sempre que "um dia, a gente retoma esta obra".
E a Estação Gávea? Largada para escanteio em 2014, ela que deveria ser a mais importante da Linha 4, pois teria duas plataformas, ou seja, receberia duas linhas de metrô. O Governo diz que vai retomar esta obra depois dos Jogos Paralímpicos. O povo não acredita.
É bom lembrar que este Governo foi reeleito em 2015 prometendo metrô para o Méier, para Jacarepaguá, para Alvorada e Recreio, fazer a linha Gávea - Carioca e também a conclusão da Linha 2 no Centro. Mentira eleitoral não é crime?
quinta-feira, 21 de julho de 2016
Tapumes do Metrô no Leblon Serão Retirados dia 16
O Globo deu esta manchete no dia 01 de julho de 2016: "Tapumes do Metrô no Leblon Serão Retirados Dia 16".
A matéria fala que a construtura adiantou R$ 350 milhões ao Estado que deve um total de R$ 980 milhões para completar a obra.
Isso tudo sem contar a Estação Gávea que está ameaçada de não ser concluída, conforme matéria.
A matéria fala que a construtura adiantou R$ 350 milhões ao Estado que deve um total de R$ 980 milhões para completar a obra.
Isso tudo sem contar a Estação Gávea que está ameaçada de não ser concluída, conforme matéria.
terça-feira, 19 de julho de 2016
TCE Cobra Explicações
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE) cobra explicações do Governo do Estado sobre as obras da Linha 4.
Segundo o TCE, a obra prevista em 1998 custaria R$ 392 milhões ao Governo, que acabou investindo R$ 8,4 bilhões entre 2010 e 2016. Uma diferença gigantesca, mesmo se você corrigir o valor de 1998 com a inflação.
Com a mudança no traçado da Linha 4 (em vez de sair de Botafogo, o metrô sairá de Ipanema), a utilização de novas tecnologias (tatuzão) e novos preços para a obra e para o bilhete do passageiro, uma nova licitação deveria ter sido feita antes do início das obras em 2010.
O que o Governo fez foi assinar um aditivo ao contrato da obra de 1998 com o mesmo consórcio vencedor da licitação original, a fim de indenizá-lo.
Fonte (a partir do minuto 33)
Segundo o TCE, a obra prevista em 1998 custaria R$ 392 milhões ao Governo, que acabou investindo R$ 8,4 bilhões entre 2010 e 2016. Uma diferença gigantesca, mesmo se você corrigir o valor de 1998 com a inflação.
Com a mudança no traçado da Linha 4 (em vez de sair de Botafogo, o metrô sairá de Ipanema), a utilização de novas tecnologias (tatuzão) e novos preços para a obra e para o bilhete do passageiro, uma nova licitação deveria ter sido feita antes do início das obras em 2010.
O que o Governo fez foi assinar um aditivo ao contrato da obra de 1998 com o mesmo consórcio vencedor da licitação original, a fim de indenizá-lo.
Fonte (a partir do minuto 33)
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