Em 14 de dezembro de 2015, O Globo publicou o mapa com o resumo da discussão. O Governo defende a Linha 6 do Metrô do Rio Ilha do Governador - Alvorada, mas os moradores preferem o traçado Ilha do Governador - Recreio.
As discussões entre Estado e moradores aconteceram em outubro e dezembro de 2015.
As discussões entre Estado e moradores aconteceram em outubro e dezembro de 2015.
Linha 4 Seria Ampliada
Já a Linha 4 seria ampliada até o Recreio dos Bandeirantes.Como todos sabem, o Estado está quebrado mas nunca antes neste estado se prometeu tanto metrô!
Fonte
Época de eleições é tempo de prometer metrô.
ResponderExcluirhehehe
ExcluirLinha 4 até o recreio? OK!
ResponderExcluirLinha 6 Governador - Alvorada? OK!
Linha 6 "vermelha" Recreio - Vargens - Jacarepaguá? OK! É só chamar de outro nome ou número.
Os projetos e traçados não são excludentes, pelo contrário.
O plano diretor original do Metrô contemplava linhas para atender a distribuição populacional dos anos 60 e 70, quando a Barra, o Recreio e Jacarepaguá eram considerados "Zona Rural" do Rio.
Eu ainda acho poucas essas linhas apresentadas na figura, dada a concentração populacional dessa região.
Poderia haver ainda uma linha Vargens - Abelardo Bueno - Centro.
Não descartaria nenhuma. A discussão deveria ser em torno da priorização de cada uma definindo em que sequência seriam construídas.
Concordo plenamente. Eu só defendo que primeiro eles terminem o que começaram: Linha 1, Linha 2 e Linha 4.
ExcluirÉ verdade... Linha 2 parada na metade criando este inferno de baldeações e lentidão na linha 1. Eu defendo mesmo é o término do traçado original da linha 2 que sairia mais barato até, visto que já existem estações quase prontas (porém, abandonadas)
ExcluirConcordo.
ExcluirConcordo também. É uma questão de priorização. Atualmente creio que a conclusão da linha 2 seja a mais urgente porque desafoga o sistema todo.
ExcluirEm seguida, fico na dúvida entre fechar o anel da linha 1 (Gávea-Uruguai) ou levar a linha 4 Gávea até o Centro.
Mas é preciso planejar o todo, mesmo que as obras só saiam do papel em 2050...
Eu acho que Gávea - Uruguai é mais barato, fácil e rápido de ser feita.
ExcluirE exista alguma data para a consulta pública? Está aberta?
ResponderExcluirNão sei de nenhuma prevista.
ExcluirAcho que o traçado dos moradores mais interessante, já que daria mais uma opção de escolha, pois em alguns desses bairros só existe o engodo do BRT. Uma curiosidade que eu atentei foram os nomes das estações. Se o Norte Shoppping e a Casa Show acabarem? Qual seria a referência para o passageiro? A estação Borja Reis tem que ter o nome do bairro de Água Santa.
ResponderExcluirEdmar, o ponto nervoso desta área, ainda mais considerando uma expansão para o Recreio, é o terminal Alvorada. Por isso, acho fundamental que a Linha 6 termine na Alvorada. Isso não impede que no futuro se crie uma linha circular ali para atender o restante dos bairros.
ExcluirAcho que o traçado dos moradores mais interessante, já que daria mais uma opção de escolha, pois em alguns desses bairros só existe o engodo do BRT. Uma curiosidade que eu atentei foram os nomes das estações. Se o Norte Shoppping e a Casa Show acabarem? Qual seria a referência para o passageiro? A estação Borja Reis tem que ter o nome do bairro de Água Santa.
ResponderExcluirEdmar, basta mudar os nomes das estações.
ExcluirA região de Jacarépagua deveria ser servida de pelo menos 3 linhas de metrô. Penso que deveria haver uma linha Camorim - Centro passando por Curicica, Taquara, Pechincha, Geremário, Freguesia (2 estações), Lins, Engenho Novo, Parque do Trovador, Barão de Drumond, 28 de Setembro, Maracanã, Quinta da Boa Vista, Feira São Cristóvão, Rodoviária, Prç Santo Cristo e Central. Também deveria se fazer a linha Vargens-Fundão passando pelo Rio Centro, Abelardo Bueno, Lg da Panela, Anil, Freguesia e acompanhando a Linha amarela Pau-Ferro, Borja Reis, Engenhão, Norte Shopping, Nova América (conexão linha 2), Bonsucesso, Ramos e Fundão e por fim mesmo com o BRT acho importante que se faça a linha 6 com o seu traçado original passando por cidade de Deus, Irajá e Brás de Pina, de resto seguindo o mesmo traçado do BRT. E para conectar essa 3 linhas a linha 1, na qual, tem que se realizar o fechamento em anel Uruguai-Gávea, proponho de início uma linha saindo de Uruguai até pelo menos Madureira onde se conectaria com a linha 6 passando por Praça Sachet, Grajaú, Pq Trovador, Engenho Novo, Méier, Engenhão ( conexão Vargens-Fundão), Piedade, Quintino, Cascadura e Madureira. Sou extremamente a favor dos projetos urgentes que esse blog apoia, linha 1 circular, linha 2 até a Praça XV e linha 4 Alvorada passando pelo Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo, Laranjeiras, Lapa Carioca e terminando também na Praça XV possibiltando uma conexão com a linha 5 que eu também acho importantíssima Galeão-Santos Dumont passando por toda a nova zona portuária, Rodoviária, Caju e Fundão e com a Linha 3 vinda de Guaxindiba que igualmente deveria terminar nesta e não na Carioca na minha opinião, sendo portando a Praça XV uma mega estação terminal de 4 linhas. Esse malha em rede deveria ser priorizada na minha opinião.
ResponderExcluirIsrael, todas as zonas da cidade deveriam ter muito mais metrô do que têm!
ExcluirSim claro. Pela urgência que Jacarépagua apresenta, não que deva passar a frente das pendências e propostas plausíveis das linhas 1, 2, 3 e 4, pelo menos uma linha saindo da Curicica e passando pela Taquara, Largo do Pechincha, Geremário e Freguesia ligando ao Centro já seria um ganho enorme para o bairro e paralelamente iniciar a ligação Uruguai até o Méier pelo menos e fazer o trecho Alvorada - Taquara da linha 6 ...é só uma idéia.
ExcluirEu concordo com você!
ExcluirLinha 6 foi em um só pensamento de estudo ilha do governador alvorada teria com ligação com metro e trêm passando por iraja e pelas estações de trem de madureira
ResponderExcluirA Linha 6 está no papel há mais de 50 anos.
ResponderExcluir