No dia 05 de agosto de 2016, dia da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos, será inaugurada a Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro com as seguintes paradas; Estação General Osório 2, Estação Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Antero de Quental, Estação São Conrado e Estação Jardim Oceânico.
Linha 4 Só com Ingresso dos Jogos
No entanto, durante os Jogos Olímpicos, apenas quem tiver ingressos para as competições poderá utilizar a nova linha. Os intervalos entre os trens serão de oito minutos e uma frota reduzida trafegará pela Linha 4.Apesar das competições começarem dois dias antes da Cerimônia de Abertura, não está previsto que o público tenha acesso à Linha 4 nos dias 03 e 04 de agosto.
Após os Jogos, o metrô será aberto ao público e o intervalo entre trens vai ser reduzido gradativamente.
Baldeação Obrigatória
Outra triste notícia é que todos os passageiros serão forçados a fazer uma baldeação na Estação General Osório 2. Isso foi anunciado na última terça-feira, 17 de maio.
A desculpa utilizada pela concessionária Metrô Rio é que os trens da Linha 1 utilizam a sinalização automática e a Linha 4 terá sinalização manual. Há dois absurdos nesta desculpa: a primeira é que como podem fazer uma nova linha de metrô sem sinalização automática, após o gasto de cerca de 10 bilhões de Reais. O segundo absurdo é que quando os trens da Linha 2 entram na Linha 1 através da Linha 1A, eles saem da linha com sinalização manual para entrarem na linha com sinalização automática. Ou seja, não faz sentido algum a baldeação em General Osório 2.
Não custa lembrar que a Linha 1 é toda ela com sinalização automática, com exceção da Estação Uruguai e da Estação General Osório. A Linha 1A, a Linha 2 e a Linha 4 não têm sinalização automática.
Pior para o passageiro da Linha 2, que terá que fazer duas baldeações para chegar até a Linha 4. Ambas as baldeações seriam desnecessárias, pois baldeação para seguir na mesma reta, em frente, não existe em nenhum lugar do mundo!
A desculpa utilizada pela concessionária Metrô Rio é que os trens da Linha 1 utilizam a sinalização automática e a Linha 4 terá sinalização manual. Há dois absurdos nesta desculpa: a primeira é que como podem fazer uma nova linha de metrô sem sinalização automática, após o gasto de cerca de 10 bilhões de Reais. O segundo absurdo é que quando os trens da Linha 2 entram na Linha 1 através da Linha 1A, eles saem da linha com sinalização manual para entrarem na linha com sinalização automática. Ou seja, não faz sentido algum a baldeação em General Osório 2.
Não custa lembrar que a Linha 1 é toda ela com sinalização automática, com exceção da Estação Uruguai e da Estação General Osório. A Linha 1A, a Linha 2 e a Linha 4 não têm sinalização automática.
Pior para o passageiro da Linha 2, que terá que fazer duas baldeações para chegar até a Linha 4. Ambas as baldeações seriam desnecessárias, pois baldeação para seguir na mesma reta, em frente, não existe em nenhum lugar do mundo!
Essa boldeaçao vai ser permanente?
ResponderExcluirNão foi comentado isso. Acredito que sim.
ExcluirTem mais estações previstas para a linha 4?
ResponderExcluirTem a Gávea
ExcluirSó a Estação Gávea.
ExcluirAs obras da Estação Gávea seguem paradas.
ExcluirOlá, a sinalização aumenta a distancia minima entre trens, correto? Miguel, vc sabe qual é a atual?
ResponderExcluirSinalização manual eu digo.
Excluircom a sinalização automática, entre Cantagalo e Saes Peña, o condutor só se preocupa com o rádio, alto-falante e abrir/fechar portas. Não sei dizer qual a distância utilizada entre trens. Mas se o trem se aproximar do outro, o freio automático é disparado.
ExcluirA sinalização manual é passiva de acidentes.
ExcluirÉ claro que a baldeação é temporária. as decisões são politicas, mas existe um corpo técnico para operar os trens por isso não vemos acidentes todos os dias.
ResponderExcluirProvavelmente uns 6 meses após o termino da olimpíada.
Nada é claro no Metrô Rio. Se fosse assim:
Excluir1 - Já poderiam ter terminado com a baldeação em Botafogo, levando os trens da Linha 2 direto à Ipanema, como o fazem no Reveillon.
2 - Para se evitar acidentes, aumentaram o intervalo entre trens absurdamente.
Disseram que a linha 2, ao invés de terminar em Botafogo, terminará na Gen. Osório, não? No caso, o usuário da linha 2 só faria uma baldeação, assim como o usuário da linha 1.
ResponderExcluirJá foi publicado no blog como a Metrô Rio pretende operar.
Excluir