terça-feira, 17 de maio de 2016

Cronograma da Linha 2 do Metrô do Rio de Janeiro

Projetos, estudos, traçados e obras realmente feitas. Eis o cronograma da Linha 2 do metrô do Rio de Janeiro.


Cronograma

1968

Primeiro mapa do metrô do Rio de Janeiro mostra a Linha 2 entre a Estação Belford Roxo e a Estação Praça Araribóia. O lote 29 seria composto pelo seguinte trecho: Estação Estácio - Estação Catumbi - Estação Praça da Cruz Vermelha - Estação Santo Antônio - Estação Carioca. O restante da obra comportaria: Estação Carioca - Estação Praça XV - Estação Praça da Araribóia.


Anos 1970

O metrô decide eliminar a Estação Catumbi e a Estação Santo Antônio do projeto. A Estação Praça XV e a Estação Praça Araribóia seriam construídas posteriormente. O novo trecho da Linha 2 no Centro passa a ser: Estação Estácio - Estação Praça da Cruz Vermelha - Estação Carioca.


1987

Metrô define as estações restantes da Linha 2: Estação Praça da Cruz Vermelha, Estação Carioca e Estação Praça XV. O tatuzão (shield) escavará entre a Estação Estácio e a Estação Praça da Cruz Vermelha. O restante do trecho será feito pelo método cut and cover.


1988

Início da construção do túnel da linha 2 no Estácio, em direção à Estação Carioca (Lote 29). No trecho Estação Estácio - Estação Praça XV foram iniciados os serviços preliminares de instalação de canteiros de obras e implantação de desvios de tráfegos; e a montagem do shield (tatuzão) no trecho Estação Estácio – Estação Praça da Cruz Vermelha, cujo início da operação estava previsto para fevereiro de 1989.


1989

A obra na Estação Praça da Cruz Vermelha foi iniciada, com a execução do remanejamento da rede de serviços públicos, logo depois paralisada. No Estácio o tatuzão da construtora Camargo Corrêa estava pronto para iniciar os trabalhos de escavação da expansão da Linha 2, quando as obras foram suspensas. As obras de expansão da Linha 1 para Ipanema e da Linha 2 para a Praça XV foram interrompidas em função da Resolução n° 1469 do Banco Central que não permitiu o aumento do endividamento dos Estados e Municípios. No trecho Estação Estácio - Estação Praça XV, as obras se desenvolveram em 3 frentes, tendo sido realizados serviços de remanejamento da rede de serviços públicos, a cravação de perfis metálicos, e a conclusão do poço de partida do equipamento shield, no Estácio.


1990

No trecho Estácio - Carioca foram concluídas as obras de reforço do túnel NATM, junto ao Hospital da Polícia Militar. Apenas 12 metros de túnel foram escavados entre a Estação Estácio e a Estação Praça da Cruz Vermelha.


1992

Tapumes são retirados da Praça da Cruz Vermelha e da Avenida Mem de Sá.


1999

Governador anuncia intenção de levar a Linha 2 até a Estação Carioca.


2000

Mapa do Metrô Rio divulga Linha 2 com linhas pontilhadas entre Estácio - Praça da Cruz Vermelha e Carioca.


2003

Sérgio Cabral é eleito Governador prometendo terminar a Linha 2.


2006

Metrô Rio divulga planejamento das expansões. A Linha 2 ganharia o trecho Estácio - Praça XV via Praça da Cruz Vermelha e Carioca.


2007

Metrô Rio divulga mapa de como seria a rede metroviária com as novas expansões previstas até 2009. A conclusão da Linha 2 estava lá.


2009

Em vez de terminar a Linha 2, o Governador Sérgio Cabral decide construir a Linha 1A colocando os trens da Linha 2 nos trilhos da Linha 1. A Linha 1A foi inaugurada no final do ano.


2015

Governo se reúne com moradores para anunciar obras de conclusão da Linha 2 no Centro. Blogueiros conseguem acesso à plataforma da Linha 2 na Estação Carioca e divulgam fotos e vídeos. Questionado, o Governo convoca a imprensa para dar explicações e anunciar que em 2016 divulgará o projeto técnico da expansão e que suas obras começarão em 2017. O traçado seria: Estação Estácio - Estação Catumbi - Estação Praça da Cruz Vermelha - Estação Carioca - Estação Praça XV.


Os Traçados Propostas para a Linha 2 no Centro

Proposta Original (anos 1960)

  • Estácio - Catumbi - Praça da Cruz Vermelha - Santo Antônio - Carioca - Praça XV - Praça Araribóia.


Nova Proposta do Governo (anos 1970)

  • Estácio - Catumbi - Cruz Vermelha - Carioca.


Governo Começou a construir (anos 1980)

  • Estácio - Praça da Cruz Vermelha - Carioca.


Proposta do Governo Rosinha Garotinho (anos 1990)

  • Estácio - Praça da Cruz Vermelha - Carioca - Praça XV - Praça Araribóia.


Proposta do Governo (2015)

  • Estácio - Catumbi - Cruz Vermelha - Carioca - Praça XV.


O que foi feito até 2016

  • Estácio.


Os Traçados Em Operação

  • 1981 - Estação Maracanã - Estação Estácio.
  • 1983 - Estação Irajá - Estação Estácio.
  • 1985 - Estação Maria da Graça - Estação Estácio.
  • 1987 - Estação Inhaúma - Estação Estácio.
  • 1991 - Estação Engenho da Rainha - Estação Estácio.
  • 1996 - Estação Vicente de Carvalho - Estação Estácio.
  • 1998 - Estação Pavuna - Estação Estácio.
  • 2010 - Estação Pavuna - Estação Botafogo*.
  • 2010 - Estação Pavuna - Estação Estácio**.
  • 2019 - Estação Pavuna - Estação Praça XV***.
* = Em dias úteis através da Linha 1A.
** = Nos finais de semana.
*** = Previsão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário