terça-feira, 4 de agosto de 2009

Estação General Osório Está 90% Concluída

obras general osórioO Governador Sérgio Cabral visitou as obras do metrô na última terça-feira. As escavações já foram concluídas e o que faltam apenas são obras de acabamento.


Comitiva Percorre Túnel

A comitiva percorreu a parte final do túnel, no local onde estão sendo construídos a plataforma de embarque e desembarque e os três acessos à futura Estação Ipanema.

O túnel principal está com a sua forma final delineada e as plataformas de embarque e desembarque já começaram a ser erguidas.


Obras Avançadas na Rua Jangadeiros

No acesso pela Rua Jangadeiros, em Ipanema, onde os trabalhos estão mais avançados, do total de 123 metros de túnel restam apenas 20 metros a serem abertos.

Nessa frente de trabalho, as escavações também acontecem pela rua, que já está com 84% da área de superfície escavada. Na saída da Rua Sá Ferreira, em Copacabana, dos 71 metros de túnel, restam apenas 11 para finalizar as escavações, o que representa 85% de trabalhos concluídos.


Situação da Rua Teixeira de Melo

Já no acesso pela Rua Teixeira de Melo, em Ipanema, dos 260 metros de galeria subterrânea, faltam 35 metros para ligar a área da estação à saída, que vai receber um elevador panorâmico ligando o metrô direto à Comunidade do Cantagalo – o chamado "Elevador Cabral".


Obras de Sistemas Auxiliares Depois das Obras Civis

Após a conclusão das obras civis – que envolvem as escavações, a concretagem e os acabamentos das galerias –, começam as obras de sistemas auxiliares, que incluem, por exemplo, a instalação dos sistemas elétricos e hidráulicos, a montagem das escadas, esteiras e elevadores para portadores de necessidades especiais, sistemas de ventilação e outros equipamentos. Paralelamente a esses serviços, também ocorrerão a sinalização, eletrificação e implantação da via-férrea.

A previsão de inauguração da Estação General Osório é dia 17 de Dezembro de 2009.

2 comentários:

  1. Só para ingles ver, pois a inauguração para o publico só em fevereiro de 2010. Mais uma entre tantas inaugurações politicas que o metrô sofre nesses trinta anos...
    Fui funcionaria da Cia que infelizmente acabou devido a má administração desses governantes pelos quais o Rio teve e muito me intristece ver o projeto da linha 1 so agora estar chegando a Ipanema, e ainda desta forma. É uma vergonha!

    ResponderExcluir
  2. É triste mesmo, Angela. Pelo menos está chegando!

    ResponderExcluir