
O que vai acontecer é muito simples e o exemplo a seguir ilustra bem o fato. Encha um copo de água até a boca e observe. Não cabe mais água. Tente derramar água neste copo cheio de água e o que acontece? A água transborda. Espero que a abertura da Estação General Osório não cause mortes. Mas o Metrô está lotado. Para onde vai mais esta gente?
Semana passada o Metrô virou um caos por causa de descarrilhamentos. Era impossível chegar a Copacabana; as viagens levaram o dobro do previsto; tivemos superlotação e leitores filmaram os vagões viajando com as portas abertas.

Claro que este blog era a favor da Estação General Osório. As obras da Linha 1, chamada de "Linha Prioritária" no passado e que se chamará "Linha Circular" no futuro, começaram em 1970 e deveriam ter sido concluídas em 1979. Até hoje não conseguiram concluir a obra, que teve mudanças: Copacabana teria cinco e não três estações. A Estação Morro de São João e a Estação Uruguai até hoje não foram feitas. Dizem que a Brascan, dona do Rio Sul, fará a obra da Estação Morro de São João em 2010; e que a Estação Uruguai será construída de 2012 a 2014.
As despesas da Estação General Osório agora são oficialmente da concessionária. Pergunto eu por que as obras da Linha 1 vão parar. Por que o Estado já não segue com a obra em direção à Praça Nossa Senhora da Paz. Segundo o Governo, a sobrecarregada Linha 1 quer ainda mais gente. Até 2016, estão previstas as construções da Estação Praça Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Leblon e Estação Gávea.
É uma tripa só. Eles acham que colocando mais trens e diminuindo o intervalo a coisa melhora, mas isso tem limite. Daqui a pouco com tanta gente na mesma linha a coisa satura novamente.
ResponderExcluirTinham que fazer uma linha que fosse cruzando a linha 1 e a 2 (que agora se uniu à 1 de vez, na tal ligação até botafogo).
Quero
Além dos problemas estruturais, da falta de linhas alternativas etc etc, vejam que falta de planejamento... Mesmo com a inauguração da nova estação que levará mais 80 mil passageiros à saturada linha 1 e ainda com a estação Cidade Nova, que levará mais alguns milhares, os novos trens do metrô que melhorará um pouco o problema da superlotação chegam apenas em 2011..Isso mesmo, 2011!! Até lá, mais 1 ou 2 anos de superlotação...
ResponderExcluirConcordo, Carlos. A Linha 1 só vai crescer pelo planejamento deles. Vão estendê-la até a Barra e agora todas as estações podem ter baldeações para a Linha 1A. Uma loucura!
ResponderExcluirPEC, só vão parar quando pessoas começarem a morrer!
ResponderExcluirI
ResponderExcluirA estação nem tem rabicho ainda. Foi num toque de caixa essa obra. Algumas estruturas internas não estão acabadas ainda, fora os torniquetes que via de regra não funcionavam. A arquitetura é muito pouco diferenciada das de Copacabana e meio estranha com aquelas placas empilhadas. A estação não está pronta! Fizeram o básico para se poder usar, mas ainda falta bastante coisa. E tem em alguns aspectos cara de apressada. Interessante é na falta do que fazer poder olhar para o X da estação, que é bonito.
Mas como descrito na falta de rabicho, a sequência das obras será mais longa do que esperávamos.
II
O burburinho foi desfavorável. O pessoal preferia o sistema antigo de baldeação. Ver as estações Central e Botafogo fazendo esse papel mostrou o quanto elas não se prestam a isso. E o aspecto de improviso foi brabo... Aquele pessoal com o megafone dizendo que o trem iria para um destino e não o outro, a locução anunciando o destino do trem a vir (lembrando a Supervia) e aquelas placas laterais instaladas em cima da hora... Tirou a "cara de metrô" do metrô. Eu acredito em perda de passageiros por desistência, conforme havia acontecido na Flumitrens, que mesmo sendo na época bem mais barata que o ônibus a população desistiu em função da qualidade dos serviços. Com o metrô ainda por cima sendo mais caro, pode ter destino semelhante, mesmo que não na mesma escala. É inacreditáavel que tenham deixado e resolvido fazer isso. Em tudo quanto é metrô com mais de uma linha o mais normal é ter que trocar de trem. Baldeaar de uma linha para outra é uma coisa normalíssima. Seria menos estranho se as linhas se cruzassem, mas não há nada de errado com isso. Metrô sempre foi bem simples: bastava escolher a plataforma e embarcar no trem que aparecesse. Mas por alguma razão, a simplicidade os incomodava. E resolveram complicar...
Pois é, Gabriel, reparei isso também. Estive lá ontem. Além do que vc falou, a escada de descida para pegar o metrô é muito estreita e o metrô está indo muito devagar de/para Cantagalo.
ResponderExcluirGabriel, os governantes colocaram a culpa na baldeação da Estácio. Nunca andaram de metrô na vida...só andam de helicóptero...uma pena. Hoje no Globo, senti que engenheiros e usuários finalmente lembraram que a Linha 2 não foi concluída. Precisam acabar essa obra já!
ResponderExcluirSó o Sérgio Cabral mesmo para achar que esta idéia iria dar certo. Do jeito que está, é melhor que diminua mesmo o número de pessoas no sistema. Antes que acabe em morte.
ResponderExcluir