quinta-feira, 18 de março de 2010

Estação Cidade Nova Fica para Junho de 2010

obras estação cidade novaAs obras da futura Estação Cidade Nova estão em andamento. Mas seu ritmo foi diminuído, pois a concessionária Metrô Rio optou por fazer um desenho super arrojado e futurístico para esta estação. Ela só será inaugurada em junho.


Escritório de Arquitetura Traz Design Arrojado

Um escritório de arquitetura paulistano foi contratado e esta estação ficará fora do padrão das demais da malha metroviária. O custo da construção da Estação Cidade Nova gira em torno de R$ 50 milhões. As obras podem ser vistas na foto ao lado (fonte, Jornal O Globo, de 03/03/2010).

viaduto estação cidade nova

Lojas na Passarela

Além do design arrojado, a Estação Cidade Nova terá um viaduto que ligará a estação ao prédio da Prefeitura do Rio de Janeiro (o popular "Piranhão"). Sobre este viaduto, que corta a Avenida Presidente Vargas, diversos quiosques e lojas deverão ser instalados. Outro objetivo desta empreitada megalomaníaca é uma tentativa de revitalização da área, que está abandonada.


Inauguração em Junho

As imagens ao lado e abaixo mostram como ficará a futura Estação Cidade Nova. Prevista para ser inaugurada em 22 de junho de 2010, sua inauguração chegou a ser noticiada para fevereiro de 2010 e até para dezembro de 2009, quando foi inaugurada a Linha 1A. Apesar da nova linha ter sido inaugurada, misturando a Linha 1 com a 2 e confundindo o passageiro, a Estação Cidade Nova tinha ficado mesmo para Março.

Mas no início deste mês, com tantos problemas enfrentados pelo metrô (superlotação, manutenção precária, sujeira, denúncias de abuso contra passageiro e piora considerável no serviço), a concessionária preferiu dar prioridade à tentativa de resolução destes problemas e diminuiu o ritmo da obra da futura estação, além de apostar em seu novo design. Assim sendo, a Estação Cidade Nova tem nova previsão de ser aberta ao público: Junho de 2010.

10 comentários:

  1. Muita pompa para uma estação que está perigando sair da rota do metrô.

    ResponderExcluir
  2. Independente de existir a Linha 1A ou não, eles precisam terminar a Linha 2.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho ótimo este metrô para a Barra mas acho que deveriam terminar as que começaram primeiro.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que esta obra devia acabar logo a previsão era para março, já estamos quase em agosto, a obra vai pra um ano! Que previsão foi essa em!!

    ResponderExcluir
  5. Vão inaugurar próximo das eleições por motivos eleitoreiros. Pode apostar!

    ResponderExcluir
  6. Conheci o blog somente hoje mas estou adorando o que vejo, parabéns pela iniciativa e já favoritei. Passarei aqui sempre.
    Só queria fazer uma correção: o escritório de arquitetura que projetou a estação é paulistano, e não carioca. Se chama JBMC.
    Sei porque trabalho numa empresa que faz os projetos estruturais das estações,logo vejo os projetos de arquitetura originais.

    ResponderExcluir
  7. GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA TER UM QUIOSQUE METRO CIDADE NOVA?

    ResponderExcluir