domingo, 21 de março de 2010

Linha 4 em Construção

canteiro de obras da linha 4No dia 20 de março de 2010, foi instalado o canteiro de obras da futura Estação Jardim Oceânico. Há pelo menos 20 anos, os moradores da Barra da Tijuca aguardavam por isso. Nesse primeiro momento serão feitas as sondagens e análise do solo e em cerca de 90 dias as escavações vão começar.


Onde Está o Canteiro de Obras?

O canteiro de obras foi instalado na Avenida Armando Lombardi, em frente ao Shopping Barra Point. A estação será subterrânea e terá duas saídas, uma para cada lado da avenida. A localização dela mudou em relação ao que havia sido antes divulgado (o terreno onde ficava o Motel Maxims).


projeto metrô jardim oceânico

Projeto Original da Linha 4 Modificado

Do projeto original da Linha 4 (Carioca - Alvorada) apenas três estações serão construídas até 2016: Estação Jardim Oceânico, Estação São Conrado e Estação Gávea.

Para 2016 também está prevista a extensão da Linha 1 da Estação General Osório até a Estação Gávea, passando pela Estação Praça Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah e Estação Leblon.

Fonte das imagens: http://www.g1.com.br
futura estação jardim oceânico









13 comentários:

  1. Só não podem constuir uma rodoviária junto com a estação, o que prejudicaria o local. Existe o guia do JO para quem gosta da região: www.jardimoceanico.com.br

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  2. Pois é, XXX. A rodoviária tem que ser na Alvorada mesmo. Uma vez o metrô operando na Estação Jardim Oceânico vai ser fácil levá-lo para a Estação Downtown, Estação Barra Shopping e Estação Alvorada.

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  3. Não há como não reconhecer que houve avanços no projeto do metrô para a Barra.
    Acabaram com a maluquice que a Metro Rio insistia em implantar no Jardim Oceânico - a tal estação metroviária com um terminal rodoviário - e retornaram com o projeto original de uma estação no canteiro central da Av. Armando Lombardi.
    Mas digamos também que fizeram isso pois já havia as licenças de implantação de canteiro de obras e os EIA-RIMAs já prontos desde 2002. Se insitissem com a proposta da Metro Rio, voltariam a estaca zero e teriam que licenciar tudo de novo (mais 1 anos e meio).
    Isso dá esperança que o objetivo realmente seja levar a linha até Alvorada e lá sim promover a integração com os corredores BRT's Trancarioca e Transoeste.
    Fica a dúvida para o projeto na Zona Sul. Ainda vão estudar melhor o que fazer, mas se insistirem em conectar a linha em Gal. Osório, em Ipanema, não dá pra chamar isso de linha 4. Será a extensão da linha 1.
    Por isso, esperamos que o mesmo bom senso que observamos na Barra, seja repetido novamente na Zona Sul, e a estação Gávea seja construída em dois níveis, um para a linha 1 e outro para a linha 4.

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  4. Ricardo, acho que o metrô da Barra será um sucesso de público, não apenas nos dias úteis, como no fim de semana. Acredito que após sua inauguração, os shoppings Downtown e Barra Shopping irão pressionar para que o metrô chegue até eles. Ou seja, acredito que a Linha 4 chegará rapidamente pelo menos até o Barra Shopping.

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  5. Olá, MIguel
    Estamos organizando o segundo encontro de blogueiros com o Governo RJ, que será nesta sexta-feira. O assunto dessa rodada é TRansporte e gostaríamos de convidá-lo. Precisamos do seu email para enviar os detalhes do evento e fazer o convite formalmente. Você pode enviá-lo para comunicacaodigital@proderj.rj.gov.br, por favor? Aproveite e veja como foi o primeiro encontro >> www.youtube.com/GovRJ

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  6. Ricardo, não esqueça de me mandar as fotos do lançamento.
    Abç
    Daniel

    PS: Miguel você acabou indo ou não no lançamento?

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  7. Miguel,
    Não é tão simples a extensão da linha até Alvorada, pois não se trata apenas dos "shoppings" quererem e pressionarem pelo metrô na porta deles. O sucesso não virá assim.
    Isso porque o grande problema está no que fazer na Zona Sul. Como havia lhe dito por email, o consórcio Rio Barra foi redesenhado, com a Odebrescht e a Metro Rio fazendo parte dele agora. A Metro Rio não entra com dinheiro nessa expansão, mas garante o "abatimento de custos" cedendo o pátio de manutenção dela na Presidente Vargas e que já atende as linhas 1 e 2, além da "expertise" como operadora da nova linha. Mas para isso, é preciso conectar a linha atual, no caso a 1, em General Osório, aos trilhos que chegarem a Barra. Por isso a pressão dela para que a linha seja apenas uma extensão da linha 1 até Jardim Oceânico.
    A área técnica da Rio Trilhos, estatal que cuida da parte de projetos do metrô discorda disso, preferindo o projeto de uma outra linha, ai sim efetivamente a linha 4, mas para isso haveria a necessidade de construção de um novo centro de manutenção, e pela falta de espaço na Zona Sul, ele obrigatoriamente seria na Barra. Na ponta do lápis, isso aumenta muito os custos da linha e por isso, levá-la até Alvorada não é algo tão simples assim.
    Na inauguração sábado, conversei com alguns engenheiros e eles estão estudando a possibilidade de construir um "Y" operacional.
    O que seria isso?
    A linha 1 seria prolongada de Gal. Osório até o Leblon em via dupla. Pouco depois da estação Leblon, e antes da Gávea haveria um "Y". Para a direita, haveria um túnel de uns 30/40 metros, para futuramente permitir que a linha 1 seja construída em direção a Tijuca, sem obstruir a operação dos trens.
    Para a esquerda, em direção a estação Gávea, a linha estaria operacional e seguiria posteriormente para São Conrado e Barra.
    É uma hipótese, estão ainda estudando, pois sabem que o custo de um novo pátio de manutenção encareceria muito a nova linha para a Barra.

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  8. Ricardo, este Y na Zona Sul poderia ser mais ou menos entre a Estação Jardim de Alah e a Estação Leblon, mais ou menos onde seria a já descartada Estação Praça Antero de Quintal.

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  9. Miguel,
    Seria entre as estações Leblon e PUC, e esqueci de dizer que seria em ambos os sentidos, pois a idéia é de que eles serviriam para que as obras do metrô depois prosseguissem sem interrupção dos trens.
    Seria como fazer a linha 1 até a Barra, mas no futuro, converter o trecho Gal. Osório-Leblon como linha 1 e o trecho Jardim Oceânico-PUC em linha 4.
    A ligação entre elas passaria a ser uma via de acesso da linha 1 a linha 4 e as linhas prosseguiriam em direção a Gávea (Praça Santos Dumont).
    Do "Y" entre PUC e Leblon seria linha 4 em direção a Gávea.
    E do "Y" entre Leblon e PUC seria linha 1 em direção a Gávea.
    Assim, Gávea num futuro distante poderia ser construída em dois níveis e permitiria que amabas as linhas tenham continuidade.
    Mas veja bem, isso é só especulação. Nada decidido ainda!

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  10. Ricardo, num primeiro momento a Estação Gávea teria apenas uma plataforma ou estes engenheiros já pensam em construí-la com duas?

    A Gávea deveria ter duas estações. Falta uma na PUC, que é distante e atrai um bom número de pessoas para lá.

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  11. Seria com dois níveis, mas como disse, ela não é prioritária. Faz-se os "Y"s para poderem fazê-la num segundo momento.
    Ricardo.

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