Em 24 de Setembro de 1987, o Globo publicou uma matéria sobre a definição das futuras estações da Linha 2 que até hoje, 26 anos depois, ainda aguardamos serem construídas.
O metrô aboliria de vez a Estação Catumbi mas a Linha 2 ganharia a Estação Praça da Cruz Vermelha, a Estação Carioca e a Estação Praça XV.
Outro ponto interessante da matéria é que pela primeira vez se usuaria um tatuzão para a construção do metrô fluminense. O trecho entre a Estação Estácio e a Estação Praça da Cruz Vermelha seria construído pelo tatuzão. Já os trechos entre a Estação Praça da Cruz Vermelha e a Estação Carioca; e Estação Carioca e Estação Praça XV seriam feitos pelo cut and cover.
Quem dera se definir fosse construir.
ResponderExcluirPois é!
ExcluirEstou até agora esperando sentado pela conclusão da Linha 2.
ResponderExcluirPasso sempre pela Estação Carioca e olho aquele imenso espaço vazio....dá uma tristeza!
ResponderExcluirAcredito que Cabral/Pezão vão lançar candidatura prometendo linha 2 ou linha 4 até a carioca...
ExcluirNada! O Cabral prometeu isso quando foi eleito a primeira vez. Aí ele fez a Linha 1A e pronto!
ExcluirSe não me engano, Cabral prometeu "acabar com a baldeação" para chegar à Carioca. Isso ele cumpriu.
ExcluirDeu um drible em todos nós!
ExcluirPorque será que decidiram eliminar a estação Catumbi?
ResponderExcluirÉ bom lembrar que em 1987 fazia pouco tempo desde a inauguração do sambódromo (1984) e a transformação do Catumbi num emaranhado de vias expressas.
Havia rumores de que as estacas das fundações do Museu do Samba da Praça da Apoteose teriam ficado justamente onde seria a estação Catumbi.
O mais provável é que a desapropriação e demolição de boa parte do bairro o transformou num "bairro de passagem", com muito menos moradores e, portanto, com demanda muito reduzida.
Hoje a situação está mudando. O próprio sambódromo é um ponto turístico de grande apelo mas sem infraestrutura de transporte para a visitação. Também será palco de algumas competições olímpicas. Além disso, no domingo 01/12/13 saiu uma reportagem n'O Globo sobre um grande empreendimento na área: um prédio comercial a ser erguido no terreno da antiga fábrica da Brahma, atrás do Sambódromo.
Só esse empreendimento e o próprio sambódromo devem gerar demanda suficiente para se reconsiderar a estação Catumbi. Isso, claro, no caso de se reconsiderar retomar o projeto da linha 2...
Eu não sei pq tiraram a Estação Catumbi. Sei que a Estação Praça XV não fazia parte do projeto original mas depois entrou no projeto. Cruz Vermelha e Carioca é que sempre fizeram parte da Linha 2.
Excluir