sábado, 23 de novembro de 2013

Metrô Define onde Ficarão Estações da Linha 2

Em 24 de Setembro de 1987, o Globo publicou uma matéria sobre a definição das futuras estações da Linha 2 que até hoje, 26 anos depois, ainda aguardamos serem construídas.

O metrô aboliria de vez a Estação Catumbi mas a Linha 2 ganharia a Estação Praça da Cruz Vermelha, a Estação Carioca e a Estação Praça XV.

Outro ponto interessante da matéria é que pela primeira vez se usuaria um tatuzão para a construção do metrô fluminense. O trecho entre a Estação Estácio e a Estação Praça da Cruz Vermelha seria construído pelo tatuzão. Já os trechos entre a Estação Praça da Cruz Vermelha e a Estação Carioca; e Estação Carioca e Estação Praça XV seriam feitos pelo cut and cover.

9 comentários:

  1. Estou até agora esperando sentado pela conclusão da Linha 2.

    ResponderExcluir
  2. Passo sempre pela Estação Carioca e olho aquele imenso espaço vazio....dá uma tristeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que Cabral/Pezão vão lançar candidatura prometendo linha 2 ou linha 4 até a carioca...

      Excluir
    2. Nada! O Cabral prometeu isso quando foi eleito a primeira vez. Aí ele fez a Linha 1A e pronto!

      Excluir
    3. Se não me engano, Cabral prometeu "acabar com a baldeação" para chegar à Carioca. Isso ele cumpriu.

      Excluir
  3. Porque será que decidiram eliminar a estação Catumbi?
    É bom lembrar que em 1987 fazia pouco tempo desde a inauguração do sambódromo (1984) e a transformação do Catumbi num emaranhado de vias expressas.
    Havia rumores de que as estacas das fundações do Museu do Samba da Praça da Apoteose teriam ficado justamente onde seria a estação Catumbi.
    O mais provável é que a desapropriação e demolição de boa parte do bairro o transformou num "bairro de passagem", com muito menos moradores e, portanto, com demanda muito reduzida.
    Hoje a situação está mudando. O próprio sambódromo é um ponto turístico de grande apelo mas sem infraestrutura de transporte para a visitação. Também será palco de algumas competições olímpicas. Além disso, no domingo 01/12/13 saiu uma reportagem n'O Globo sobre um grande empreendimento na área: um prédio comercial a ser erguido no terreno da antiga fábrica da Brahma, atrás do Sambódromo.
    Só esse empreendimento e o próprio sambódromo devem gerar demanda suficiente para se reconsiderar a estação Catumbi. Isso, claro, no caso de se reconsiderar retomar o projeto da linha 2...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei pq tiraram a Estação Catumbi. Sei que a Estação Praça XV não fazia parte do projeto original mas depois entrou no projeto. Cruz Vermelha e Carioca é que sempre fizeram parte da Linha 2.

      Excluir