Publicado em 1968, o Estudo de Viabilidade do Metrô do Rio de Janeiro está disponível na Biblioteca Nacional.
Estudos Confirmam Viabilidade do Metrô Fluminense
Nele, são apresentados diversos estudos que confirmam a viabilidade do metrô fluminense. A Linha 1 começaria na Estação Praça Nossa Senhora da Paz, cortaria a Zona Sul, Centro, Zona Norte e terminaria na Zona Oeste. A Linha 2, começaria na Estação Belford Roxo e terminaria na Estação Guaxindiba.Como o crescimento da cidade do Rio de Janeiro e o desenvolvimento de diversos bairros e municípios vizinhos, hoje defende-se uma Linha 1 circular entre a Estação Uruguai e a Estação Gávea; a construção da Linha 4 para a Zona Oeste; a Linha 5 entre o Aeroporto Internacional e o Centro; a Linha 6 entre a Ilha do Governador e a Zona Oeste; a Linha 7 em Icaraí; e uma Linha 8 ligando a Estação Uruguai ao Méier.
Gostaríamos de agradecer a Atilio Flegner pela colaboração.
Decidimos publicar mais algumas imagens do livro "Estudo de Viabilidade do Metrô do Rio de Janeiro", publicado em 1968.
Não sei porque os investimentos para as Linhas 1, 3 e 4 se discutem e se realizam, mas a Linha 2, que é fundamental para todo o sistema, continua parada no tempo: ela não foi concluída em seu eixo central, nem eu sem seu eixo suburbano; tampouco dispõe de sinalização automática, ou de centro de manutenção.
Não sei porque os investimentos para as Linhas 1, 3 e 4 se discutem e se realizam, mas a Linha 2, que é fundamental para todo o sistema, continua parada no tempo: ela não foi concluída em seu eixo central, nem eu sem seu eixo suburbano; tampouco dispõe de sinalização automática, ou de centro de manutenção.
Conheço o documento. Nele havia uma ligação até Jacarepaguá passando pelo bairro da Freguesia. Alguém sabe porque esse traçado foi totalmente esquecido?
ResponderExcluirLuiz, primeiro porque acabou o dinheiro do Governo. Segundo porque não se pode esticar uma linha até não poder mais. É preciso construir uma rede de metrô.
Excluir